Miguel de Cervantes

Escritor e dramaturgo espanhol
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes (1547-1616) foi um escritor, dramaturgo e poeta espanhol, autor de Dom Quixote, uma obra-prima da literatura universal, foi considerado o precursor do Realismo na Espanha.

Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares, provavelmente em 29 de setembro de 1547. Filho do cirurgião Rodrigo e de Leonor de Cortinas, tinha seis irmãos.

Estudou em sua terra natal, em Valladolid e Madri. Em 1563 a família foi morar em Sevilha, onde estudou gramática e latim com padres jesuítas. Nessa época conheceu o teatro de Lope de la Rueda, de quem recebeu influência.

Soldado

Em 1569 alistou-se no exército, partindo no ano seguinte, como soldado, para a Itália. Em 1571, participou da batalha naval de Lepanto, na Grécia, organizada pela Santa Liga, para combater os turcos no Mediterrâneo. Cervantes saiu gravemente ferido e perdeu o movimento da mão esquerda com um tiro.

A Santa Liga era formada pela República de Veneza, o Reino da Espanha (na época do rei Filipe II), Cavaleiros de Malta e os Estados Pontifícios. A Liga Santa saiu vitoriosa, o que representou o fim da expansão islâmica no Mediterrâneo.

Participou ainda do combate naval de Navarino, da expedição contra Túnis e da malograda expedição a Goleta, em 1574. Serviu depois nas guarnições de Palermo e Nápoles.

Em 1575 regressava para a Espanha, mas o navio em que viajava foi atacado por piratas mouros. Cervantes foi levado para Argel onde foi feito escravo de Dali Mami. Durante cinco anos permaneceu dentro dos muros da cidade, quando dava aulas e escrevia poemas religiosos.

Depois de várias tentativas de fuga, era levado para o calabouço. Em 1580, Miguel de Cervantes foi resgatado por sua família por 500 ducados de ouro. Durante os quatro anos seguintes, Cervantes participou de batalhas que o levaram a conhecer Portugal.

Vida Literária

Em 1584, Miguel de Cervantes estava de volta à Espanha. Em Madri, conseguiu um cargo público e começou a escrever e publicar sua novela pastoril “La Galatea” (1585). Estabeleceu contato com literatos da época como Luís de Gongora e Lope de Vega. Escreveu os poemas dramáticos "Los Tratos de Argel" e "La Mumancia".

Miguel de Cervantes casou-se com Catalina de Palácios Salazar. Foi encarregado, pelo rei, como comissário de víveres destinados às armadas e frotas que seguiam para as Índias, indo morar em Sevilha. Mais tarde, foi nomeado coletor de impostos devidos à Coroa dos reinos de Granada, o que o obrigava a viajar seguidamente para Andaluzia e La Mancha.

Por causa dos atrasos na prestação de contas com a Coroa, Cervantes foi preso por três vezes. Contam os historiadores que a primeira parte do livro "Dom Quixote" foi escrito enquanto ele estava preso em Argamasilla del Alba, entre 1601 e 1603. 

Dom Quixote de La Mancha

Em 1605 foi publicada a primeira parte do livro "Dom Quixote" (EL Ingenioso Hidalgo don Quijote de la Mancha), que teve aceitação imediata, e seis edições no mesmo ano do lançamento. Escrevendo e tratando de negócios, Cervantes levava uma vida próspera em sua casa em Valladolid junto com sua família. Em 1606 mudou-se par Madri.

A obra “Dom Quixote” teve um sucesso tão grande que em 1614 surgiu uma falsa segunda parte de Dom Quixote assinada por Avellaneda. Só em 1615, Cervantes publicou a segunda parte de Dom Quixote. A obra foi difundida em toda parte até se tornar, na época, o mais lido romance em todo o mundo por crianças e adultos.

Ao escrever a obra, Cervantes pretendia ridicularizar os livros de cavalaria, que gozavam de imensa popularidade na época. A obra impressiona por sua feição realista. A ação principal do romance gira em torno das três incursões feitas pelo protagonista por terras da Mancha, de Aragão e de Catalunha.

Miguel de cervantes
Dom Quixote e Sancho Pança - Praça de Espanha - Madri

O personagem Dom Quixote é um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretendia imitar seus heróis prediletos, envolvendo-se numa série de aventuras.

Na primeira série de suas aventuras imaginárias, Dom Quixote fez-se armar cavaleiro pelo proprietário de um albergue e levava consigo seu escudeiro, o pobre camponês “Sancho Pança”, que se deixara atrair pelas miragens do cavaleiro.

Embora se desenvolva em torno do real e do imaginário, o livro possui episódios em que os dois planos se confundem e em que o imaginário se torna a própria realidade.

Miguel de Cervantes Saavedra faleceu em Madri, Espanha, no dia 23 de abril de 1616.

Frases de Miguel de Cervantes

  • "Contento-me com pouco, mas desejo muito."
  • "Elimine a causa, o efeito cessa."
  • "Quem perde seus bens perde muito, quem perde um amigo perde mais, mas quem perde a coragem perde tudo."

Obras de Miguel de Cervantes

Novela

  • Dom Quixote (1605)
  • Novelas Exemplares (1613)
  • A Força do Sangue (1613)
  • O Amante Liberal (1613)

Poesia e Teatro

  • La Galateia (1585)
  • Los Tratos de Argel (1585)
  • La Mumancia (1585)
  • Oito Comédias e Oito Entremezes ( 1615)
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Marquês de Sade (1740-1814) foi um escritor libertino, dramaturgo e filósofo...
  • Chico Buarque de Holanda (1944) é músico, dramaturgo e escritor brasileiro. O...
  • Miguel de Unamuno (1864-1936) foi um escritor e filósofo espanhol...
  • Bertolt Brecht (1898-1956) foi um dramaturgo, romancista e poeta alemão, cria...
  • Martins Pena (1815-1848) foi um dramaturgo brasileiro, o introdutor da comédi...
  • Sófocles (497 - 406 a. C) foi um dramaturgo grego. Sua obra-prima "Édipo Rei"...
  • Molière (1622-1673) foi um dramaturgo francês. Um dos maiores destaques do te...
  • Henrik Ibsen (1828-1906) foi dramaturgo norueguês. Um dos criadores do teatro...
  • Ésquilo (525-456 a. C.) foi um dramaturgo grego, considerado o fundador da tr...
  • Samuel Beckett (1906-1989) foi um dramaturgo, romancista e poeta irlandês de...