Ésquilo

Dramaturgo grego
Por Dilva Frazão

Biografia de Ésquilo

Ésquilo (525-456 a. C.) foi um dramaturgo grego, considerado o fundador da tragédia grega. Deve-se a ele importantes inovações, como o emprego de máscaras, a utilização do coro e o emprego do diálogo.

Ésquilo nasceu em Eleusis, nas proximidades de Atenas, por volta de 525 a. C. provavelmente em uma família rica. Cresceu em ambiente de instabilidade política e tomou parte das batalhas de Maratona, Artemísio e Salamina.

Muito cedo mostrou seu talento literário. Escreveu 70 tragédias e vinte dramas, concebendo a esse um instrumento nacional. De sua obra, apenas sete tragédias chegaram completas aos tempos modernos e, grande número de fragmentos.

Ésquilo venceu por diversas vezes as competições literárias do festival de teatro ateniense. Sua primeira vitória ocorreu em 484 a. C. com uma obra de título desconhecido.

Obras de Ésquilo

Sabe-se que a mais antiga tragédia de Ésquilo foi “As Suplicantes” (490 a. C.), parte de uma trilogia completada por “Os Egípsios e Danaídes”, que se perderam.

Em 472 a. C. escreveu uma peça de acentuado patriotismo, “Os Persas”, inspirado na invasão da Grécia pelos pesas, em 480 a. C. A obra descreve a vitória dos atenienses na batalha de Salamina e com ela conquistou sucesso em uma competição literária.

Convidado por Hierão I, esquilo transferiu-se para a corte de Siracusa, onde voltou a apresentar Os Pérsas e compôs o drama “As Etnéias”, que comemorava a fundação de Etna.

Em 467 a. C. Ésquilo voltou para Atenas e obteve nova vitória com a Trilogia Tebana. Sabe-se que a obra era composta de “Laio”, “Édipo” e “Sete Contra Tebas”, mas apenas o último texto foi preservado.

A única trilogia de Ésquilo que permaneceu completa foi sua obra-prima, “Orestia”, apresentada em 458 a. C. composta das peças “Agamenon”, “As Coéforas” e “as Eumênides.

A peça “Agamenon” narra a morte do herói grego após seu retorno vitorioso de Tróia, quando é assassinado pela esposa Clitemnestra e seu amante Egisto.

A peça “As Coéforas” conta a vingança de Orestes, filho de Agamenon. Informado do crime pela irmã Eléctra, Orestes mata Clitemnestra e o amante.

Na terceira peça, “As Eumênides”, ou “As Benevolentes”, Orestes é julgado e absolvido pelo aerópago, o grande tribunal de Atenas.

Outra trilogia, com data desconhecida, é composta por: “Prometeu Acorrentado”, “Prometeu Libertado” e “Prometeu Portador do Fogo”.

Prometeu Acorrentado foi a única que sobreviveu e constitui um belo canto à liberdade e aos dilemas da condição humana, encarnada por um Prometeu que, apesar de todas as adversidades, se nega a curvar-se diante dos deuses.

Características do teatro de Ésquilo

Ésquilo acrescentou importantes inovações à tragédia, como o uso de máscaras, a utilização do coro como instrumento de seu lirismo e o emprego do diálogo ao colocar um segundo ator em cena, conferindo grande força dramática às suas apresentações.

Como outros autores de sua época, Ésquilo atuava em suas próprias obras, se encarregando também da coreografia e da encenação.

A obra de Ésquilo expressou a negação do conceito de culpa coletiva. Significou também a afirmação do direito sobre a arbitrariedade, da dignidade e da autonomia do homem perante os deuses e o destino.

Ésquilo foi considerado um dos três grandes representantes da tragédia grega, ao lado de Sófocles e Eurípides.

Ésquilo faleceu em Gela, na Sicília, por volta de 456 a. C.

Última atualização: 06/10/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Sófocles (497 - 406 a. C) foi um dramaturgo grego. Sua obra-prima "Édipo Rei"...
  • Eurípides ...
  • Bertolt Brecht (1898-1956) foi um dramaturgo, romancista e poeta alemão, cria...
  • Martins Pena (1815-1848) foi um dramaturgo brasileiro, o introdutor da comédi...
  • Molière (1622-1673) foi um dramaturgo francês. Um dos maiores destaques do te...
  • Henrik Ibsen (1828-1906) foi dramaturgo norueguês. Um dos criadores do teatro...
  • Samuel Beckett (1906-1989) foi um dramaturgo, romancista e poeta irlandês de...
  • William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Representan...
  • Gil Vicente (1465-1536) foi um dramaturgo e poeta português, o representante...
  • Miguel de Cervantes (1547-1616) foi um escritor, dramaturgo e poeta espanhol,...