Frank Lloyd Wright

Arquiteto norte-americano
Por Dilva Frazão

Biografia de Frank Lloyd Wright

Frank Lloyd Wright (1867-1959) foi um arquiteto norte-americano, autor de famosos projetos, entre eles o "Museu Guggenheim" de Nova Iorque e a "Casa da Cascata", na Pensilvânia.

Frank Lloyd Wright nasceu em Richland Center, Wisconsin, nos Estados Unidos, no dia 8 de junho de 1867. Descendente de uma família de pastores de origem britânica passou sua infância e sua adolescência em um sítio em Wisconsin, onde viveu em contato com a natureza.

Início da carreira

Frank Lloyd Wright ingressou na Universidade de Wisconsin para estudar Engenharia. Em 1887, faltando poucas semanas para se formar, abandonou o curso e foi trabalhar como desenhista no escritório do renomado arquiteto J. L. Silsbee.

Em 1888 deixou o escritório de Silsbee para trabalhar no escritório de Louis Sullivan, um dos pioneiros em projetos de arranha-céus, da “Escola de Chicago”, com quem trabalhou como desenhista durante seis anos.

Sua primeira obra no escritório foi a “Charnley House de Chicago” (1892). Após deixar o escritório de Sullivan, Wright instalou seu próprio escritório em sua casa, em Oak Park, em Illinois.

Em 1894 concluiu o projeto da “Casa Winslow”, o primeiro projeto do seu escritório, e a primeira casa no estilo que o consagraria. Em 1901 havia concluído perto de cinquenta projetos.

Frank Lloyd Wright

Com uma concepção predominantemente horizontal, caracterizada pelo telhado amplo, janelões em toda a extensão das paredes e a parte social em um grande e único ambiente.

Fazendo o uso de materiais rústicos, suas primeiras obras residenciais ficaram conhecidas como “Prairie Houses”, (casas-pradarias), pois estavam integradas com a paisagem, muitas delas construídas em Oak Park.

Em 1904, projetou o prédio da “Larbin Company Aministracion Building”. O espaço interior aberto é outra característica do estilo Wright, com plantas abertas, livres de paredes permitindo várias opções de uso.

Em 1911, Lloyd Wright fez o projeto da sua casa de campos em Spring Green, Wisconsin, a “Taliesin I” onde residia com sua segunda mulher, a feminista Mamah Borthwick, após deixar sua primeira mulher.

O arquiteto se viu diante de uma tragédia, quando sua casa “Taliesin I” foi incendiada por um empregado, que em seguida matou seis pessoas, incluindo Mamah Borthwick e seus filhos.

Após a perda de sua família, Frank Lloyd Wright decidiu abandonar os Estados Unidos e se mudar para o Japão, onde projetou o “Imperial Hotel de Tóquio”, ao estilo dos castelos tradicionais.

Frank Lloyd Wright

Em 1921 retornou aos Estados Unidos e construiu em duas ocasiões o “Taliesin II e o III”. Nessa época, realizou diversas outras obras, entre elas, o “Millard House de Pasadena”.

Casa da Cascata

Em seguida, Wright entrou numa fase de reflexão e enfoques mais teóricos do que práticos, para depois voltar com obras em concreto armado, entre elas se destaca a “Casa Kaufmann” ou “Casa da Cascata”.

Frank Lloyd Wright

Projetada em 1934 e construída sobre uma queda d’água, foi adaptada perfeitamente para o terreno e integrada à natureza da Pensilvânia..

O arquiteto italiano Bruno Zevi definiu para esta construção o conceito de arquitetura orgânica, corrente da qual Wright é considerado o expoente máximo.

A “arquitetura orgânica” teve sua máxima expressão com a construção de sua casa de veraneio a “Taliesin West”, em Phoenix, onde o arquiteto reuniu todos os elementos formais que caracterizavam sua obra.

Museu Guggenheim

Sua carreira de precursor da arquitetura moderna se prolongou por vários anos e chegou ao auge com a construção do "Museu Guggenheim de Nova Iorque", em 1959, com linhas curvas, circulares e contínuas.

Frank Lloyd Wright

O espaço contínuo é interligado por uma rampa interna em espiral que elimina a separação entre andares.

Últimos anos

Nos últimos anos de sua vida, realizou diversos projetos e muitos deles se tornaram realidade após a sua morte, outros, por serem tão futuristas e ambiciosos, jamais foram realizados.

Frank Lloyd Wright faleceu em Phoenix, Estados Unidos, no dia 9 de abril de 1959.

Frases de Frank Lloyd Wright

  • O homem é apenas uma fase da Natureza. E ele só importa por fazer parte dela.
  • A forma e a função de um edifício devem ser uma só coisa, uma união espiritual.
  • Nenhuma casa deve ser construída sobre uma montanha. Casa e montanha devem conviver e se fazer mutantes felizes.

Última atualização: 22/06/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Antoni Gaudí (1852-1926) foi um arquiteto catalão um dos grandes inovadores d...
  • Oscar Niemeyer (1907-2012) foi arquiteto brasileiro. Responsável pelo planeja...
  • Filippo Brunelleschi (1377-1446) foi um arquiteto, escultor e ourives italian...
  • Paulo Mendes da Rocha (1928) é um arquiteto brasileiro. Premiado com o Leão d...
  • Frank Gehry (1929) é um arquiteto canadense naturalizado norte-americano, aut...
  • Lúcio Costa (1902-1998) foi Arquiteto e Urbanista brasileiro. Autor do projet...
  • Giotto (1266-1337) foi um pintor e arquiteto italiano, autor do desenho do "C...
  • Le Corbusier (1887-1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor franco-suíço. F...
  • Santiago Calatrava (1951) é um arquiteto e engenheiro espanhol, um expoente d...
  • Bernini (1598-1680) foi um escultor, arquiteto e pintor italiano, um dos pion...