Nelson Gonçalves
Biografia de Nelson Gonçalves
Nelson Gonçalves (1919-1998) foi um cantor e compositor brasileiro de destaque na década de 50 e ficou conhecido como o "Rei do Rádio".
Alcançou enorme sucesso, sendo quem mais vendeu discos em sua época. Sua voz notável, empostada e grave se destacou ao interpretar canções românticas e cheias de drama.
O cantor faleceu em 1998, vítima de infarte, aos 78 anos.
Primeiros anos e início da carreira
Nelson Gonçalves Sobral nasceu em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, em 21 de junho de 1919. Seus pais eram imigrantes portugueses e se estabeleceram primeiro no Rio de Janeiro e depois no sul do país.
Ainda criança vai morar com a família em São Paulo, sendo criado no bairro do Brás. Por conta de um problema na fala, em que precisa falar mais rápido do que o comum, Nelson ganha o apelido de Metralha.
Se interessa pela música desde cedo, mas antes de se dedicar à carreira exerce diversas funções, como garçom e engraxate.
Na adolescência se torna boxeador, competindo na categoria peso-médio. Mas ele queria mesmo é se tornar cantor, assim, vai para o Rio de Janeiro aos 20 anos com o objetivo de participar de programas de calouros. Dois anos depois, em 1941, grava seu primeiro disco, onde canta músicas de Ataulfo Alves e outros nomes importantes da música brasileira.
Auge da fama e músicas de sucesso
Ingressa no rádio e começa a fazer sucesso em 1942. A canção Renúncia de Roberto Martins e Mario Rossi é uma das primeiras a fazer sucesso na sua voz. Em 1945 grava Maria Betânia, de autoria de Capiba, música que também se torna muito conhecida (e que daria mais tarde o nome da cantora Maria Betânia). Outra canção de sucesso gravada ainda nos anos 40 é Normalista, que ajudou a consolidar sua carreira.
Nos anos 50 já é um nome muito conhecido, algumas das músicas de destaque dessa época são: Chão de estrelas, Carlos Gardel, Meu vício é você, Última seresta, Meu dilema e A volta do boêmio.
Com uma carreira intensa, continuou cantando até o fim da vida. Outros grandes sucessos são: Fica comigo essa noite, Naquela mesa, Noite de luar e Sertaneja.
De notável reconhecimento, inclusive internacionalmente, há relatos de que Nelson Gonçalves chegou a ser elogiado por Frank Sinatra, que teria declarado em uma entrevista que a voz do cantor era "a voz mais bonita do mundo".
Vida pessoal e morte
Com uma vida bem agitada, Nelson Gonçalves desenvolveu o vício em álcool e cocaína, interrompendo a carreira na década de 60 e sendo preso em 1966 por porte de drogas.
Se recuperou e voltou a cantar nos anos 70, voltando ao topo as paradas musicais.
Com uma vida amoros intensa, o cantor se relacionou com várias mulheres. Se casou aos 20 anos com Elvira Molla, com quem teve os filhos Marilene Molla Gonçalves e Nelson Antônio Molla Gonçalves.
Em 1952 se casa com Lourdinha Bittencourt. A relação dura até 1959. Mais tarde, em 1964, se casa com Maria Luiza da Silva.
O cantor faleceu aos 78 anos em decorrência de um infarte. Está sepultado na cidade do Rio de Janeiro.
*Imagem do card: domínio público
- Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O Rei da música ro...
- Cazuza (1958-1990) foi um cantor e compositor brasileiro, considerado um dos...
- Gusttavo Lima (1989) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileir...
- Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro. Suas letras...
- Cartola (1908-1980) foi cantor e compositor brasileiro. "As Rosas Não Falam",...
- Seu Jorge (1970) é um cantor, compositor, instrumentista e ator brasileiro...
- Adoniran Barbosa (1910-1982) foi cantor e compositor brasileiro. Saudosa Malo...
- Gonzaguinha (1945) foi um cantor e compositor brasileiro. Autor de grandes su...
- Heitor dos Prazeres (1898-1966) foi um compositor, cantor e artista plástico...
- Michel Teló (1981) é um cantor e compositor brasileiro, um dos cantores mais...