Nelson Ferreira

Músico brasileiro
Por Dilva Frazão

Biografia de Nelson Ferreira

Nelson Ferreira (1902-1976) foi um músico brasileiro. Compôs músicas de carnaval, valsas, foxtrote, tangos e canções diversas. Criou a orquestra Nelson Ferreira, que era famosa no Recife e nos estados vizinhos.

Nelson Heráclito Alves Ferreira nasceu em Bonito, no Agreste de Pernambuco, no dia 9 de dezembro de 1902. Era filho de Luís Alves Ferreira, um comerciário e violonista, e de Josefa Torres Ferreira, uma professora primária.

Logo cedo Nelson aprendeu a tocar violão, violino e piano. Suas irmãs, já nos tempos do rádio, formaram a dupla Lady e Linda.

Sua família mudou-se para o Recife quando sua mãe foi transferida para lecionar na capital. Foram morar no bairro de São José, um dos focos do carnaval recifense.

Carreira musical

Em 1917, aos 15 anos teve sua primeira composição editada, a valsa “Vitória”, feita sob encomenda para a Companhia de Seguros Vitalícia Pernambucana.

No mesmo ano, ele foi convidado para atuar no Cinema Pathé, no Recife, acompanhando ao piano o cinema mudo.

Em 1919, passou a integrar a Orquestra do Cineteatro Moderno, na Praça Joaquim Nabuco, no centro do Recife. Tocava também em cafés, pensões e boates, entre elas a famosa Chanteclair. Em 1920 fez sua primeira composição de sucesso, a valsa “Milisinha”.

Em agosto de 1922, como músico de bordo do Caxias, que fazia a rota Rio – Hamburgo, Nelson viajou para a Europa. Passou três meses fora de Pernambuco.

Ficou cinco meses no Rio de Janeiro, tocando no Cine-Teatro-Central. Sua primeira gravação, em 1924, foi “Borboleta Não é Ave”, como marcha, na gravadora Odeon, do Rio de Janeiro.

Em 1931, Nelson foi convidado para dirigir a orquestra da Rádio Clube de Pernambuco, a primeira estação de rádio do país. Em 1934 assumiu o cargo de diretor artístico da emissora.

Na direção, Nelson Ferreira pode ampliar sua atuação como compositor, idealizava programas e sugeria ou definia contratações.

Orquestra Nelson Ferreira

Na década de 40, o compositor criou a “Orquestra de Frevo Nelson Ferreira”, que durante vários anos fi presença constante nos clubes que realizavam as festas do carnaval da cidade.

Em 1947 contratou o cantou Claudionor Germano e em 1959 o escolheria para gravar os dois LPs de frevo lançados pela Rosenblit, para o carnaval de 1960: Capiba 25 Anos de Frevo e O Que Eu Fiz e Você Gostou, com composições suas.

nelson ferreira
Nelson Ferreira e Capiba

Nos anos 60, como diretor artístico da Rozenblit, Nelson era cognominado “O Dono da Música”, pejorativamente pelos autores que não conseguiam ter suas músicas selecionadas pelo maestro.

Evocações

O maior sucesso de Nelson Ferreira foi o frevo de bloco “Evocação”, gravada pelo Coral do Bloco Batutas de São José” e lançada no carnaval de 1957. A música fez sucesso não só no Nordeste como também no carnaval carioca e em São Paulo.

Nelson compôs outras sete “Evocações”, nome que se tornou um dos mais importantes da música de Pernambuco.

Na “Evocação n.º 1” ele homenageou os grupos carnavalescos e os blocos pernambucanos. Cantou Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon e Raul Moraes, como também os blocos das Flores, Andaluzas, Pirilampos e Apôs-Fum.

Na “Evocação n.º 2” ele homenageou os sambistas brasileiros. Começou por Chiquinha Gonzaga, passou por Noel Rosa, Sinhô, Chico Alves, Lamartine Babo e assim cantou as belezas dos blocos e escolas de samba cariocas.

Na “Evocação n.º 3” ele reverenciou Mário Melo, o importante jornalista e grande defensor no carnaval. A última das evocações tem o subtítulo de “Ruas da Minha Infância”.

A música de Nelson Ferreira foi cantada por grandes cantores. Além de Claudionor Germano – um dos seus maiores intérpretes, e por Expedito Baracho, Francisco Alves, Almirante, Carlos Galhardo, Aracy de Almeida e Nelson Gonçalves.

Hino dos clubes

Nelson Ferreira é autor do hino do Bloco Timbu Coroado, que reúne torcedores do Clube Náutico Capibaribe, da cidade do Recife. Em 1955, criou o frevo canção Cazá-Cazá-Cazá que virou o grito de guerra da torcida do Sport Clube do Recife.

Família

Nelson Ferreira foi casado, desde 1926, com Aurora Ferreira, que sempre o acompanhou e o apoiou em todo o seu trabalho.

Nelson morou com a esposa e o filho em um casarão na Av. Mário Melo, desde 1937, mas em 1974 viu sua casa ser demolida para a abertura da Avenida Mário Melo (inspiração da Evocação n.º 3).

Saiu de sua casa com a família para um apartamento e só viveu mais dois anos. Em sua homenagem foi erguido seu busto na praça que tomou o seu nome na Avenida Mário Melo.

Morte

Nelson Ferreira faleceu no Hospital Português do Recife, no dia 21 de dezembro de 1976, em consequência de um aneurisma. Seu corpo foi velado no Hall da Câmara Municipal, no Palácio José Mariano, ao som dos seus frevos e canções.

Em 1988, a Fundação Joaquim Nabuco reuniu numerosas de suas valsas, algumas inéditas, em LP da série Compositores Pernambucanos.

Outras composições de Nelson Ferreira

  • Veneza Americana
  • A Virada
  • Carinho e Amor
  • Gostosão
  • Juro
  • Diga-me
  • Minha Adoração
  • Sabe Lá o Que é Isso
  • Ben-te-vi
  • Vamos Aprender a Amar o Recife
Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
  • Renato Russo (1960-1996) foi um músico brasileiro, cantor e compositor da ban...
  • Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tro...
  • Raul Seixas (1045-1989) foi um cantor, compositor, guitarrista e produtor bra...
  • Toquinho (1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. É conhecido...
  • Pixinguinha (1897-1973) foi músico brasileiro, autor da música "Carinhoso". É...
  • Dominguinhos (1941-2013) foi músico brasileiro. Cantor, sanfoneiro e composit...
  • Tim Maia (1942-1998) foi um cantor e compositor brasileiro que fez sucesso co...
  • João Gilberto (1931-2019) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro,...