Neil Armstrong

Astronauta norte-americano

Biografia de Neil Armstrong

Neil Armstrong (1930-2012) foi o primeiro homem a pisar na Lua. Comandante da Nave Apollo 11, ele deixou as suas pegadas no solo lunar no dia 20 de julho de 1969.

Infância e juventude

Neil Alden Armstrong nasceu em Wapakoneta, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, no dia 5 de agosto de 1930. Aprendeu a pilotar aos 15 anos de idade.

Armstrong​​​​​​​ foi piloto da Marinha dos Estados Unidos entre 1949 e 1952. Participou de 78 missões na Guerra da Coreia e numa delas, o seu avião foi atingido pela artilharia inimiga, mas ele conseguiu pousá-lo.

Em 1955, Armstrong se formou em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Purdue, em West Lafayette, Indiana, e se tornou piloto civil da NACA (Conselho Nacional para a Aeronáutica), agência que precedeu a NASA.

Nessa época, atuou como piloto de testes em diversas aeronaves, entre elas a X-15, um avião experimental lançado por foguetes onde ocorreram as primeiras tentativas americanas de chegar aos limites da atmosfera.

Em 1962, ele encerrou a sua função de piloto de testes ao ser selecionado para o programa espacial na NASA (Agência Espacial Americana).

Em 1966, Armstrong realizou sua primeira missão espacial como comandante da Gemini 8. Em companhia do astronauta David Scott fez a acoplagem da Gemini 8 à sonda Agena. Com a acoplagem, a Gemini começou a girar velozmente em torno do seu  eixo. Depois de várias tentativas, o problema foi controlado e a dupla fez um pouso de emergência próximo ao Japão.

Pouso na Lua

Em 1961, a NASA deu início ao Projeto Apollo, com o objetivo de explorar a Lua. Foram diversas missões até chegar ao momento máximo dos testes quando, no dia 16 de julho de 1969, a nave Apollo 11 foi lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral na Flórida. A missão foi registrada em vídeo:

Instalado na ponta do foguete Saturno V, quatro dias depois (em 20 de julho), o Módulo Lunar pousou na Lua. Nesta ocasião, Armstrong deu uma amostra de suas habilidades.

Quando o local, previamente escolhido para a descida do módulo lunar, se revelou cheio de pedras grandes, ele tirou o controle da nave do computador e, manualmente, procurou uma área mais apropriada para o pouso.

O astronauta Neil Armstrong desceu nove degraus e se tornou o primeiro homem a pisar na Lua.

Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua
Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua

Na ocasião, diante da câmera que filmava o momento histórico, disse a frase que se tornaria a mais conhecida das viagens espaciais:

“Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade.” 

As pegadas no solo lunar de Armstrong e, pouco depois, de seu colega de façanha Buzz Aldrin pareciam anunciar que, dali para frente, o homem seria capaz de qualquer conquista.

O retorno à Terra

Quando Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins – o astronauta que permaneceu a bordo da Apollo 11 – retornaram à Terra, foram recebidos com homenagens e honrarias.

Numa turnê de celebração, percorreram 23 países em 45 dias. Armstrong, no papel de comandante, era a estrela principal da caravana, mas recusava o papel de herói, considerando que o sucesso da manobra foi o resultado do trabalho de milhares de engenheiros, matemáticos e técnicos que trabalharam no projeto Apollo.

A vida após o projeto Apollo

Em 1970, o astronauta concluiu o mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Sul da Califórnia. Em 1971, quando deixou a NASA, fez parte da diretoria de algumas empresas americanas.

Lecionou Engenharia Espacial na Universidade de Cincinnati até 1980. Em 1986, ele foi convidado pelo presidente Ronald Reagan para participar das investigações do acidente do ônibus espacial Challenger.

Morando em uma casa no subúrbio de Cincinnati, no estado de Ohio, tinha como passatempo pilotar planadores, atividade que classificou como “o mais perto que o homem pode chegar dos pássaros”.

Neil Armstrong faleceu em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos, no dia 25 de agosto de 2012.

Veja também as biografias de:
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...
  • Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor note-americano, considerado o maior í...
  • Thomas Kuhn (1922-1996) foi um físico norte-americano. Especializou-se no ram...

Última atualização: 23/07/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.