Valentina Tereshkova

Astronauta russa
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Valentina Tereshkova

Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a viajar para o espaço. A russa realizou o feito sozinha em 1963, em 16 de junho a bordo da nave Vostok 6.

Infância e juventude

Valentina nasceu em 6 de março de 1937 em Bolshoye Maslennikovo, ao norte de Moscou. Filha de trabalhadores, seu pai foi motorista de trator e sua mãe operária de uma fábrica têxtil. Ficou órfã de pai ainda criança, pois ele desapareceu na guerra da Rússia contra a Finlândia em 1940.

Adolescente, abandonou a escola e começou a trabalhar para ajudar nas despesas da casa. 

Ainda jovem, Valentina se interessou por paraquedismo, ingressando em uma escola de treinamento aos 22 anos. Lá aprendeu e se apaixonou pelo ofício e realizou inúmeros saltos.

A viagem ao espaço

A década de 60 foi marcada pela Guerra Fria, conflito entre EUA e União Soviética que se manifestava - entre outra coisas - pela corrida espacial.

É nesse contexto que Valentina é escolhida para ser a primeira mulher a realizar sozinha uma viagem espacial. Dois anos antes, o russo Yuri Gagarin havia alcançado a mesma proeza.

Assim, em 16 de junho de 1963, Tereshkova embarca no Vostok 6 e parte rumo ao desconhecido. Ela permaneceu 71 horas no espaço e completou 48 voltas ao redor do Sol.

Tereshkova foi escolhida pela sua capacidade e conhecimento em paraquedismo e também por ela ser membro do Komsomol, ala do partido comunista. Além disso, se encaixava no padrão de mulher que a União Soviética considerava ideal.

Foram sete meses de treinamento até que Valentina estivesse pronta para, aos 26 anos, fazer sua única viagem ao espaço. A russa contou que durante os 3 dias que permaneceu fora da Terra sentiu náuseas e dores, além de piora na saúde psicológica.

O retorno ao planeta foi complicado. Valentina quase precisou aterrissar em um lago, mas felizmente devido aos ventos, sua nave conseguiu pousar em terra firme.

Vida após a viagem espacial

Ao retornar, Valentina foi recebida pelo povo soviético como heroína. Uma estátua em sua honra foi colocada no local de sua aterrissagem.

Além disso, uma cratera lunar e um asteroide foram batizados com nomes em sua homenagem.

estátua de Valentina Tereshkova
Monumento em homenagem à Valentina Tereshkova. Foto: shutterstuck

Em 1963, Tereshkova se casa com o também astronauta Andrian Nikolayev e eles têm uma filha. Se divorcia em 1982 e se casa novamente com o médico Yuli Shaposhnikov.

Ela decide sair do programa espacial em 1969, após de formar em engenharia pela Academia Militar da Força Aérea de Zhukovsky.

Valentina passa a se dedicar à política. Hoje atua como deputada pelo partido do presidente Vladimir Putin, o Rússia Unida.

Você também pode se interessar

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Neil Armstrong (1930-2012) foi o primeiro homem a pisar na Lua. Comandante da...
  • Buzz Aldrin (1930-) foi um astronauta norte-americano de grande importância...
  • Katherine Johnson  foi uma matemática e cientista negra norte-americana muito...
  • Rosalind Franklin (1920-1958) foi uma cientista britânica responsável pela cé...
  • Yuri Gagarin (1934-1968) foi um cosmonauta soviético, o primeiro homem a trip...
  • Barão do Amazonas (1804-1882) foi herói da Guerra do Paraguai...
  • Marsha P. Johnson foi uma mulher trans negra ativista norte-americana de enor...
  • Ares é o deus da guerra na mitologia grega. Em Roma, recebeu o nome de Marte...
  • Angela Davis  é uma militante, ativista e professora negra norte-americana que...
  • Margaret Hamilton Margaret Heafield Hamilton é uma cientista e engenheira norte-americana de gr...