Ursula von der Leyen

Presidente da Comissão Europeia
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Ursula von der Leyen

Ursula von der Leyen (1958) é uma política alemã. Em 2019, foi eleita pelo Parlamento Europeu para Presidente da Comissão Europeia, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo. Entre 2013 e 2019 foi a Ministra da Defesa da Alemanha.

Ursula Gertrud Albrecht, conhecida como Ursula von der Leyen, nasceu em Ixelles, Bruxelas, no dia 8 de outubro de 1958. Filha de alemães, foi criada entre cinco irmãos e uma irmã. Aprendeu a falar francês e alemão.

Formação

Ursula foi aluna da Escola Europeia de Bruxelas entre 1964 e 1971, ano em que seu pai foi nomeado diretor executivo de uma empresa de alimentos e a família mudou-se para Hannover, na Alemanha.

Em 1976, ela concluiu o ensino secundário e nesse mesmo ano, seu pai, entrou para a política, quando foi nomeado Primeiro Ministro do Estado da Baixa Saxônia. Entre 1977 e 1980 estudou economia nas Universidades de Göttinger e Mïnster, na Alemanha.

Em 1979, diante dos atentados de grupos terrorista, sua família mudou-se para Londres, onde continuou seus estudos na London Scool of Economics, adotando o pseudônimo de Rose Ladson.

De volta à Alemanha, em 1980, Von der Leyen ingressou na Hannover Medical Schoolem, formando-se em 1987 e especializando-se em Saúde da Mulher. No ano anterior, casou-se com o colega médico Heiko von der Leyen.

Entre 1988 e 1992, trabalhou como médica assistente na Maternidade da Universidade de Hannover. Em 1992 mudou-se para Stanford, na Califórnia, enquanto seu marido lecionava na Universidade de Stanford.

De volta para a Alemanha em 1996, trabalhou como investigadora assistente de medicina social, direcionada para o sistema de saúde no departamento de epidemiologia da Faculdade de Medicina de Hannover, onde permaneceu até 2002.

Carreira Política

No final da década de 90, Ursula van der Leyen se envolveu na política de Hannover se filiando à União Democrata Cristã (CDU), partido de cento direita do qual, posteriormente, se tornou sua vice-presidente.

Em março de 2003, Van der Leyen foi nomeada Ministra do governo do Estado da Baixa Saxônia, permanecendo no cargo até 2005. No mesmo ano, foi nomeada pela chanceler Angela Merkel para Ministra de Assuntos da Família e Juventude. Entre 2009 e 2013 exerceu o cargo de Ministra do Trabalho e Assuntos Sociais.

Em 2013, Ursula von der Leyen foi nomeada Ministra da Defesa exercendo o cargo até 2019. Ursula tornou-se a primeira mulher a exercer esse cargo na República Federal da Alemanha.

Presidente da Comissão Europeia

No dia 2 de julho de 2019, o Conselho Europeu propôs a candidatura de Ursula von de Leyen para Presidente da Comissão Europeia - instituição politicamente independente que representa e defende os interesses da União Europeia.

 No dia 16 de julho ela foi eleita pelo Parlamento Europeu. Assumiu a função no dia 1 de dezembro do mesmo ano, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo.

A Comissão Europeia e a Guerra da Rússia

Em 2014, após meses de protestos dos ucranianos, o presidente pró-Rússia Viktor Yanukovych foi deposto do cargo e, no mesmo ano, a Rússia de Putin invadiu a região da Crimeia no sul da Ucrânia, anexando-a à Federação Russa.

A União Europeia condenou a Rússia, acusando-a de violar o direito internacional e a soberania da Ucrânia, provocando a pior crise diplomática entre a Rússia e o Ocidente desde a Guerra Fria.

A movimentação desencadeou uma rebelião separatista nas regiões de Donetsk e Luhansk, onde os rebeldes ucranianos apoiados por Moscou lutavam desde então.

O atual presidente da Ucrânia Volodymur Zelensky, empossado em maio de 2019, vem pleiteando a entrada da Ucrânia na União Europeia, o que contraria as intenções de Putin de anexar a Ucrânia ao território Russo.

No final de 2021, Putin passou a enviar tropas para as regiões de fronteira com a Ucrânia e no dia 21 de fevereiro de 2022 reconheceu a independência das duas regiões separatistas. Após meses negando qualquer intenção de atacar a Ucrânia, Putin ordenou o ataque militar por terra, mar e ar.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia junto com os Estados Unidos estão adotando sanções para pressionar o presidente russo a reverter a invasão. Disse ela que o conflito está longe de terminar e que é essencial apoiar a Ucrânia de todas as formas possíveis.

Vida Pessoal

Casada com Heiko von der Leyen, médico, professor e diretor de uma empresa de engenharia biomédica, o casal tem sete filhos, nascidos entre 1987 e 1999.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de: