Margaret Hamilton
Biografia de Margaret Hamilton
Margaret Heafield Hamilton é uma cientista e engenheira norte-americana de grande importância para a história da astronáutica
Ela trabalhou na NASA para o projeto Apollo 11, desenvolvendo o software que permitiu que homem chegasse à Lua pela primeira vez.
Além disso, contribuiu em diversos outros projetos importantes e publicou mais de cem artigos sobre suas pesquisas.
Em uma época na qual o termo "engenharia de software" ainda não existia, ela foi a primeira a se referir dessa forma ao trabalho que realizava.
Em 2016 recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade das mãos de Barack Obama como homenagem ao trabalho realizado na NASA.
Formação e carreira
Nascida em Paoli, no estado de Indiana (EUA) no dia 17 de agosto de 1936, Margaret se formou no ensino médio em 1954 na Hancock High School.
Se dedicou ao estudo da matemática na Universidade de Michigan.e se formou na Earlham College em 1958. Sua pós-graduação foi em meteorologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Foi professora de matemática no ensino médio e em 1960 passou a trabalhar no MIT como desenvolvedora de programas meteorológicos.
Foi na década de 60 também que Margaret passou a trabalhar para a NASA no projeto que levaria o ser humano à Lua, a missão espacial Apollo 11. Seu cargo era importante, ela era a diretora e supervisora dos programas de software dessa missão.
Chegada à Lua
A alunissagem ("aterrissagem" em solo lunar) teve complicações que só foram solucionadas devido ao excelente programa desenvolvido por Margaret Hamilton.
Faltando pouco tempo para o pouso, alarmes dispararam e o sistema ficou sobrecarregado, mas como havia sido elaborado para realizar as atividades mais importantes, seguiu normalmente o plano e permitiu que a missão não fosse abortada.
Segundo Margaret, o ocorrido foi o seguinte:
Devido a um erro na lista de comandos, o interruptor do radar de aproximação ficou na posição errada. Isso fez com que ele mandasse sinais errados para o computador. O resultado foi que o computador estava sendo requisitado a executar todas as suas funções normais para o pouso ao mesmo tempo que recebia uma carga extra de dados espúrios que usavam 15% do seu tempo. O computador (ou melhor, o software) foi inteligente o suficiente para reconhecer que estava sendo requisitado a executar mais tarefas do que devia. Então ele mandou um alarme, que queria dizer ao astronauta "Eu estou sobrecarregado com mais tarefas do que devia estar fazendo agora e vou manter só as tarefas mais importantes"... Na verdade, o computador foi programado para mais do que reconhecer condições de erro. Um conjunto completo de programas de recuperação estava incorporado no software. A ação do software, neste caso, foi eliminar tarefas de baixa prioridade e restabelecer as mais importantes ... Se o computador não tivesse reconhecido esse problema e se recuperado, duvido que a Apolo 11 tivesse pousado na lua com sucesso.
Vida pessoal
Depois de formada, Margaret se casou com James Cox Hamilton. Com ele teve uma filha chamada Lauren.
A menina chegou a frequentar o trabalho da mãe durante a infância devido à dificuldade de Margaret de ter com quem deixá-la para trabalhar.
- Katherine Johnson foi uma matemática e cientista negra norte-americana muito...
- Rosalind Franklin (1920-1958) foi uma cientista britânica responsável pela cé...
- Ada Lovelace Augusta Ada Byron King foi uma matemática e escritora que viveu na Inglaterra...
- Irène Joliot-Curie foi uma cientista francesa responsável pela descoberta da...
- Maya Angelou (1928-2014) foi uma das figuras afroamericanas mais influentes d...
- Tina Turner (1939-2023) foi uma cantora e compositora que se tornou ícone mun...
- Robert Oppenheimer Julius foi um físico alemão que ficou conhecido como o pai...
- Jesse Owens foi um atleta negro estadunidense importante tanto para o esporte...
- Marsha P. Johnson foi uma mulher trans negra ativista norte-americana de enor...
- H.P Lovecraft foi um escritor estadunidense que ficou famoso por seus contos...