Jesse Owens
Biografia de Jesse Owens
Jesse Owens (1913-1980) foi um atleta negro estadunidense importante tanto para o esporte quanto para a oposição ao racismo e o nazismo.
Vencedor de quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim em 1936, se tornou uma figura de destaque ao superar atletas brancos em plena Alemanha Nazista dominada por Hitler.
Não teve o reconhecimento financeiro merecido e passou necessidades ao longo de sua trajetória.
Em 2012 foi homenageado, entrando para o IAAF Hall of Fame, um hall da fama do atletismo.
Olimpíadas de Berlim e afronta a Hitler
Jesse Owens foi um sucesso durante as Olimpíadas de Berlim, deixando evidente para um público de mais de 100 mil pessoas que o discurso sobre superioridade branca é uma falácia. Isso em um momento em que o mundo acompanhava o nascimento de ideias de supremacia racial e o nazismo se instalava na Alemanha.
Os atletas germânicos receberam enorme incentivo naqueles jogos e a ideia do governo era comprovar que a raça ariana se sobressaía.
Para a frustração do führer alemão, havia um garoto negro norte-americano de 22 anos que superava outros atletas. Jesse Owens levou para casa quatro medalhas de ouro, todas superando recordes mundiais.
As modalidades em que competiu e suas marcas foram:
- 100 metros rasos: 10,3 segundos;
- salto em distância: 8 metros e 5 centímetros;
- 200 metros rasos: 20,7 segundos;
- corrida de revezamento 4x100 metros: 39,8 segundos.
Ao retornar aos EUA, Jesse Owens conta que não recebeu nenhum cumprimento ou parabenização do então presidente, Franklin D. Roosevelt.
Vida após as Olimpíadas de Berlim
Owens chegou a ter o reconhecimento do público norte-americano, mas mesmo se consagrando como um grande atleta não teve ganhos financeiros e precisou trabalhar em várias funções. Algumas dessas atividades foram degradantes, como participar de competições de corrida contra cavalos e trens.
Ele também atuou como educador e mediador de conflitos entre atletas afroamericanos e o governo.
Faleceu aos 66 anos de câncer no pulmão em 31 de março de 1980 no Arizona (EUA).
Primeiros anos e formação
James Cleveland Owens nasceu em 12 de setembro de 1913 em Oakville, no Alabama (EUA). Vindo de uma família pobre, era neto de escravizados e o caçula de dez irmãos e irmãs.
Ainda na infância se muda para Ohio com a família para fugir da segregação racial que atormentava a população negra do sul do país.
Seu apelido era JC, que deu origem ao nome Jesse, pelo qual ficou conhecido.
Owens começou a trabalhar cedo, sendo engraxate em um de seus primeiros empregos. Seu talento para a corrida e atletismo foi percebido na adolescência por um professor, Charles Riley.
Nessa época Jesse cursava o ensino médio na Fairmount High School e Riley notou que o garoto se destacava, assim, passou a treiná-lo.
Foi em 1930 que ele começou a se dedicar intensamente ao esporte. Três anos depois disputou as Olimpíadas de Los Angeles como corredor e em salto em distância.
Em 1933 teve um desempenho espetacular nas provas que disputou e bateu o recorde mundial de 100 jardas. Essas conquistas lhe renderam um convite para estudar na Ohio State University.
Lá participou de um torneio universitário em 1935 onde se destacou e ganhou notoriedade, ultrapassando recordes mundiais de modalidades da corrida e salto em distância.
Na época da universidade, ainda que se dedicasse ao esporte de alto nível, precisou trabalhar em outros empregos e não podia residir na moradia estudantil, pois não se aceitavam negros. Os restaurantes também não serviam a população negra.
- Tia Ciata Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como , foi uma personalid...
- Robert Oppenheimer Julius foi um físico alemão que ficou conhecido como o pai...
- Usain Bolt (1986) é um atleta jamaicano considerado o maior velocista de todo...
- Margaret Hamilton Margaret Heafield Hamilton é uma cientista e engenheira norte-americana de gr...
- Mayra Cardi (1983) é uma atleta, apresentadora de TV e modelo brasileira cons...
- Yane Marques (1984) é uma atleta brasileira de pentatlo moderno. Medalha de b...
- Angela Davis é uma militante, ativista e professora negra norte-americana que...
- Lélia Gonzalez foi uma importante intelectual e ativista brasileira. Consider...
- Harriet Tubman foi uma líder negra abolicionista norte-americana muito import...
- Elisa Lucinda é uma multiartista brasileira. Atriz, cantora, escritora e poet...