Ney Matogrosso

Cantor brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Ney Matogrosso

Ney Matogrosso (1941) é um cantor e compositor brasileiro. Surgiu nos palcos como vocalista do grupo de rock Secos & Molhados, em 1973, quando se apresentava com figurino, maquiagem e performances extravagantes.

Ney Matogrosso também é dançarino, ator, diretor, coreógrafo e iluminador. Em1992 dirigiu o show Sou Eu, da cantora Simone que foi considerado o melhor show do ano.

Ney de Souza Pereira, conhecido como Ney Matogrosso, nasceu em Bela Vista, Mato Grosso do Sul, cidade fronteira com o Paraguai, no dia 1 de agosto de 1941. Filho de militar teve uma educação bastante rígida.

Acompanhando a família, Ney morou em diversas cidades brasileiras, entre elas, o Recife, Pernambuco, quando tinha por volta de cinco anos. Foi aluno do Colégio Estadual Campo-grandense e desde cedo gostava de cantar, pintar e interpretar.

Ao completar dezoito anos, Ney Matogrosso deixou a casa da família em Bela Vista para servir na Aeronáutica, indo morar em Brasília na casa de um primo. Nessa época participou de um festival universitário e chegou a formar um quarteto.

Depois de se apresentar em um festival fez algumas apresentações dançando e cantando em um programa de televisão, época em que decidiu se profissionalizar como cantor e também ator.

Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro quando passou a confeccionar e vender peças de artesanato em couro. Em 1970 conseguiu, com um amigo que trabalhava na Sala Cecília Meirelles, o emprego de iluminador.

Secos & Molhados

Em 1971, Ney Matogrosso foi para São Paulo onde conheceu o produtor musical João Ricardo que o convidou para ser o vocalista do grupo Secos e Molhados. Passou então a adotar o nome artístico de Ney Matogrosso, uma referência a seu estado de nascimento.

O conjunto musical formado por João Ricardo, Gerson Conrad e Ney Matogrosso lançou seu primeiro disco “Secos & Molhados I" (1973) que logo chegou à marca de um milhão de cópias vendidas.

Os integrantes do grupo de rock, Secos e Molhados, se apresentavam maquiados e com roupas extravagantes. Ney dançava e fazia performances que chamavam a atenção do público. Fizeram sucesso com as músicas Rosa de Hiroshima, O Vira e Sangue Latino.

Ney Matogrosso

Em 1974 o grupo lançou o segundo disco, “Secos & Molhados II” que embora não tenha conseguido o mesmo sucesso do anterior teve boa recepção da mídia

Carreira Solo

Em 1975, Ney Matogrosso saiu dos Secos & Molhados e iniciou sua carreira solo. Nesse mesmo ano lançou o disco “Água do Céu – Pássaro” apresentado em uma capa de papelão cru no qual Ney aparece pintado e adornado com chifres e dentes de animais.

Ney Matogrosso

O disco possui 9 faixas, entre elas, O Homem de Neandertal (título de seu primeiro show), Kubanacan, América do Sul, O Corsário e Barco Negro (um fado de Amália Rodrigues).

O reconhecimento de Ney Matogrosso só veio com o lançamento do segundo disco “Bandido”, lançado em 1976. A canção “Bandido Corazón” composta por Rita Lee se tornou um grande sucesso na voz do cantor.

Entre outras músicas do disco destacam-se Gaivota (de Gilberto Gil) e Mulheres de Atenas (de Chico Buarque). Nessa época, Ney apresentou o show “Bandido”, que foi considerado o espetáculo mais ousado do cantor.

Em 1977 lançou o disco “Pecado” com 10 faixas, entre elas, Boneca Cobiçada, Metamorfose Ambulante (de Raul Seixas), Desafinado (de Tom Jobim), Da Cor do Pecado, Tigresa e Sangue Latino (dos Secos e Molhados).

Em 1978, Ney lançou o disco “Feitiço”, quando se destacaram alguns sucessos como Bandoleiro, Tic Tac do Meu Coração (sucesso de Carmen Miranda) e Não Existe Pecado ao Sul do Equador, que foi tema de abertura da novela Pecado Rasgado da Globo. Em 1979 lançou o disco “Seu Tipo”, quando se apresentou sem fantasia e de cara limpa.

Entre as músicas estão: Seu Tipo (de Eduardo Dusek), Dor Medonha, Ardente, Falando de Amor, Trapaça, Tem Gente Com Fome e Rosa de Hiroshima.

Década de 80

Em 1980, Ney lançou “Sujeito Estranho” e em seguida lançou o álbum Ney Matogrosso (1981), um dos mais importantes de sua carreira, que se destacou com a música “Homem Com H”, um dos maiores sucessos. A música Vida Vida foi tema de abertura da novela Jogo da Vida da Globo.

O disco “Mato Grosso” (1982) foi destaque com a música “Debaixo dos Panos”. Em 1983 lançou o álbum “Pois É”, que fez sucesso com as músicas; “Pro Dia Nascer Feliz”, composta por Cazuza e Frejat, gravada também pelo grupo Balão Vermelho, e “Calúnias” (Telma Eu Não Sou Gay), versão de Tell Me Once Again.

“Destino de Aventureiro” foi lançado em 1984 e a música de destaque foi “Pra Virar Lobisomem”. Em 1986 lançou o disco “Bugre” que apresenta uma sonoridade pop com alta dose de música eletrônica.

Em 1987, Ney Matogrosso entrou em nova fase ao lançar o disco “Pescador de Pérolas”, quando abandonou a maquiagem e vestiu terno. Gravado ao vivo no show “A Luz do Solo” o cantor atraiu novo público cantando músicas clássicas como “Bésame Mucho” e “Aquarela do Brasil”.

Em 1988 lançou “Quem Não Vive Tem Medo da Morte”. Em 1989 foi a vez de “Ao Vivo”, gravado no Olympia em São Paulo, quando voltou a se apresentar com fantasia e cantou antigos sucessos, entre eles, “Morena de Angola” que foi um sucesso na voz de Clara Nunes.

Década de 90

Durante a década de 90, Ney Matogrosso lançou os discos: “Flor da Pele” (1991), quando fez uma releitura de clássicos da MPB, “As Aparências Enganam” (1993), “Estava Escrito” (1994), quando gravou músicas do repertório de Ângela Maria, “Um Brasileiro” (1996), só com canções de Chico Buarque, “O Cair da Tarde” (1997) e “Olhos de Farol” (1999).

Anos 2000

Em 2001, Ney lançou o álbum “Batuque” que deu origem ao show gravado ao vivo e lançado em DVD. O figurino foi assinado pelo estilista Ocimar Vessolato. Em seguida vieram: “Ney Matogrosso Interpreta Cartola” (ao vivo), “Vagabundo” (2004) e “Canto em Qualquer Canto” (2005) gravado ao vivo no SESC Pinheiros, que trouxe regravações de antigos sucessos.

Em 2007, Ney apresentou o show “Inclassificáveis” que deu origem a um CD e um DVD. O show permaneceu em cartaz até 2009 e se apresentando pelo país com um figurino de luxo e impactante.

Ney Matogrosso

Entre shows e participações em filmes, Ney lançou “Beijo Bandido” (2009), trazendo regravações de suas músicas e algumas inéditas. Em 2012, Ney atuou no filme "Gosto de Fel" e no mesmo ano lançou o documentário “Olho Nu”, dirigido por Joel Pizzini, apresentado na terceira pessoa, que atravessa a carreira do cantor e reúne um variado acervo audiovisual. Em 2013 lançou “Atento aos Sinais”, que se apresentou no Brasil e no exterior e ficou em cartaz durante cinco anos.

Um novo espetáculo “Bloco na Rua” teve início em 2019, quando Ney se apresentou com uma roupa dourada trabalhada com pedrarias, assinada pelo estilista Lino Ventura, que deixava apenas visível uma parte dos pés das mãos e do rosto.

Ney Matogrosso

No dia 1 de agosto de 2021, dia do seu aniversário de 80 anos, Ney lançou as quatro primeiras músicas do seu novo álbum “Nu Com a Minha Música”, de Caetano Veloso, “Gita” de Raul Seixas, “Unicórnio” de Silvio Rodrigues e “Se não for amor, eu cegue” de Lenine e Lula Queiroga. O disco com as 12 canções foi lançado posteriormente.

Relacionamentos

Na época em que Ney já fazia sucesso com o grupo Secos e Molhados, conheceu Cazuza, que ainda não cantava, e os dois tiveram uma breve relação.

Em 1990, Ney Matogrosso teve um curto namoro com “Zé” o seu sobrenome nunca foi revelado publicamente, pois era filho de uma rica família da sociedade carioca. O namoro durou só três meses, pois o jovem faleceu.

Outro relacionamento foi com Marco Maria, com quem chegou a morar junto. Quando já estavam separados, Ney ficou sabendo do diagnóstico positivo de Aids.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Luan Santana (1991) é um cantor e compositor brasileiro de música romântica,...
  • Milton Nascimento (1942) é um cantor e compositor brasileiro, um dos maiores...
  • Pabllo Vittar é um celebrado cantor/drag queen brasileiro...
  • Jair Rodrigues (1939-2014) foi um cantor tido como expoente da música popular...
  • Djavan (1949) é um cantor, compositor e arranjador brasileiro. Dono de uma en...
  • Sérgio Reis (1940) é um cantor e compositor brasileiro. Iniciou sua carreira...
  • Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O Rei da música ro...
  • Cazuza (1958-1990) foi um cantor e compositor brasileiro, considerado um dos...
  • Gusttavo Lima (1989) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileir...
  • Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro. Suas letras...