Rita Lee

Cantora e compositora brasileira

Biografia de Rita Lee

Rita Lee (1947) é uma cantora e compositora brasileira. Considerada uma das maiores representantes do Rock no Brasil, ocupa hoje um espaço único no universo da música popular brasileira.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947. Filha do dentista Charles Fenley Jones, um imigrante americano, e da pianista Romilda Pádua Jones, com 15 anos começou a tocar bateria. Em 1966, junto com os irmãos, Sérgio e Arnaldo Baptista, formou a banda “Os Mutantes”.

Em 1967, a banda acompanhou o cantor Gilberto Gil na apresentação da música Domingo no Parque, que ficou em segundo lugar no III Festival da Musica Popular Brasileira. Em 1968 acompanhou o cantor Caetano Veloso na apresentação da música É Proibido Proibir, no Festival Internacional da Canção (FIC). Nesse mesmo ano, a banda assinou contrato com a gravadora Polidor que lançou o primeiro disco da banda “Os Mutantes”. O grupo tornou-se um grande nome do rock de vanguarda da música brasileira. Participou do disco-manifesto “Tropicália ou Panis et Circensis” e dos discos de Gilberto Gil e Caetano Veloso em 1968.

Em 1970, acompanhada dos Mutantes, Rita gravou seu primeiro disco solo, “Build Up”. Nesse mesmo ano foi afastada do grupo. Em 1972 lançou “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida”. Em seguida lançou “Atrás do Porto tem uma cidade” (1974), “Fruto Proibido” (1975), que vendeu cerca de 700 mil cópias. Em 1976 lançou “Refestança”, que fez sucesso com a música “Ovelha Negra”, que ocupou a primeira posição nas paradas. Em 1977, o disco “Entradas e Bandeiras” foi certificado com o disco de platina duplo. Nesse mesmo ano, conheceu o músico Roberto de Carvalho e iniciou uma parceria musical e amorosa.  Lançou “Babilônia” (1978) que fez sucesso com as músicas “Miss Brasil 2000” e “Disco Voador”.

Nos anos 80, Rita Lee seguiu um caminho mais ligado ao Pop, criando canções populares e menos experimentais comparadas aos tempos da banda Os Mutantes, com destaque para as músicas “Baila Comigo”, “Lança Perfume”, “Caso Sério”, “Bem-me- quer”, “Nem Luxo Nem Lixo”, “Banho de Espuma”, “Cor de Rosa Choque”, “Flagra”, “Desculpe o Auê”, “Paga Rapaz”, entre outras.

Nos anos 90, seu maior sucesso foi “Acústico MTV”. Na década seguinte, lançou o disco “3001” que fez sucesso com a música “Erva Venenosa”. O CD “Balacobaco”, (2003) superou as expectativas de vendas e teve repercussão positiva junto à crítica. O CD foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo. Depois de alguns anos sem gravar, em 2012, Rita Lee lançou o álbum “Reza”.

Rita Lee, além dos inúmeros sucessos que compôs para seus discos, teve musicas gravadas por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Eliz Regina, entre muitos outros cantores. Rita Lee está casada com Roberto de Carvalho desde 1996 e juntos têm três filhos. Em 2014, Rita decidiu deixar de pintar os cabelos com o tom vermelho que marcou sua imagem durante toda sua carreira, e assumiu os fios brancos. Em 2016, lançou sua autobiografia.

Veja também as biografias de:
  • Maysa (1936-1977) foi uma cantora e compositora brasileira, fez grande sucess...
  • Beyoncé (1981) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-am...
  • Alicia Keys (1981) é nome artístico de Alicia Augello-Cook, uma cantora norte...
  • Alice Ruiz (1946) é uma poetisa e compositora brasileira. Com mais de 20 livr...
  • Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi uma compositora, pianista e maestrina brasi...
  • Elis Regina (1945-1982)foi uma cantora brasileira. Por sua performance versát...
  • Ivete Sangalo (1972) é cantora e compositora brasileira. Grande representante...
  • Pitty (1977) é uma cantora brasileira de rock, considerada uma das maiores do...
  • Paula Fernandes (1984) é uma cantora e compositora, brasileira...
  • Claudia Leitte (1980) é uma cantora e compositora brasileira de música Pop e...

Última atualização: 23/01/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.