Rita Lee

Cantora e compositora brasileira

Biografia e Vida

Rita Lee (1947) é uma cantora e compositora brasileira, considerada a roqueira mais significativa do Brasil.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo. Filha de pai dentista e de mãe pianista, começou a tocar bateria quando tinha 15 anos. Em 1965 formou a banda Mutantes com os irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista.

Em 1967, acompanhou o músico Gilberto Gil no Festival da Record com a música “Domingo no Parque”. Em 1968 apresentou-se no Festival Internacional “É Proibido Proibir”. Fizeram parte do movimento Tropicalista, que propagava som de vanguarda aliando o rock às manifestações musicais brasileiras.

Nos anos 70, depois de carreira curta e produtiva, encerrou a participação com os Mutantes. Rita Lee seguiu carreira-solo com álbuns antológicos como “Fruto Proibido”, considerado um dos melhores da história do Rock brasileiro. Em 1975, começou relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho, com quem se casou e foi seu parceiro profissional. Outro álbum elogiado pela crítica e público foi “Rita Lee" (1979).

Nos anos 80, Rita Lee preferiu seguir caminho mais ligado ao Pop, criando canções populares e menos experimentais comparadas aos tempos da banda Os Mutantes, com destaque para as músicas “Baila Comigo”, “Lança Perfume”, “Desculpe o Auê”. Nos anos 90, seu maior sucesso foi “Acústico MTV. Na outra década, o CD “Balacobaco”, (2003) superou as expectativas de vendas e teve repercussão positiva junto à crítica. O CD foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo.

Em 2012, Rita Lee lançou CD “Reza”, depois de longo tempo sem gravar.

Resumo da biografia de Rita Lee

Quem foi: Cantora e compositora brasileira
Data do Nascimento: 31/12/1947
Última atualização: 26/04/2012

Biografias Relacionadas
« Rihanna« Rita Hayworth«Rita Lee»Roberto Burle Marx »Roberto Carlos »