Anitta

Cantora, compositora, atriz e dançarina brasileira.
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Anitta

Anitta é o nome artístico de Larissa de Macedo Machado (1993), uma carioca nascida em Honório Gurgel, subúrbio situado na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A cantora, que deu os primeiros passos na carreira artística aos oito anos, é hoje um dos grandes nomes da música brasileira e as suas criações tem repercussão internacional.

Vida pessoal

Oriunda de uma família humilde, a cantora é filha de um vendedor de bateria de carros (Mauro Machado) com uma costureira/artesã (Míriam Macedo). Larissa de Macedo Machado é também irmã de Renan Machado, seu produtor e sócio.

O pai de Anitta separou-se da mãe da cantora quando a menina tinha apenas 1 ano e 8 meses e mudou-se para a Região dos Lagos, litoral do Rio de Janeiro.

Em termos religiosos, a cantora é há muitos anos adepta do candomblé. 

Anitta foi casada com o empresário carioca Thiago Magalhães. A celebração aconteceu em 2017 e o casal se separou cerca de dez meses depois da união.

Carreira

O gosto pela música começou cedo e já com oito anos Larissa cantava no coral da Igreja Católica de Santa Luzia. A menina foi levada para conhecer o espaço através dos avós maternos, Pedro e Glorete.

Quando completou quinze anos, se interessou também pelo universo da dança e, além de dar aulas, se apresentava em bailes de dança de salão. 

Com dezesseis anos, começou a postar vídeos na internet cantando e dançando. Graças aos vídeos, Anitta foi descoberta pela Furacão 2000, uma empresa de destaque no ramo da música. Sua primeira canção, Eu vou ficar, estourou no mercado.

Apesar de ter vocação artística, a cantora teve outros trabalhos antes de se dedicar de corpo e alma à música: Larissa trabalhou como vendedora da loja de roupas Taco e fez estágio na empresa mineradora Vale do Rio Doce. 

A compositora chegou a ingressar em uma escola técnica de Administração, mas logo abandonou o curso para se dedicar exclusivamente à música.

A origem do nome

O nome artístico Anitta foi escolhido graças à famosa minissérie Presença de Anita, exibida pela Rede Globo.

Na criação, a protagonista Anita, representada pela atriz Mel Lisboa, era uma jovem ninfeta sexy e sedutora que encantava à todos. 

Os sucessos da carreira

O Show das Poderosas (2013) foi a primeira grande criação que fez sucesso com o público tendo alcançado um milhão de visualizações em apenas uma semana após o lançamento do clipe.

Depois vieram os sucessos: Não para, Menina má, No meu talento, Deixa ele sofrerBang e Essa mina é louca

Com desejo de alcançar uma carreira internacional, Anitta gravou o clipe de Meiga e Abusada com o americano Blake Farber em Los Angeles. 

A canção Vai Malandra foi outro pico da sua carreira, marcada pelo lançamento de um clipe que bateu recordes de audiência online.

Confira o tão falado clipe Vai Malandra:

Vai Malandra faz parte do projeto CheckMate, que lançou quatro clipes de gêneros diferentes com parcerias internacionais.

Anitta chegou a participar do programa The Tonight Show, de Jimmy Fallon, um dos talk shows com maior audiência nos Estados Unidos.

Série Vai Anitta

Em 2018, a cantora lançou a série documental autobiográfica Vai Anitta, divulgada pela Netflix, onde narra os bastidores da sua vida. Além de protagonizar a criação, Anitta também assina na produção executiva da série.

Ao longo dos seis episódios, o público acompanha o dia a dia da cantora e acaba por conhecer um pouco mais da sua atribulada rotina.

Livro Furacão Anitta, a biografia não autorizada

Em março de 2019, o jornalista Leo Dias publicou o livro Furacão Anitta, uma biografia não autorizada que narra a trajetória da cantora. O livro foi lançado no dia que a cantora completou 26 anos.

Para escrever a obra, o jornalista acompanhou a carreira de Anitta durante sete anos e passou um ano compondo a obra.

Capa do livro Furacão Anitta, a biografia não autorizada da cantora publicada pelo jornalista Leo Dias.
Capa do livro Furacão Anitta, a biografia não autorizada da cantora publicada pelo jornalista Leo Dias

Conheça também o artigo As 10 maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.

Veja também as biografias de:
  • Gretchen (1959) é uma cantora, atriz e dançarina brasileira. É considerada a...
  • Rita Lee (1947) é uma cantora e compositora brasileira. Considerada uma das m...
  • Maysa (1936-1977) foi uma cantora e compositora brasileira, fez grande sucess...
  • Elza Soares (1930) é uma cantora e compositora brasileira. Um dos maiores nom...
  • Marisa Monte (1967) é uma importante cantora, compositora e produtora brasile...
  • Beth Carvalho (1946-2019) foi uma cantora e compositora brasileira. Um dos gr...
  • Larissa Manoela (2000) é uma atriz, cantora, modelo e dubladora brasileira.Pr...
  • Beyoncé (1981) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-am...
  • Alicia Keys (1981) é nome artístico de Alicia Augello-Cook, uma cantora norte...
  • Alice Ruiz (1946) é uma poetisa e compositora brasileira. Com mais de 20 livr...

Última atualização: 13/11/2019

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).