Maysa

Cantora e compositora brasileira

Biografia de Maysa

Maysa (1936-1977) foi uma cantora e compositora brasileira, fez grande sucesso nas décadas de 1950 e 1960. É mãe de Jaime Monjardim, diretor de novelas. Faleceu prematuramente no Rio de Janeiro, vítima de um acidente na Ponte Rio-Niterói, em 1977.

Infância e Adolescência

Maysa Figueira Monjardim nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de junho de 1936. Filha da italiana Inah Figueira Monjardim  e do Fiscal de Rendas, Alcebiades Monjardim, descendente de tradicional família do Espírito Santo, era neta do Barão de Monjardim e bisneta do comendador José Francisco de Andrade Monjardim, que presidiram a província do Espírito Santo. Com 3 anos mudou-se com a família para a cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Com 7 anos foi levada para estudar no Sacre-Coeur de Marie, onde permaneceu interna durante quatro anos. Em 1950 vão morar em São Paulo.

Desde pequena, Maysa desejava ser cantora. Compôs algumas músicas, entre elas, “Adeus”, quando tinha 12 anos. Na adolescência, se apresentava cantando e tocando violão para amigos e parentes. Era uma jovem bonita e rebelde para o seu tempo. Gostava de fumar, de beber, de usar cabelo curto e vestir calça cumprida, hábitos moralmente masculinos para a época, o que desgostava sua família.

Casamento e Começo de Carreira

Em 1954, com apenas 18 anos, Maysa casou-se com André Matarazzo, um rico empresário, amigo de seu pai, 17 anos mais velho que ela, um dos herdeiros da família Matarazzo, industriais paulistas, descendentes do Conde Matarazzo. No dia 19 de maio de 1956, nasceu seu filho, Jaime Monjardim Matarazzo (que se tornaria um conhecido diretor de telenovelas). Nesse mesmo ano, foi descoberta por um produtor musical que lançou o disco “Convite Para Ouvir Maysa”, com a exigência do marido para a cantora não sair na capa - no lugar aparece orquídeas, e que a renda fosse revertida para o Hospital do Câncer. Tudo isso porque naquela época as cantoras de rádio não eram bem vistas pela sociedade.

O primeiro disco “Convite Para Ouvir Maysa”, traz oito sambas-canção, todos compostos pela cantora, entre elas “Adeus” e “Resposta”, que fizeram grande sucesso. No ano seguinte lançou: “Maysa” (1957), que se destacou com as músicas “Ouça” e “Se todos Fossem Iguais a Você”. Nesse mesmo ano, separou-se do marido, que era contra sua carreira, o que abalou profundamente a vida da cantora. Em seguida lançou: “Convite Para Ouvir Maysa” (1958) que fez sucesso com a música “Meu Mundo Caiu”. Maysa foi aclamada pelo público e pela crítica.

Em 1960, Maysa foi morar no Rio de Janeiro, quando gravou outro grande sucesso de sua carreira “O Barquinho” (1961), de Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal, que se tornou um marco da Bossa-Nova. Entre 1958 e 1962, Maysa lançou 12 álbuns e se destacou como uma das mais importantes cantoras brasileiras. Passou a fazer shows e a excursionar por diversos países. Nessa época, deixou a criação de seu filho com o ex-marido e sua nova esposa.

Fama e Escândalos

Maysa conquistou a fama no Brasil e em outros países. Entre as outras gravações de sucesso destacam-se: “Hino ao Amor”, “Castigo”, “Ne Me Quitte Pas”, “Solidão”, “Tristeza”, “Eu e a Brisa”, “Por Causa de Você”, “Diindi”, “Fim de Caso”, “Preciso Aprender a Ser Só”, “Alguém me Disse”, e “Eu Sei Que Vou Te Amar”.

Com seu gênio forte e entregue à bebida, Maysa se envolveu em brigas e escândalos ao longo de sua carreira. Namorou o compositor Ronaldo Bôscoli. Em uma temporada na Europa, conheceu o advogado espanhol Miguel Azanza. Casou-se e fixou residência em Madri, para onde levou seu filho, que passou a estudar em um colégio interno. Depois de separada, retorna ao Brasil e comprou um apartamento em Copacabana, onde passou a morar. Em 1971 faz uma participação especial na novela “O Cafona”.

Morte

Em 1972, Maysa foi morar no município de Maricá, no Rio de Janeiro, nessa época, vivia com o ator Carlos Alberto. Em 1974, seu filho retorna da Espanha e depois de alguns anos se reconcilia com a mãe. Em 1977, Maysa sofre um grave acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói.

Maysa faleceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de janeiro de 1977. Em 2009, a TV Globo exibiu a minissérie, "Maysa: Quando Fala o Coração", sob a direção de Jaime Monjardim.

Veja também as biografias de:
  • Rita Lee (1947) é uma cantora e compositora brasileira. Considerada uma das m...
  • Beyoncé (1981) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-am...
  • Alicia Keys (1981) é nome artístico de Alicia Augello-Cook, uma cantora norte...
  • Alice Ruiz (1946) é uma poetisa e compositora brasileira. Com mais de 20 livr...
  • Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi uma compositora, pianista e maestrina brasi...
  • Elis Regina (1945-1982)foi uma cantora brasileira. Por sua performance versát...
  • Ivete Sangalo (1972) é cantora e compositora brasileira. Grande representante...
  • Pitty (1977) é uma cantora brasileira de rock, considerada uma das maiores do...
  • Paula Fernandes (1984) é uma cantora e compositora, brasileira...
  • Claudia Leitte (1980) é uma cantora e compositora brasileira de música Pop e...

Última atualização: 10/07/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.