Meg Cabot

Escritora norte-americana

Biografia de Meg Cabot

Meg Cabot (1967) é uma escritora norte-americana de literatura juvenil. Com diversos títulos publicados é conhecida principalmente pelo livro “O Diário da Princesa”, o primeiro da série do mesmo nome, que se tornou um best-seller.

Mag Patrícia Cabot (1967), conhecida por Meg Cabot, nasceu em Bloomington, Indiana, Estados Unidos, no dia 1 de fevereiro de 1967. Com sete anos de idade, escreveu seu primeiro conto “Benny the Puppy” (Benny, o Cachorrinho), para onde transfere um pouco da vida difícil passada na infância e na adolescência.

Graduada em artes pela Universidade de Indiana, mudou-se para Nova York, onde tentou seguir a carreira de ilustradora. Trabalhou em diversas funções até assumir a administração de um alojamento de estudantes da Universidade de Nova York. Nas horas vagas dedicou-se a escrever assinando seus livros com o nome de Patrícia Cabot.

Em 2000, Meg Cabot lançou seu primeiro livro da série “O Diário da Princesa”, dirigido ao público adolescente feminino. Nesse mesmo ano iniciou a série “Mediadora”, um livro que mistura ação, mistério e suspense sobrenatural, baseado na vida de uma jovem capaz de ver e falar com fantasmas.

Em 2001, o livro “O Diário da Princesa” foi adaptado para o cinema, tendo como protagonista a atriz Anne Hathaway. Em 2004 foi lançado “O Diário da Princesa 2”. Dando sequencia a série a autora publicou: “A Princesa sob os Refletores”, “A Princesa apaixonada”, “A Princesa a Espera”, “A Princesa de Rosa-shocking”, “A Princesa em Treinamento”, “A Princesa na Balada”, “A Princesa no Limite”, “A Princesa Mia”, “Princesa Para Sempre” e o mais recente “O Casamento da Princesa”.

A série “A Mediadora” que foi iniciada em 2000 reúne sete títulos: “A Terra das Sombras”, “O Arcano Nove”, “Reunião”, “A Hora Mais Sombria”, “Assombrado”, “Crepúsculo” e “Lembranças”. Uma coleção antológica que mistura ação, mistério e suspense sobrenatural, que conta a história de uma jovem, aparentemente normal, que se comunica com os fantasmas para ajuda-los a terminar sua trajetória na terra.

Meg Cabot é também a autora da série “Desaparecidos” iniciada em 2011, que conta a história de uma jovem que atravessando uma tempestade é atingida por um raio e adquire habilidades para achar crianças desaparecidas. A série consta de cinco títulos: “Quando Cai o Raio”, “Codinome Cassandra”, “Esconderijo Perfeito”, “Santuário” e “Missing You”.

Meg Cabot é autora de cerca de oitenta títulos publicados em diversos países, entre eles, Inglaterra, Brasil, França, Alemanha, Polônia e Japão. A autora já vendeu cerca de 25 milhões de livros no mundo, 1,5 milhões deles no Brasil. A escritora esteve no Brasil, no domingo 18 de outubro de 2015, para participar da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), na Bahia, onde autografou suas obras.

Última atualização: 22/11/2015

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Harper Lee (1926-2016) foi uma escritora norte-americana, autora do livro “O...
  • Elizabeth Gilbert (1969) é uma escritora norte-americana. Romancista, contist...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos n...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Oprah Winfrey (1954) é uma apresentadora de TV norte-americana que venceu div...
  • Amelia Earhart (1897-1937) foi pioneira norte-americana na aviação dos Estado...
  • Nina Simone (1933-2003) foi uma pianista, cantora e compositora norte-america...