Harper Lee

Escritora norte-americana

Biografia de Harper Lee

Harper Lee (1926-2016) foi uma escritora norte-americana, autora do livro “O Sol É Para Todos”, Prêmio Pulitzer de Ficção em 1961.

Nelle Harper Lee (1926-2016) nasceu em Monroeville, Estado do Alabama, Estados Unidos, no dia 28 de abril de 1926, onde passou a infância e a adolescência. Ela chegou a cursar Direito para agradar a família, mas em 1949, com 23 anos, mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou em uma companhia aérea, enquanto seguia escrevendo seus textos.

Em 1957, apresentou o manuscrito do romance sobre o racismo e a injustiça no sul dos Estados Unidos para a editora americana J.B. Lippincott & Co. que lhe pediu para reescrevê-lo. “O Sol é Para Todos” foi lançado em 1960 e logo foi um sucesso comercial e de crítica. A obra vendeu mais de 40 milhões de cópias. Em 1961 recebeu o Prêmio Pulitzer de Ficção. A obra é narrada por uma menina de 6 anos, Scout”, filha do advogado Atticus Finch, que defende um negro falsamente acusado de estupro no Alabama – o modelo para o personagem foi o próprio pai da ficcionista.

Em 1962, o livro foi adaptado para o cinema. O filme “O Sol é Para Todos” também foi um sucesso, com Gregory Peck no papel do advogado engajado Atticus Finch. Nomeado a oito estatuetas do Oscar, levou três: Melhor Ator para Gregory Peck, Melhor Roteiro e Melhor Direção d Arte. Foi também adaptado para o teatro em várias cidades e em Londres ganhou uma versão na Broadway.

Ao longo da vida, a escritora deu poucas entrevistas e apareceu publicamente em raras ocasiões. Optou pela vida simples em sua cidade natal. Quando perguntada sobre a razão de não escrever mais, Lee dizia: “Eu não encararia a pressão e o desgaste da divulgação que tive de aguentar com O Sol é Para Todos. Além disso, o que eu tinha para falar eu já disse e não direi de novo”. Em 2007, Harper Lee recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade e em 2010 recebeu a Medalha Nacional de Artes.

O romance era considerado o único trabalho da escritora, até um manuscrito inédito, com alguns dos mesmos personagens, ser encontrado nos arquivos da autora, em 2014 e publicado em 2015. No Brasil ele foi lançado com o título “Vá, Coloque Um Vigia”. Descrito como um primeiro rascunho da história que antecedeu seu best-seller, o livro surpreendeu leitores e críticos por mostrar o heroico advogado Finch, vinte anos depois, como um racista que apoia a segregação. O livro vendeu mais de 1,6 milhões de exemplares em papel.

Harper Lee passou os seus últimos dias de vida em um asilo para idosos e na época da publicação, o principal biógrafo de Harper Lee, Charles Shields, disse que a escritora já não estava consciente de seus atos e suspeita-se que tenha caído nas mãos de aproveitadores.

Harper Lee faleceu em Monroeville, Alabama, Estados Unidos,no dia 19 de fevereiro de 2016.

Veja também as biografias de:
  • Meg Cabot (1967) é uma escritora norte-americana de literatura juvenil. Com d...
  • Virgínia Woolf (1882-1941) foi uma escritora e editora inglesa. Uma das princ...
  • Elizabeth Gilbert (1969) é uma escritora norte-americana. Romancista, contist...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos n...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Oprah Winfrey (1954) é uma apresentadora de TV norte-americana que venceu div...
  • Amelia Earhart (1897-1937) foi pioneira norte-americana na aviação dos Estado...

Última atualização: 27/04/2017

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.