Marcus Lemonis

Empresário norte-americano

Biografia de Marcus Lemonis

Marcus Lemonis (1973) é um empresário norte-americano, nascido no Líbano, dono de uma fortuna estimada em dois bilhões de dólares. Ficou famoso depois de apresentar o Reality Show “The Profit”, transmitido para o Brasil pela History Channel, com o nome de "O Sócio".

Marcos Anthoni Lemonis nasceu em Beirute, Líbano, no dia 16 de novembro de 1973. Com nove meses foi adotado por Sophia Lemonis, um casal de gregos que vivia em Miami, Estados Unidos. Por intermédio de seu avô, que era dono de duas das maiores concessionárias da Chevrolet dos Estados Unidos, teve seu primeiro contato com os negócios.

Formação e Primeira Empresa

Com 12 anos iniciou seu primeiro empreendimento quando começou um serviço de corte de grama para juntar dinheiro para abrir uma empresa de doces, porém antes de emtrar no mundo dos negócios, Lemonis decidiu estudar Ciências Políticas na Universidade Marquette.

Após sua graduação, tentou concorrer a uma vaga na Câmara dos Representantes da Flórida, mas não teve êxito. Decidiu então retornar às suas aspirações de abrir um negócio automotivo. Depois de exercer algumas funções administrativas. Marcus Lemonis seguiu o conselho de seu amigo e mentor Lee Iacocca, ex-Ceo da Chrysler, e começou a investir e vendas de veículos recreativos e equipamentos para camping.

Em 2003 fundou a empresa “Freedon Roads” e logo começou a adquirir outras concessionárias de veículos recreativos. Em 2006, a companhia se fundiu com a “Camping World”, com Marcus Lemonis como CEO. Atualmente, ele lidera mais de 7 mil funcionários em todo território norte-americano.

Programa “O Sócio”

A primeira aparição de Marcus Lemonis na televisão se deu no programa “Aprendiz: Celebridades” de Donad Trump, onde fez duas apresentações de desafios relacionados ao marketing.

Marcus Lemonis ficou famoso desde 2013, quando passou a ser o protagonista do Reality Show “The Profit” (O Lucro, em português), transmitido pelo History Channel, com o nome de “O Sócio”. Em cada episódio do programa, Marcus Lemonis faz uma proposta difícil de ser recusada: entra com seu dinheiro em troca de uma parte do negócio e uma porcentagem dos lucros. Uma vez aceita a proposta, “O Sócio” faz tudo para salvar o negócio.

Dicas de Marcus Lemonis

  • Quando você faz uma sociedade com alguém, está fazendo um compromisso financeiro, emocional e moral.
  • Você precisa se render ao fato de que toda ideia que você tiver não será uma boa ideia. As pessoas se apaixonam por suas ideias. Esse é um erro crítico.
  • Se um membro da família não contribuir para o negócio, Você precisa lidar com isso da mesma forma que lidaria com um funcionário improdutivo.
  • O planejamento feito com antecedência é essencial para lidar melhor com os imprevistos.
Veja também as biografias de:
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Donald Trump (1946) ) é um empresário norte-americano e o atual presidente do...
  • Paul Allen (1953-2018) foi um empresário norte-americano, cofundador da Micro...
  • John Rockefeller (1839 – 1937) foi um empresário e filantropo norte-americano...
  • Henry Ford HenryFord (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford M...
  • Warren Buffett (1930) é um investidor e empresário norte-americano, um dos ma...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano, fundou a Apple. Cri...
  • João Doria Júnior (1957) é um empresário brasileiro. Presidente do Grupo Dori...

Última atualização: 29/06/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.