Marco Túlio Cícero

Filósofo romano

Biografia de Marco Túlio Cícero

Marco Túlio Cícero (107 a.C. - 43 a.C.) foi um importante filósofo, escritor, advogado e político romano. Foi considerado um dos maiores oradores da Roma antiga.

Marco Túlio Cícero (107 a.C. - 43 a.C.) nasceu em Arpino, Itália, no dia 3 de janeiro do ano 107 a.C. Filho de um rico equestre recebeu fina educação. Estudou grego, latim e oratória. Recebeu os ensinamentos dos antigos filósofos, poetas e historiadores gregos. Estudou com o jurista romano Múcio Cévola, que o pôs a par das leis e das instituições públicas da República Romana.

Para poder participar plenamente da vida política, o primeiro passo era buscar prestígio militar e, durante as guerras internas, Cícero passou brevemente pela vida militar, quando esteve presente na campanha militar sob o comando do Consul Pompeu Estrabão. Retornando a vida civil, começou a estudar Filosofia, mas sua maior habilidade era a oratória, que estudou com o principal retórico da época.

Com base na sua eloquência, atingiu importantes cargos na Magistratura e nas Instituições Políticas Romanas. Em 78 a.C., após a morte do ditador Sila, foi eleito questor (encarregado da administração do dinheiro público) na Sicília. Em 69 a.C., foi eleito Edil (encarregado da conservação pública, do policiamento e abastecimento da cidade). Em 63 a.C. foi eleito Consul (mandato exercido por um ano, com a responsabilidade de exercer o poder Executivo).

Ao exercer o cargo no Consulado, Cícero descobriu que o senador Lúcio Catilina, organizava uma conspiração para assassiná-lo. Ao se inteirar dos planos do Senador, Cícero reuniu o senado e proferiu o primeiro de seus quatro célebres discursos contra Catilina, que ficaram conhecidos como “Catilinárias”.

Em um trecho do Livro I, cap. 1, Cícero diz: “Até quando, enfim, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda este teu rancor nos enganará? Até que ponto a tua audácia desenfreada se gabará?”. Essa intervenção de Cícero foi tomada como exemplo de correção no exercício do poder público e, passou a ser invocada sempre que um homem público atentava contra o interesse geral da população.

No contexto de disputas internas e ameaças externas, quando Júlio César matou Pompeu, e se tornou senhor de Roma, Cícero, pronunciou um grande discurso em honra de César. Mais tarde, quando César foi assassinado, querendo agradar a todos, Cícero fez igualmente um grande discurso contra ele, o que enfureceu o amigo e partidário de César, Marco Antônio.

As desavenças entre os dois eram constantes. Cícero atacou Marco Antônio, colocando-o contra os membros do senado. Marco Antônio organizou uma marcha para prender Cícero. No dia 7 de dezembro de 43 a.C., Cícero acabou sendo capturado e decapitado. A cabeça e mãos foram pregadas por cima da porta do Senado.

Entre suas obras destacam-se: “Da República”, “Sobre as Leis”, “Sobre a Consolação”, “Sobre os Objetivos da Ética”, “Discussões em Túsculo”, “Sobre a Natureza dos Deuses”, “Catão o Velho ou Sobre a Velhice”, “Sobre a Adivinhação”, “Sobre a Amizade” e “Sobre os Deveres”.

Marcos Túlio Cícero morreu na província de Formia, Itália, no dia 7 de dezembro do ano 43 a.C.

Veja também as biografias de:
  • Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão...
  • Sêneca (4 a.C. - 65) foi um filósofo, escritor, mestre da retórica e estadist...
  • Cláudio Galeno (129-199) foi médico romano. Foi considerado o pai da Anatomia...
  • Nero (37 - 68) foi imperador romano entre os anos de 54 a 68 da era cristã. F...
  • Adriano (Imperador romano) (76-138) foi o terceiro imperador romano, da Dinas...
  • Calígula (12-14) foi um imperador romano que governou entre os anos 37 e 41 d...
  • Plínio, o Velho (23-79) foi um historiador, naturalista e oficial romano. Foi...
  • Constantino (272-337) foi imperador romano de 306 a 337. Com o Édito de Milão...
  • Júlio César (100-44 a.C.) foi um político e militar romano. Apoiado pelo Sena...
  • Carlos V (1500-1558) foi Imperador do Sacro Império Romano Germânico...

Última atualização: 18/12/2015