Filipe II da Macedônia

Rei da Macedônia

Biografia de Filipe II da Macedônia

Filipe II da Macedônia (382-336 a.C.) foi rei da Macedônia. Criou a "falange macedônica" - infantaria que tornou-se fundamental para as conquistas de seu filho Alexandre o Grande.

Filipe II da Macedônia nasceu em Pela, capital da Macedônia, localizada no norte da Grécia. Filho de Amintas III, rei da Macedônia, e de Eurídice, neta de Arrabeu, rei de Lincéstide.

Infância e juventude

Na infância, Filipe assistiu a desintegração do reino macedônico, enquanto seus irmãos mais velhos Alexandre II e Pérdicas III lutavam contra a insubordinação da aristocracia local, o ataque de Tebas e a invasão dos ilírios.

Filipe recebeu a melhor educação militar possível. Com 14 anos foi hóspede de Epaminondas, o famoso criador do “ataque de ordem oblíqua”, que assegurou a curta supremacia de Tebas no mundo Grego.

Nesse período passado entre os tebanos, Filipe aprendeu tudo sobre os gregos, cujas qualidades ele admirava muito. Quando voltou para sua terra tinha apenas 22 anos, mas já estava preparado para dirigir os macedônicos.

Rei da Macedônia

Em 359 a. C. quando o irmão de Filipe, o rei Pérdicas III morreu, deixando como único herdeiro um menino, Filipe assumiu a regência do trono macedônico.

Pouco tempo depois de assumir o governo, Filipe casa-se com Olímpia, descendente de uma família nobre do reino de Épiro (atual Albânia). Juntos tiveram dois filhos: Cleópatra e Alexandre.

Sob seu governo, a Macedônia alargou suas fronteiras, tornando-se o Estado mais importante da península Balcânica. Assumiu também o controle das minas de ouro e prata do Monte Pageu, conseguindo cunhar sua própria moeda.

Novas normas foram adotadas para aumentar o poderio das tropas macedônicas. A cavalaria, que era constituída por membros da nobreza, ganhou importância especial e se tornou a mais poderosa da Grécia, para ataques rápidos e fulminantes.

A infantaria, integrada por homens do povo, passou a receber treinamento em táticas até então desconhecidas, tornando eficaz e praticamente imbatível. Assim surgiu a falange de lanças, que valeu a Filipe a vitória sobre atenienses e tebanos.

Formada com lanças mais compridas do que as comuns, a falange constituía uma força de apoio que dava à cavalaria o máximo poder de ataque. Seu prestígio cresceu gradativamente, até levar o exército a aclamá-lo soberano da Macedônia.

Em 338 a. C. auxiliado pelo filho Alexandre à frente da cavalaria, Filipe venceu os gregos na Batalha de Queronéia, consolidando seu domínio sobre a Grécia. Forma então a Liga de Corinto. Em 337 a. C., a Liga de Corinto declara guerra contra a Pérsia, tradicional inimiga dos gregos.

Morte

Em 336 a. C., durante as festividades do casamento de sua filha Cleópatra, Filipe II foi assassinado, pelo nobre Pausânias, que lhe atingiu com uma punhalada mortal.

Filipe II da Macedônia morreu deixando um enorme Exército Nacional e um vasto território para seu herdeiro Alexandre o Grande, que concluiu a obra do pai, estabelecendo um dos maiores impérios da antiguidade.

Veja também as biografias de:
  • Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) foi rei da Macedônia, império que se esten...
  • Dom João VI (1767-1826) foi rei de Portugal. Abriu os portos brasileiros ao c...
  • Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
  • Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. C. A sua grande obra foi...
  • Fernando II de Aragão (1452-1516) foi rei da Espanha. (,...
  • Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quaren...
  • Ricardo I (1157-1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão, por sua...
  • Henrique II da Inglaterra (1133-1189) foi rei da Inglaterra entre 1154 e 1189...
  • Luís XV (1710-1770) foi rei da França entre 1715 e 1774. Durante sua menorida...
  • Filipe IV, o Belo (1268-1314) foi rei da França de 1285 a 1299. Conseguiu ele...

Última atualização: 08/07/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.