Eduardo Kobra

Muralista brasileiro

Biografia de Eduardo Kobra

Eduardo Kobra (1976) é um artista plástico brasileiro. Grafiteiro e muralista é autor de diversos murais em escala monumental espalhados por vários países.

Carlos Eduardo Fernandes, conhecido com o nome artístico de Eduardo Kobra, nasceu no Jardim Martinica, na zona sul de São Paulo, no dia 1 de janeiro de 1976. Filho de um tapeceiro e de uma dona de casa com 12 anos já espalhava rabiscos pelos muros da cidade. Nessa época, fazia desenhos na escola pública em que estudava, foi quando recebeu o apelido de Cobra, pela perfeição de seu desenho.

Início de Carreira

Eduardo Cobra pertenceu a uma gang que espalhava seus rabiscos, com sprey, pelos muros da cidade, chegando a ser preso por três vezes. O segundo passo foi virar grafiteiro – um pichador que assume pretensões artísticas, mas ainda tem a compulsão de pintar paredes sem pedir permissão.

Nos anos 90, Eduardo Cobra começou a ganhar dinheiro com seu grafite, entre outros trabalhos pintava cartazes para agências de publicidade. Em seguida, completou sua evolução ao tornar-se muralista – um grafiteiro que, pelas dimensões do trabalho só consegue atuar com a permissão ou contratação dos donos do imóvel e das autoridades.

Muralista

Em 2007, Eduardo Kobra começou a aparecer na mídia com o projeto “Muro das Memórias”, em que passou a reproduzir, nas ruas, fotos antigas de São Paulo. O passo seguinte foi a elaboração de murais. O artista fez curso para pintar em cima de gruas.  Passou a pintar murais ambiciosos. Cada mural pode levar de dez dias a três meses para ser realizado.

Entre seus trabalhos destacam-se o mural de Nelson Mandela, pintado a convite de Madonna, no hospital infantil que a cantora mantém na África, a  Bailarina pintada nas proximidades do Balé Bolshoi, em Moscou e Michael Jackson, pintado na esquina da East 11th Street com a First Avenue, em Nova Iorque.

Obras

Kobra
Mural Etnias (Rio de Janeiro)
Kobra
David Bowie (Nova Jersey)
Kobra
Nelson Mandela (Malaui, África)
Kobra
A Bailarina  (Moscou)
Kobra
Anne Frank (Amsterdã, Holanda)
Kobra
Niemeyer (São Paulo)
Kobra
Michael Jackson (Nova Iorque)

Se você é fã da arte de rua não deixe de ler o artigo Curte grafite? Então descubra os maiores grafiteiros brasileiros dos nossos tempos.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 22/07/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.