Banksy

Artista de rua britânico

Biografia de Banksy

Banksy (1974) é um artista de rua britânico que usa sua arte para questionar os valores da sociedade. Suas obras estão em Bristol, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Paris e em várias outras cidades.

Banksy (1974), pseudônimo de Robin Banks, nasceu em Bristol, Inglaterra, no dia 28 de julho de 1973, segundo o tabloide inglês Daily Mail, mas essas informações nunca foram comprovadas. Suas pichações começaram a surgir em meio à cena Underground em Bristol no fim dos anos 80 e são encontradas facilmente nas ruas de sua cidade.

Nos anos 90, chama atenção pelo uso da técnica do estêncil em seus grafitis, em que se aplica o desenho através de um corte no papel por onde passará a tinta, o que lhe garante rapidez no seu trabalho. O mistério sobre sua identidade é mantido com a ajuda de um grupo de colaboradores que chegam a montar tapumes ao redor para ele pintar escondido.

Em suas obras o artista além de pintar figuras irônicas e frases de efeito em pares e prédios, deixa mensagens carregadas de conteúdo social e político. Antes mesmo da fama, em 2003, Banksy estampou a capa do sétimo álbum de estúdio da banda Blur.

Banksy já deixou mensagens de protesto em jaulas de zoológico, como: “Quero sair”. Chato, chato, chato”. Pintou notas de 10 libras substituindo a rainha Elizabeth pela princesa Diana, que foram vendidas por 200 libras. Acrescentou obras penetras em museus. Em 2005, sua pintura penetra do homem da caverna caçando um carrinho de supermercado acabou indo para o acervo permanente do Museu Britânico.

Em 2005, Banksy pintou imagens de um mundo perfeito no lado palestino do muro que separa o território de Israel. Sua porta-voz disse que “As forças de segurança israelenses chegaram a atirar para o alto, e houve um bocado de armas apontadas para ele”. Em 2006, Banksy entrou como turista na Disneylândia, na Califórnia, levando uma mochila com um boneco inflável vestido com uniforme dos detentos da prisão de Guantánamo. Burlando a segurança, inflou o boneco e posicionou perto de uma montanha-russa .

Em 2009, a exposição “Banksy vs Bristol Museum, atraiu cerca de 300 mil pessoas em 12 semanas, onde suas obras interagiam com o acervo permanente. Em 2010, um documentário sobre a arte urbana, “Exit Through the Gift Shop”, dirigido por Banksy teve sua estreia mundial no Festival de Filmes de Sundance, sendo lançado no Reino Unido no dia 5 de março de 2010. Em 2011 foi um dos indicados ao Oscar de Melhor Documentário.

Em 2013, Banksy esteve em Nova Iorque e espalhou seu trabalho pelas paredes da cidade. Resolveu protestar contra a construção do novo World Trade Center, e resolveu tirar um sarro com o jornal The New York Times, que se recusou a publicar um texto com sua opinião sobre o assunto. Em uma parede escreveu: “Esse local contém mensagens bloqueadas”.

O polêmico e misterioso artista lançou novas obras de protesto no campo de refugiados na França, conhecido como “A Selva”. Em uma delas, retrata Steve Jobs com um Macintosh antigo em uma das mãos e uma sacola preta na outra. A ideia é lembrar que Steve foi filho de um imigrante sírio. Em outra obra, o artista faz uma interpretação própria de Le Radeau de la Méduse, em uma cena de naufrágio, mas acrescentando ao fundo um iate de luxo. Escreveu ainda em seu site: “Não estamos todos no mesmo barco”.

Veja também as biografias de:
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Winston Churchill (1874-1965) foi político britânico. Foi Ministro da Guerra...
  • Anthony Giddens (1938) é um sociólogo, conferencista e professor britânico, r...
  • C. S. Lewis (1898-1963) foi um escritor, professor e crítico literário britân...
  • Bertrand Russell (1872-1970) foi o mais influente filósofo britânico do sécul...
  • Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos...
  • Joseph Conrad (1857-1924) foi um escritor britânico, mais conhecido pelas obr...
  • George Michael (1963-2016) foi um cantor britânico, que fez sucesso com os hi...
  • Ringo Starr (1940) é um músico britânico, cantor, compositor, ator e diretor,...
  • Graham Greene (1904-1991) foi um escritor britânico, um dos mais importantes...

Última atualização: 11/01/2017