Banksy

Artista de rua britânico

Biografia de Banksy

Banksy (1974) é um artista de rua britânico que usa sua arte para questionar os valores da sociedade. Suas obras estão em Bristol, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Paris e em várias outras cidades.

Banksy, pseudônimo de Robin Banks, nasceu em Bristol, Inglaterra, no dia 28 de julho de 1973, segundo o tabloide inglês Daily Mail, mas essas informações nunca foram comprovadas.

Banksy esconde sua identidade e aparece sempre com um capuz. O mistério sobre sua identidade é mantido com a ajuda de um grupo de colaboradores que chegam a montar tapumes ao redor do artista para proteger sua identidade.

Início de atividades

As pichações de Banksy começaram a surgir em meio à cena Underground em Bristol no fim dos anos 80 e são encontradas facilmente nas ruas de sua cidade.

Nos anos 90, suas obras chamaram atenção pelo uso da técnica do estêncil em seus grafites, em que se aplica o desenho através de um corte no papel por onde passará a tinta, o que lhe garante rapidez no seu trabalho.

Em suas obras o artista além de pintar figuras irônicas e frases de efeito em paredes de prédios e muros, deixa mensagens carregadas de conteúdo social e político.

Antes mesmo da fama, em 2003, Banksy estampou a capa do sétimo álbum de estúdio da banda Blur. Pintou notas de 10 libras substituindo a rainha Elizabeth pela princesa Diana, que foram vendidas por 200 libras. Acrescentou obras penetras em museus.

Banksy visitou a Palestina algumas vezes e em todas deixou sua arte espalhada pelos muros da cidade, entre elas:

O mural “Soldier Trrowin Flowers” (2005) que mostra um cidadão com o rosto coberto por um lenço, em um gesto atirando um ramo de flores, ao invés de uma bomba.

banksy
Soldier Throwing Flowers

No mural “Stop and Search” (2007), pintado em Bethlehem, na Palestina, o artista inverte os papéis ao expor um soldado encostado no muro sendo revistado por uma menina.

Banksy
Stop and Search

Em 2006, Banksy entrou como turista na Disneylândia, na Califórnia, levando uma mochila com um boneco inflável vestido com uniforme dos detentos da prisão de Guantánamo.

Burlando a segurança, inflou o boneco e posicionou perto de uma montanha russa.

Fama e documentário

Em 2009, a exposição “Banksy vs Bristol Museum, atraiu cerca de 300 mil pessoas em 12 semanas, onde suas obras interagiam com o acervo permanente.

Em 2010, Banksy dirigiu o documentário “Exit Through the Gift Shop”, que conta a história de Thierry Guella, um imigrante francês que mora em Los Angeles e as suas observações sobre a arte de rua.

O documentário estreou no Festival Sundance de cinema em 24 de janeiro de 2010, sendo premiado com o Spirit Award, considerado o Oscar do cinema independente.

O prêmio foi entregue, em uma cerimônia em Santa Mônica, Califórnia, ao grafiteiro Thierry Guetta, conhecido como Mr. Brainwash, que representou Banksy.

Protestos pelo mundo

Em 2013, Banksy esteve em Nova Iorque e espalhou seu trabalho pelas paredes da cidade. Resolveu protestar contra a construção do novo World Trade Center.

Quando o jornal The New York Times, que se recusou a publicar um texto com sua opinião sobre o assunto, ele escreveu em uma parede: “Esse local contém mensagens bloqueadas”.

O polêmico e misterioso artista lançou novas obras de protesto no campo de refugiados na França, conhecido como “A Selva”.

Em uma delas, retrata Steve Jobs com um Macintosh antigo em uma das mãos e uma sacola preta na outra. A ideia é lembrar que o pai de Steve era um imigrante sírio.

banksy

Em outra obra, o artista faz uma interpretação própria de "Le Radeau de la Méduse", em uma cena de naufrágio, mas acrescentando ao fundo um iate de luxo. Escreveu ainda em seu site: “Não estamos todos no mesmo barco”.

Em 2012, Banksy pintou o mural Slave Labor (Trabalho Escravo) na parede lateral de uma loja de Poundland em Wood Green, Londres.

O mural mostra uma criança ajoelhada no chão trabalhando em uma máquina de costura.

Banksy
Slave Labor

A obra representa um protesto contra o uso do trabalho escravo para a fabricação de lembrancinhas para o Jubileu de Diamante da Rainha e para as Olimpíadas de Londres de 2012.

Em 2013, o mural foi removido da parede e colocado para a venda em um site on-line. Mais tarde, apareceu para venda no Fine Art Auctions Miami, por meio milhão de dólares.

Apesar de afirmar que a obra foi adquirida por meio de transação legítima, e de ter recebido três propostas, a venda da obra foi suspensa.

Em 2017, em Dover, no sudeste da Inglaterra, Banksy pintou um painel que faz referência à saída da Inglaterra da União Europeia.

Banksy
Brexit

O artista expõe um trabalhador em cima de uma longa escada, apagando uma das estrelas da bandeira da comunidade europeia.

Leilão da obra “Garota com Balão”

Em 2002, Banksy pintou um mural em Londres, intitulado "Girl With Ballon".

banksy
Girl With Balloon

No dia 5 de outubro de 2019, no salão da Sotheby’s, a mais famosa casa de leilões de arte do mundo, o quadro de Banksy intitulado “Garota com Balão" foi vendido pelo equivalente a 5 milhões de reis.

A imagem que Banksy pintou reproduz o grafite pintado no muro de Londres, em 2002.

Assim que o leiloeiro bateu o martelo na mesa, um mecanismo começou a funcionar e a parte de baixo do quadro foi picotada. A performance combinada chamou a atenção global e o valor do quadro dobrou.

Banksy
Leilão da obra Garota com Balão

Frases de Banksy

  • A arte deve confortar os perturbadores e perturbar os confortáveis.
  • Não há nada mais perigoso do que alguém que quer tornar o mundo um lugar melhor,
  • Dizem que você morre duas vezes. Uma vez, quando você para de respirar e uma segunda vez, um pouco mais tarde, quando alguém diz seu nome pela última vez.
  • As pessoas que mandam nas cidades não entendem o grafite porque acham que nada tem o direito de existir se não gerar lucro, que torna a opinião deles desprezível.
Veja também as biografias de:
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Winston Churchill (1874-1965) foi político britânico. Foi Ministro da Guerra...
  • C. S. Lewis (1898-1963) foi um escritor, professor e crítico literário britân...
  • Arthur Conan Doyle (1859-1903) foi um escritor e médico britânico, autor das...
  • Anthony Giddens (1938) é um sociólogo, conferencista e professor britânico, r...
  • Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos...
  • Bertrand Russell (1872-1970) foi o mais influente filósofo britânico do sécul...
  • Joseph Conrad (1857-1924) foi um escritor britânico, mais conhecido pelas obr...
  • Ringo Starr (1940) é um músico britânico, cantor, compositor, ator e diretor,...
  • George Michael (1963-2016) foi um cantor britânico, que fez sucesso com os hi...

Última atualização: 18/11/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.