Lula Cardoso Ayres

Pintor brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Lula Cardoso Ayres

Lula Cardoso Ayres (1910-1987) foi um pintor brasileiro. Realizou exposições individuais no Museu de Arte de São Paulo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna da Bahia e no Palácio de Itamarati, em comemoração ao sesquicentenário da Independência do Brasil.

Lula Cardoso Ayres nasceu no Recife, Estado de Pernambuco, no dia 26 de setembro de 1910. Era filho de João Cardoso Ayres e Carolina Cardoso Ayres, sócios da Usina Cucaú. Passou a infância na propriedade da família, no bairro da Madalena.

Formação artística

Em 1921, com apenas 11 anos, Lula Cardos Ayres fez sua primeira pintura, um nanquim-aquarela. Entre 1922 e 1924 iniciou seus estudos em pintura com o pintor alemão, Heinrich Mozer, que morava na cidade do Recife.

Em 1925 viajou para Paris onde passou vários anos se dedicando ao estudo de diversas tendências modernas, visitou museus, exposições e ateliês.

Em 1930 retornou ao Brasil, fixando residência no Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Fez amizade com o Cândido Portinari e Orlando Teruz.

Lula Cardos Ayres viveu dois anos na capital da República, onde ilustrou livros e revistas, trabalhou com Procópio Ferreira, pintando cenários para o teatro.

Em 1932, retornou a Pernambuco, onde se dedicou ao trabalho na Usina Cucaú. Aproximou-se de Gilberto Freire. Participou da exposição de pinturas do Congresso Afro-Brasileiro, realizado no Recife, em 1934.

Esse encontro representou uma aproximação das manifestações da cultura negra e Ibérica, como crenças religiosas, músicas, danças, representações plásticas e atividades carnavalescas.

Nesse congresso estavam presentes diversas personalidades de destaque, como o sociólogo Gilberto Freyre, o organizador do evento, o psiquiatra Ulisses Pernambucano o antropólogo Edson Carneiro, o historiador e crítico literário Aderbal Jurema, entre outros.

Carreira

Lula Cardoso Ayres trabalhou com o pai até 1944, tentando se adaptar a vida de empresário, mas se afastou dos negócios e se dedicou, em tempo integral, à pintura.

Produziu uma enorme quantidade de murais que estão espalhados por diversas cidades, como Recife, São Paulo, Santos, Salvador, Penedo e Maceió.

Seu primeiro mural foi encomendado pelo médico Artur Moura, para sua clínica na Praça Chora Menino, no bairro da Boa Vista.

Produziu um painel para o Cinema São Luís, no Recife, que retrata a vida cotidiana e festividades nordestinas:

lula cardoso

Os críticos salientam a existência, em sua obra, de uma fase figurativa, quando pintou paisagens e tipos humanos representativos do mundo rural, entre elas:

lula cardos

No início da década de 50, sua arte voltou-se para o abstracionismo. Entre os trabalhos dessa época destaca-se o Bumba-Meu- Boi.

lula cardoso

Lula Cardoso Ayres participou das três primeiras Bienais de São Paulo, entre 1951 e 1955. Realizou exposições individuais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Salvador e no Palácio do Itamarati.

Em meados dos anos 60, sua produção retorna a figuração em representações femininas, entre elas:

lula cardoso ayres

Lula Cardoso Ayres pintou também uma série de animais fantásticos, entre eles, destacam-se:

lula cardoso

Durante 25 anos, Lula Cardos Ayres foi professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco.

Com o apoio constante da esposa, Lourdes Cardoso Ayres, realizou uma obra que agora é preservada por seus filhos João e Luiz, no Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres.

O Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres está localizado no bairro de Piedade na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, possuindo mais de 300 trabalhos do artista, entre pinturas, desenhos, programação visual, ilustrações e murais.

Lula Cardoso Ayres faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 30 de junho de 1987.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Romero Britto (1963) é um pintor e escultor brasileiro. Radicado em Miami, no...
  • Candido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nom...
  • Di Cavalcanti (1897-1976) foi um pintor brasileiro. Apesar da influência cubi...
  • Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) foi um pintor brasileiro. Seus quadros f...
  • Pedro Américo (1843-1905) foi um pintor brasileiro. A tela O Grito do Ipirang...
  • Cícero Dias (1907-2003) foi um pintor, desenhista e ilustrador brasileiro, gra...
  • Ismael Nery (1900-1934)foi um pintor brasileiro, considerado um dos precursor...
  • Victor Meirelles (1832-1903) foi um pintor e professor do Brasil Império, um...
  • Iberê Camargo (1914-1994) foi um pintor, gravador, desenhista, escritor e pro...
  • Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) foi um pintor, desenhista, ilustrador e...