Ismael Nery

Pintor brasileiro
Por Dilva Frazão

Biografia de Ismael Nery

Ismael Nery (1900-1934) foi um pintor brasileiro, considerado um dos precursores do surrealismo no Brasil. Sua obra só foi apreciada após a sua morte.

Ismael Nery nasceu em Belém, no dia 9 de outubro de 1900.  Ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro.

Formação e fases

Em 1917, Ismael Nery ingressou na Escola Nacional de Belas-Artes, porém não se adaptou ao caráter acadêmico do curso.

Dedicou-se à cópia em gesso de esculturas da Antiguidade greco-romana e com isso desenvolveu o gosto pela “figura humana”, tema que desenvolveu na maior parte de sua obra.

Em 1920 viajou para Europa, e durante três meses frequentou a Académie Julian, em Paris, escola de pintura e escultura, a mesma frequentada por Tarsila do Amaral.

De volta ao Brasil ,em 1921, foi nomeado desenhista da seção de Arquitetura e Topografia da Diretoria do Patrimônio Nacional. Tornou-se amigo de Murilo Mendes, que foi grande incentivador de sua obra.

A primeira fase da pintura de Ismael Nery, que vai de 1922 a 1923, é caracterizada por pinturas expressionistas. É desse período o Retrato de Murilo Mendes.

Ismael Nery
Rettrato de Murilo Mendes (1922)

Em 1922, casa-se com a jornalista e escritora Adalgisa Nery que se torna a musa de suas principais pinturas.

Diferente de outros artistas da Primeira Geração Modernista, Ismael Nery não buscava uma identidade nacional, nesse período, sintoniza-se com o Cubismo.

A segunda fase da pintura de Ismael Nery, que vai de 1924 até 1927, recebeu evidente influência da fase azul de Pablo Picasso. É desse período a obra Figuras em Azul.

Ismael Nery
Figuras em Azul (1924)

Em 1927, Ismael Nery viaja para a Europa em companhia de sua esposa e entra em contato com as obras dos surrealistas e em especial com as cores descompostas e figurações oníricas de Marc Chagal.

Influenciado pelo artista francês, de origem russa, Ismael Nery entra na sua terceira fase quando deixa transparecer em suas obras o estilo típico dos surrealistas tornando-se o pioneiro dessa corrente no Brasil. 

Ismael Nery
Auto-retrato (1930)

Ismael Nery teve uma pequena produção de aquarelas, óleos e desenhos. As muitas mulheres representadas por Ismael apresentavam um aspecto andrógino, entre elas: Namorados e Duas Mulheres.

Ismael Nery
Namorados

Sua produção só foi reconhecida após as exposições de suas obras nas bienais de 1965 e 1969.

Hoje, Ismael Nery é reconhecido como um dos maiores artistas de sua geração, junto com Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Ismael Nery faleceu no Rio de Janeiro, ainda jovem, vitimado pela tuberculose, no dia 6 de abril de 1934.

Última atualização: 20/07/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de: