Goethe

Escritor alemão
Por Dilva Frazão

Biografia de Goethe

Goethe (1749-1832) foi um escritor alemão, autor de "Fausto", poema trágico, obra prima da literatura alemã. Foi filósofo e cientista. Fez parte, junto com Schiller, Wieland e Herder, do "Classicismo de Weimar" (1786-1805), período do apogeu literário na Alemanha.

Johann Wolfgang von Goethe  nasceu em Frankfurt na Main, Alemanha, em 28 de agosto de 1749. Era filho do juiz Johann Gaspar Goethe e de Catharina Elisabeth Goethe, descendente de rica e culta família alemã.

Cresceu em meio aos livros da biblioteca de seu pai, que possuía mais de 2000 volumes. Educados por tutores, recebeu aulas de inglês, francês, italiano, grego e latim. Estudou ciências, religião e música.

Primeiros poemas

Em 1765, por desejo do pai, iniciou o curso de Direito da Universidade de Leipzig, onde escreveu seus primeiros poemas líricos, reunidos em O Livro de Annete (1767).

Pouco interessado nas aulas da faculdade e levando uma vida boêmia, em 1768, Goethe é acometido de tuberculose e retorna à casa dos pais.

Em 1770, recuperado, foi para Estrasburgo, onde continuou o curso de Direito. Nessa época conhece Herder, filósofo e escritor alemão, que lhe influenciou na leitura de Shakespeare e de Homero.

A paixão por Friederike Brion, filha de um pastor da aldeia, apesar de ter sido um episódio breve, lhe inspirou uma série de belas poesias eróticas, as primeiras poesias líricas de valor da literatura alemã.

Em 1771, após concluir os estudos, começou a trabalhar em Frankfurt, até obter o cargo de auditor da câmara imperial em Wetzlar.

Em 1772 apaixona-se por Charlotte Buff, noiva de um amigo íntimo, conflito que o abateu profundamente.

Primeiro romance

Em 1974 publicou Os Sofrimentos do Jovem Werther, primeiro romance de Goethe, em que o protagonista se mata após o fracasso de sua pretensão sentimental.

A obra, essencialmente psicológica, teve repercussão extraordinária em toda a Europa. A figura atormentada de Werther tornou-se modelo de herói pré-romântico e chegou a suscitar uma onda de suicídios.

Weimar

Em 1775, Goethe foi convidado pelo grão-duque Carlos Augusto, para fixar residência em Weimar e o nomeia para seu conselheiro particular.

Goethe passa a viver com Charlotte von Stein, mulher requintada que lhe inspirou as obras-primas como os poemas líricas A Lua (1778) e Canção Noturna do Caminhante (1780).

Religião

Nessa época, lendo Spinoza, Goethe converteu-se ao credo panteísta e tornou-se adorador da natureza como divindade. Começa seus estudos de Ciências Naturais e em 1784 descobre o “intermaxilar”, um osso do corpo humano desconhecido pelos anatomistas.

Itália

Em 1786 Goethe viajou para a Itália, onde permaneceu por dois anos. Atraído pelos monumentos da antiguidade greco-romana e fortemente influenciado pela cultura italiana, interessou-se pela recuperação da harmonia clássica.

Foi nessa época que publicou três dramas: Ifigênia em Táuride (1787), Egmont (1788) e Torquato Tasso (1790), obras que conjugam forma clássica, humanismo e acuidade psicológica.

O Classicismo de Weimar

Em 1794, Goethe retornou para Weimar quando encontrou-se com Schiller dando início a uma grande amizade, da qual nasceria o “Classicismo de Weimar”.

A influência de Schiller foi  decisiva para que Goethe partilhasse a ideia segundo a qual a obra de arte não deve apenas retratar a beleza do mundo e a interioridade do autor, mas também oferecer ao homem um modelo de vida.

Em 1805 escreve, em prosa clássica Winchelmann e seu século, uma espécie de manifesto do Classicismo.

Romantismo

Com a morte prematura de Schiller, em 1805, Goethe aproxima-se da nascente Escola Romântica que dividia o interesse pelas emoções que regem a vida e a natureza.

No entanto, Goethe não estava de acordo com a tendência cristã e Medieval do romantismo em detrimento ao Classicismo pagão. Com a obra As Afinidades Eletivas (1809), profunda análise psicológica de um adultério, antecipa uma visão realista das paixões humanas.

Fausto

Em 1808, Goethe publicou a primeira parte do poema dramático Fausto no qual trabalhava desde a juventude.

Na versão definitiva, a obra começa com as meditações metafísicas de Fausto que formam um profundo poema filosófico.

A partir da lenda faustiana, da antiga tradição universal, Gohethe trata do conflito de um homem que se dilacera entre a vontade de se elevar espiritualmente e a atração pelos prazeres e bens terrenos.

Repleta de razão e emoção, consciência e natureza, o poema é uma das obras-primas da literatura universal.

Goethe dedicou o resto de sua vida à elaboração da segunda parte de Fausto, em que proclama ideias bastante modernas de trabalho e liberdade. A obra foi concluída em 1830, porém só foi publicada após sua morte.

Johann Wolfgang Goethe morreu em Weimar, Alemanha, no dia 22 de março de 1832.

Frases de Goethe

  • "Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira".
  • "A alegria não está nas coisas, está em nós".
  • "É melhor estar triste com amor, do que alegre sem ele".
  • "A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha, mais preciosa".
  • "O amor não se deve somente queimar, mas também aquecer".
  • "Falar é uma necessidade, escutar é uma arte".
  • "Diz-me com quem andas e direi quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar".

Última atualização: 27/07/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Charles Bukowski (1920-1994) foi um escritor alemão, que viveu e morreu nos E...
  • Thomas Mann (1875-1955) foi um escritor alemão. Autor de "Morte em Veneza", u...
  • Friedrich Schiller (1759-1805) foi um dramaturgo, poeta, filósofo e historiad...
  • Hermann Hesse (1877-1962) foi um importante escritor alemão, autor de importa...
  • Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
  • Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...
  • Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
  • Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do siste...
  • Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor alemão. A "9.ª Sinfonia" f...
  • Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do ter...