Goethe
Biografia de Goethe
Goethe (1749-1832) foi um escritor alemão, autor de "Fausto", poema trágico, obra prima da literatura alemã. Foi filósofo e cientista. Fez parte, junto com Schiller, Wieland e Herder, do "Classicismo de Weimar" (1786-1805), período do apogeu literário na Alemanha.
Fruto de uma vida inquieta e de uma inteligência sem limites, a obra de Goethe abrange tudo o que precedeu e tudo o que se anunciou em seu tempo, sintetizando sentimento e razão, homem e natureza.
Johann Wolfgang von Goethe nasceu em Frankfurt na Main, Alemanha, em 28 de agosto de 1749. Era filho do juiz Johann Gaspar Goethe e de Catharina Elisabeth Goethe, descendente de rica e culta família alemã.
Cresceu em meio aos livros da biblioteca de seu pai, que possuía mais de 2000 volumes. Educado por tutores, recebeu aulas de inglês, francês, italiano, grego e latim. Estudou ciências, religião e música.
Primeiros poemas
Em 1765, por desejo do pai, iniciou o curso de Direito da Universidade de Leipzig, quando escreveu seus primeiros poemas líricos, reunidos em O Livro de Annete (1767).
Pouco interessado nas aulas da faculdade e levando uma vida boêmia, em 1768, Goethe foi acometido de tuberculose e retornou para a casa dos pais.
Em 1770, recuperado, foi para Estrasburgo, onde continuou o curso de Direito. Nessa época conhece Herder, filósofo e escritor alemão, que lhe influenciou na leitura de Shakespeare e de Homero.
A paixão por Friederike Brion, filha de um pastor da aldeia, apesar de ter sido um episódio breve, lhe inspirou uma série de belas poesias eróticas, as primeiras poesias líricas de valor da literatura alemã.
Em 1771, após concluir os estudos, começou a trabalhar em Frankfurt, até obter o cargo de auditor da câmara imperial em Wetzlar.
Em 1772 apaixonou-se por Charlotte Buff, noiva de um amigo íntimo, conflito que o abateu profundamente.
Primeiro romance
Em 1974 publicou Os Sofrimentos do Jovem Werther, primeiro romance de Goethe, em que o protagonista se mata após o fracasso de sua pretensão sentimental.
A obra, essencialmente psicológica, teve repercussão extraordinária em toda a Europa. A figura atormentada de Werther tornou-se modelo de herói pré-romântico e chegou a suscitar uma onda de suicídios.
Weimar
Em 1775, Goethe foi convidado pelo grão-duque Carlos Augusto, para fixar residência em Weimar e foi nomeado para seu conselheiro particular.
Goethe passou a viver com Charlotte von Stein, mulher requintada que lhe inspirou as obras-primas como os poemas líricos A Lua (1778) e Canção Noturna do Caminhante (1780).
Nessa época, lendo Spinoza, Goethe converteu-se ao credo panteísta e tornou-se adorador da natureza como divindade. Começou seus estudos de Ciências Naturais e em 1784 descobriu o intermaxilar, um osso do corpo humano desconhecido pelos anatomistas.
Itália
Em 1786, Goethe viajou para a Itália onde permaneceu por dois anos. Atraído pelos monumentos da antiguidade greco-romana e fortemente influenciado pela cultura italiana, interessou-se pela recuperação da harmonia clássica.
Foi nessa época que publicou três dramas: Ifigênia em Táuride (1787), Egmont (1788) e Torquato Tasso (1790), obras que conjugam forma clássica, humanismo e acuidade psicológica.
O Classicismo de Weimar
Em 1794, Goethe retornou para Weimar quando encontrou-se com Schiller dando início a uma grande amizade, da qual nasceria o Classicismo de Weimar.
A influência de Schiller foi decisiva para que Goethe partilhasse a ideia segundo a qual a obra de arte não deve apenas retratar a beleza do mundo e a interioridade do autor, mas também oferecer ao homem um modelo de vida.
Em 1805 escreveu, em prosa clássica, Winchelmann e seu Século, uma espécie de manifesto do Classicismo.
Romantismo
Com a morte prematura de Schiller, em 1805, Goethe aproximou-se da nascente Escola Romântica que dividia o interesse pelas emoções que regem a vida e a natureza.
No entanto, Goethe não estava de acordo com a tendência cristã e medieval do Romantismo em detrimento ao Classicismo pagão. Com a obra As Afinidades Eletivas (1809), profunda análise psicológica de um adultério, antecipou uma visão realista das paixões humanas.
Fausto
Em 1808, Goethe publicou a primeira parte do poema dramático Fausto no qual trabalhava desde a juventude.
Na versão definitiva, a obra começa com as meditações metafísicas de Fausto que formam um profundo poema filosófico.
A partir da lenda faustiana, da antiga tradição universal, Goethe trata do conflito de um homem que se dilacera entre a vontade de se elevar espiritualmente e a atração pelos prazeres e bens terrenos.
Repleta de razão e emoção, consciência e natureza, o poema é uma das obras-primas da literatura universal.
Goethe dedicou o resto de sua vida à elaboração da segunda parte de Fausto, em que proclama ideias bastante modernas de trabalho e liberdade. A obra foi concluída em 1830, porém só foi publicada após sua morte.
Johann Wolfgang Goethe morreu em Weimar, Alemanha, no dia 22 de março de 1832.
Frases de Goethe
- "Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira".
- "A alegria não está nas coisas, está em nós".
- "É melhor estar triste com amor, do que alegre sem ele".
- "A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha, mais preciosa".
- "O amor não se deve somente queimar, mas também aquecer".
- "Falar é uma necessidade, escutar é uma arte".
- "Diz-me com quem andas e direi quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar".
- Charles Bukowski (1920-1994) foi um escritor alemão, que viveu e morreu nos E...
- Hermann Hesse (1877-1962) foi um importante escritor alemão, autor de importa...
- Thomas Mann (1875-1955) foi um escritor alemão. Autor de "Morte em Veneza", u...
- Friedrich Schiller (1759-1805) foi um dramaturgo, poeta, filósofo e historiad...
- Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo teórico alemão e professor...
- Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
- Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...
- Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
- Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor, regente e pianista alemão...
- Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do siste...