Glória Maria

Jornalista brasileira
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Glória Maria

Glória Maria (1949) é uma jornalista brasileira. Foi apresentadora do jornal “RJTV”, foi repórter do Jornal Hoje, do Jornal Nacional e do programa “Fantástico”. Desde 2010 ela viaja o mundo fazendo reportagens especiais para o programa “Globo Repórter”.

Glória Maria Matta da Silva nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto de 1949. Seu pai Cosme Braga da Silva era alfaiate, e sua mãe Edna Alves Matta era dona de casa.

Gloria Maria estudou em escolas públicas e logo se destacou por escrever excelentes redações. Com 16 anos começou a trabalhar como telefonista na Companhia Telefônica Brasileira. Com 18 anos, ingressou no curso de jornalismo da Universidade Católica (PUC – Rio).

Carreira de jornalista

Em 1970, Glória Maria foi levada, por uma amiga, para a Rede Globo do Rio de Janeiro, onde começou como estagiária no departamento de jornalismo. No mesmo ano, foi efetivada no emprego.

Sua primeira reportagem foi na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, em 20 de novembro de 1971. Com pouco tempo, Glória Maria tornou-se âncora do RJTV, jornal da cidade do Rio de Janeiro.

Glória Maria

Em seguida, Glória Maria apresentou reportagens para a jornal Hoje e o Jornal Nacional.

Fantástico

A partir de 1986, Glória Maria passou a integrar a equipe de repórteres do programa Fantástico. Em 1998, a jornalista começou a fazer reportagens especiais e viajou por mais de 100 países.

Glória Maria entrevistou diversas celebridades, entre elas, Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madona.

Após 10 anos realizando reportagens para o programa Fantástico, Gloria Maria pediu licença de dois anos para se dedicar a projetos pessoais, como as viagens para a Índia e a Nigéria, onde trabalhou como voluntária.

Globo Repórter

Em 2010, Glória Maria retornou para as telas da Globo para ser repórter especial do programa semanal, “Globo Repórter”, apresentado por Sérgio Chapelin.

No programa Globo repórter estreou com uma matéria sobre “Brunei Darussalam – A Morada da Paz”, um pequeno sultanato no Sudeste Asiático.

Glória Maria

Cada programa apresenta uma matéria sobre as paisagens e os costumes de diferentes lugares do mundo.  Esteve no "Grand Canyon", nos Estados Unidos, quando andou de balão e desceu de bote o rio Colorado.

Glória já mostrou o "Oásis da Paz em Omã" e fez um passeio de camelo pelo deserto. Esteve também em "Dubai". Na França, a jornalista visitou o "Vale do Loire", "Champagne" e "Provence".

O programa já fez uma matéria onde revelou a cultura e os costumes dos moradores do "Vietnã", "Laos" e "Camboja". Esteve em "Myanmar", no sul da Ásia, onde fez reportagem sobre o misticismo na religião.

Glória Maria já passou pela "Suécia", "Lapônia" e "Marrocos", onde mostrou a cidade azul, Marrakesh e as encantadoras serpentes. Em 2016, esteve na "Jamaica", onde entrevistou o campeão mundial de atletismo Usain Bolt.

Em 2017, Glória Maria esteve na "China" e fez matérias em "Hong Kong", onde mostrou um panda gigante, Em "Macau", pulou do mais alto bungee jump do mundo, com 233 metros de altura.

Em setembro de 2019, Sérgio Chapelin se aposentou, após 23 anos apresentando o Globo Repórter. A partir de então, Glória Maria passou a dividir o programa com a apresentadora Sandra Annenberg.

Vida Pessoal

Glória Maria já declarou que já se relacionou com com o engenheiro austríaco Hans Bernhard, com o francês Ericc Auquin e com o empresário português Frederico Fragoso.

Em 2009, Glória adotou duas meninas, Maria e Laura, que conheceu durante uma visita à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) de Salvador.

Em 2019, Glória Maria passou por uma cirurgia de emergência após descobrir um tumor no cérebro.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Natuza Nery (1977-) é uma jornalista que atua como comentarista de política e...
  • Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasilei...
  • Fátima Bernardes (1962) é uma jornalista brasileira, conhecida por ter aprese...
  • Joice Hasselmann (1978) é uma jornalista e política brasileira...
  • Patrícia Poeta (1976) é uma jornalista e apresentadora brasileira da Rede Glo...
  • Lima Barreto (1881-1922) foi um escritor brasileiro, o romancista da primeira...
  • Reinaldo Azevedo (1961) é um jornalista brasileiro. Colunista político e escr...
  • Ricardo Boechat (1952-2019) foi um jornalista brasileiro, âncora do Jornal da...
  • Harriet Martineau (1802-1876) foi uma jornalista, novelista, ensaísta e econo...
  • Paulo Henrique Amorim (1942-2019) foi um importante jornalista brasileiro...