Wassily Kandinsky

Pintor russo

Biografia de Wassily Kandinsky

Wassily Kandinsky (1866-1944) foi um pintor e professor russo, um dos primeiros pintores ocidentais a praticar o abstracionismo. Apesar de sua formação intelectual, Kandinsky era um homem religioso e místico, fascinado pela tradição da cultura popular russa. A música também inspirou sua arte abstrata. Sua maior contribuição às artes plásticas, segundo alguns estudiosos, foi sua obra teórica. O livro “A Espiritualidade da Arte” (1910) teve três edições sucessivas e foi provavelmente um dos livros mais lidos nos ateliês e bibliotecas entre os anos de 1911 e 1912. Kandinsky exerceu grande influência na História da Arte Ocidental, foi um dos maiores artistas do século XX.

Wassily Kandinsky (1866-1944) nasceu em Moscou, Rússia, no dia 16 de dezembro de 1866. Com a separação de seus pais foi educado por uma tia. Passou sua infância na cidade de Odessa, na Ucrânia. Entre os anos de 1876 a 1885 estudou desenho e música. De volta a Moscou, em 1886, ingressou nos cursos de Direito e Economia na Universidade de Moscou. Em 1889, participou de uma expedição etnográfica ao norte da Rússia, onde ficou fascinado com o colorido das casas dos camponeses. Outra revelação inquietante de forma e cor foi sentida nas telas de Monet expostas numa mostra de pintores franceses.

Em 1892 concluiu o curso de Direito. No ano seguinte casou-se com sua prima Anya Chimiakim. Em 1893 tornou-se assistente da Universidade de Moscou. Em 1895, Kandinsky passou a trabalhar como diretor artístico da Editora Kucherev, e em 1896 foi convidado para lecionar na Universidade de Dorpat, mas rejeitou a proposta e mudou-se para Munique, na Alemanha, para se dedicar ao estudo da pintura. Ingressou na escola de Azbè, mas as aulas não lhe agradaram, os professores estavam presos ao realismo e ao academicismo. Aproxima-se então, de pintores que se dedicam a uma arte moderna, desenvolvendo sua própria estética.

Depois de longas tentativas, em 1900, Wassily Kandinsky foi aceito na Academia de Arte de Munique, foi aluno de Frans von Stuck. Nesse mesmo ano expõe seus trabalhos na Associação dos Artistas de Moscou. Os primeiros quadros ainda mostravam nítidas influências impressionistas. Exibiam figuras humanas, objetos naturais e elementos da arte popular russa. Aos poucos, os contornos se tornaram mais imprecisos, os rostos perderam definições e as formas foram se tornando vagas referências de algo existente no mundo real.

Em 1901, junto com outros artistas, fundou a Associação dos Artistas, sendo nomeado para o cargo de presidente. Em seguida inaugura a “Escola de Pintura Phalanx”. Organiza exposições de diversos artistas. Em 1904, publicou seu álbum de xilogravuras “Poemas sem Palavras”. Nesse mesmo ano expõe no “Salão de Outono” em Paris.

Wassily Kandinsky tornou-se membro da Federação dos Artistas Alemães em 1910. Participa da exposição da Associação dos Artistas e expõe no Salão dos Independentes, em Paris. Nesse mesmo ano, reside durante três meses na Rússia, onde expõe 52 trabalhos no “Salão Internacional de Odessa”.

Junto com August Macke e Franz Mare forma o grupo “O Cavaleiro Azul”, criado em 1911, o grupo encoraja artistas expressionistas a alcançarem um estilo individual, mas compartilha o uso de cores fortes e uma tendência ao abstracionismo.

Em 1914, Wassily Kandinsky casa-se, pela segunda vez, com a artista alemã Gabriela Muenter, e juntos voltam para a Rússia. Em 1917 separa-se de Gabriela e casa-se com a Russa Nina, com quem ficará até o fim de sua vida. Nesse mesmo ano eclodiu a revolução bolchevique, liderada por Lênin. Em 1921, deixa seu país natal, e seus quadros, considerados individualistas e burgueses, foram banidos dos museus soviéticos.

Na Alemanha, assume o cargo de professor na prestigiosa Bauhaus, mas de novo enfrentou a ira totalitária dos nazistas ao ser declarado “artista degenerado”. Tragicamente, toda a sua produção entre 1926 e 1933 se perdeu. Transfere-se então com a mulher para Neuilly-sur-Seine, na França, onde faleceu no dia 15 de dezembro de 1944.

Veja também as biografias de:
  • Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi um químico russo. Organizou sua Tabela Peri...
  • Tchaikovsky (1840-1893) foi um músico russo. O Lago dos Cisnes, seu primeiro...
  • Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, autor de “Guerra e Paz", obra...
  • Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi escritor russo. Os Irmãos Karamázov e Crim...
  • Lênin (1870-1924), foi um político revolucionário russo, principal líder da R...
  • Nicolau II (1868-1918) foi o último czar russo, da longa dinastia dos Romanov...
  • Grigori Rasputin (1869-1916) foi um monge, fanático religioso e místico russo...
  • Pedro I da Rússia (1672-1725) foi um czar russo. O reinado de Pedro, o Grande...
  • Vladimir Putin (1952) é o atual presidente da Rússia, iniciou seu terceiro ma...
  • Vladimir Maiakvoski (1893-1930) foi poeta e dramaturgo russo, um dos maiores...

Última atualização: 09/03/2015