Pedro I da Rússia

Imperador russo

Biografia de Pedro I da Rússia

Pedro I da Rússia (1672-1725) foi um czar russo. O reinado de Pedro, o Grande, mudou radicalmente o curso da história do pais. Foi o criador da Rússia Moderna. Em seu governo foi erguida a cidade de São Petersburgo.

Pedro I da Rússia (1672-1725) nasceu em Moscovo, Rússia, no dia 9 de junho de 1672. Filho do imperador Alexis I, e da imperatriz Nataliya Naryshkina. Era membro da casa real de Ronnanov. Com a morte do czar Teodoro III, em 1682, sem deixar filhos, seus sucessores eram o irmão Ivã, de 15 anos, deficiente mental, filho do primeiro casamento de seu pai, e o meio irmão Pedro, de 10 anos.

Em abril de 1682, com o apoio da Igreja Ortodoxa Russa, Pedro foi escolhido para futuro Czar da Rússia, mas quem assumiu o poder foi sua meia irmã Sofia, de 26 anos, que fez com que os streltsy, um corpo de infantaria, feroz e indisciplinado, guarda pessoal do czar, invadisse o palácio do Kremlin e massacrassem parentes e partidários de Pedro, diante dos olhos de menino e de sua mãe. Sofia proclamou Ivã como seu Primeiro Czar e Pedro como o segundo czar, ficando ela própria como regente, dividindo o governo com o príncipe Vasily Golitsyn.

Pedro e o restante da família Naryshkin mudaram-se para uma vila nas redondezas, conhecida como bairro dos estrangeiros, onde Pedro passa sua adolescência. Pedro trava contato com os marinheiros holandeses que vivem às margens do lago Perejaslav, e desperta o gosto pela arte naval. Dedica-se às lições de geometria, aritmética e arte militar.

Com apenas 16 anos de idade, Pedro se casa com Eudóxia Lapukine, filha de um oficial palaciano. O casamento durou pouco, o que lhe interessava era a companhia dos amigos e participar de façanhas, geralmente alcoolizado. Em 1689, um golpe de Estado, levado a efeito por seus partidários, derruba Sofia do trono, e Pedro assume o poder supremo da Rússia. Com seu comportamento temperamental, cruel, amante das artes militares, de navios, do modo de vida ocidental e da bebida, obriga sua mãe a comandar o pais durante cinco anos. 

Pedro I da Rússia, é seduzido pela guerra. Em 1696, vence os turcos e abre caminho para o mar Negro. No ano seguinte inicia uma longa viagem para a Alemanha, Holanda, Inglaterra e Áustria. Com uma comitiva de 270 pessoas, manteve contato com indústrias, contrata engenheiros, artistas e médicos. Observa os costumes e a política da Europa civilizada.

Em 1698, durante uma revolta dos streltsy, morre 4 mil rebeldes e o corpo da guarda é dissolvido. Consolidado no poder, inicia a tarefa de modernizar a Rússia. Adquire poderosa frota e reorganiza administrativamente o pais. Em 1699, com a morte da mãe de Ivã, Pedro toma consciência de que é "Pedro I, o czar de toda a Rússia". Em 1703 inicia a construção da nova capital, São Petersburgo, às margens do mar Báltico. A guerra propicia-lhe a conquista de vários territórios e Pedro, o Grande, passa a ser chamado de Imperador.

Os adversários de Pedro I da Rússia, insatisfeitos com as reformas políticas, colocam toda a esperança no herdeiro da coroa, Príncipe Alexis, também hostil à administração de seu pai, o que o levou a permitir que matassem seu próprio filho. Em janeiro de 1725, Pedro tenta salvar um marinheiro, das águas de um rio em Petersburgo. É seu último gesto heroico, é retirado sem vida das águas geladas.

Pedro I da Rússia morreu em São Petersburgo, Rússia, no dia 8 de fevereiro de 1725.

Veja também as biografias de:
  • Dom Pedro I (1798-1834) foi o primeiro Imperador do Brasil. Outorgou a prime...
  • Dom Pedro II (1825-1891) foi o segundo e último Imperador do Brasil. Tornou-...
  • Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi imperador francês. Conquistou uma grande e...
  • Justiniano (483-565) foi Imperador Bizantino. Redigiu o Código , o...
  • Napoleão III (1808-1873) foi imperador francês...
  • Nero (37 - 68) foi imperador romano entre os anos de 54 a 68 da era cristã. F...
  • Adriano (Imperador romano) (76-138) foi o terceiro imperador romano, da Dinas...
  • Calígula (12-14) foi um imperador romano que governou entre os anos 37 e 41 d...
  • Gengis Khan (1162-1227) foi um imperador mongol. Unificou os mongóis – um pov...
  • Constantino (272-337) foi imperador romano de 306 a 337. Com o Édito de Milão...

Última atualização: 07/11/2017