Zerbini

Médico brasileiro
Por Dilva Frazão

Biografia de Zerbini

Zerbini (Euryclidis de Jesus Zerbini,1912-1993) foi um médico brasileiro, o primeiro cirurgião vascular a realizar transplantes de coração na América Latina.

Zerbini) nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, no dia 7 de maio de 1912. Era filho dos imigrantes italianos Eugênio e Ernestina Zerbini.

Iniciou seus estudos em sua cidade natal e concluiu o segundo grau no Colégio Diocesano Santa Maria, em Campinas. Formou-se pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

Para se manter na cidade, ainda no primeiro ano da faculdade, Euryclidis Zerbini passou a lecionar Química, Física e História Natural nos cursinhos de preparação para o vestibular.

Assistiu sua primeira cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na época, o hospital escola da Faculdade de Medicina.

Começou a trabalhar com Alípio Correia Neto, especialista em cirurgia torácica. Formou-se em 1935 com especialidade em cirurgia geral.

Depois de formado continuou na Santa Casa de Misericórdia e após a saída do médico Edmundo Etzel, Zerbini foi nomeado chefe da divisão de cirurgia. Com apenas 29 anos prestou concurso para a livre-docência.

Primeira cirurgia cardíaca

Em 1942, trabalhando no Hospital São Luiz Gonzaga, em Jaçanã, Dr. Zerbini realizou uma cirurgia no coração de um garoto de 7 anos que havia sido atingido por um estilhaço metálico.

A artéria coronária descendente anterior precisou ser suturada e o jovem sobreviveu ao procedimento. Seu trabalho lhe rendeu uma publicação no Journal of Thoracic Surgery.

Especialização nos Estados Unidos

Em 1944, Dr. Zerbini obteve uma bolsa de estudos e foi para os Estados Unidos, fazer especialização em cirurgia torácica, cardíaca e pulmonar.

Terminado os estudos, Zerbini retornou aos Estados Unidos onde passou mais um ano trabalhando no hospital de Massachusetts e visitou os melhores centros cirúrgicos dos Estados Unidos.

De volta ao Brasil, tornou-se diretor do pronto-socorro do Hospital das Clínicas de São Paulo e cirurgião do Instituto de Cardiologia. Em 1947 organizou uma equipe de especialistas em cirurgia cardíaca no Hospital das Clínicas.

A primeira cirurgia cardíaca extracorpórea foi realizada, com sucesso, na Filadélfia em 6 de maio de 1953. Em 1957, Dr. Zerbini e sua esposa, a também médica Dirce Costa Zerbini, viajaram para Minneapolis, centro de referência em cirurgias cardíacas.

Transplante do coração

No dia 26 de maio de 1968, no Hospital das Clínicas em São Paulo, uma equipe dirigida pelo doutor Euryclidis de Jesus Zerbini foi realizado o primeiro transplante de coração da América Latina.

O transplante foi realizado em um paciente terminal de 23 anos. A curta sobrevida do transplantado – 28 dias – não desencorajou o médico, que realizou ainda outros 11 transplantes.

A técnica usada por D. Zerbini ganhou notoriedade nacional e internacional. O Hospital das Clínicas tornou-se referência de transplantes de coração. Em 1969 recebeu a visita do Dr. Christian Barnard, o primeiro a realizar um transplante cardíaco no mundo.

O Dr. Zerbini foi o quinto médico do mundo a realizar o transplante de coração. Em 1975, Dr. Zerbini fundou o Instituto do Coração (Incor), que se tornou um dos mais conceituados estabelecimentos hospitalares do país.

Em 1982, depois de 46 anos dedicados à Universidade de São Paulo, aposentou-se como professor, mas continuou operando quatro pacientes por jornada, numa rotina de trabalho que lhe consumia 12 horas diárias, até os 81 anos.

Euryclidis de Jesus Zerbini faleceu de câncer, em São Paulo, no dia 23 de outubro de 1993.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador brasileiro...
  • Adolfo Lutz (1855-1940) foi médico brasileiro, especialista em medicina tropi...
  • Drauzio Varella (1943) é um médico cancerologista, pesquisador e escritor bra...
  • Manuel de Abreu (1894-1962) foi um médico brasileiro. Inventor da abreugrafia...
  • Emílio Ribas (1862-1925) foi um médico sanitarista brasileiro. Trabalhou no c...
  • Ulisses Pernambucano (1892-1943) foi um médico brasileiro. Dedicou-se à psiqu...
  • Osvaldo Cruz (1872-1917) foi um médico brasileiro. Sanitarista, bacteriologis...
  • Vital Brazil (1865-1950) foi um médico, sanitarista e pesquisador brasileiro...
  • Josué de Castro (1908-1974) foi médico, pesquisador e professor brasileiro. P...
  • Pedro Nava (1903-1984) foi um médico, escritor, poeta e memorialista brasilei...