George Fox

Missionário inglês
Por Dilva Frazão

Biografia de George Fox

George Fox (1624-1691) foi missionário inglês. Criador da "Sociedade dos Amigos", seita religiosa que ficou conhecida pelo nome de "Quaker".

George Fox nasceu em Leicestershire, Inglaterra, em julho de 1624. Filho de um tecelão inglês foi criado na religião de seus pais, o anglicanismo, seita protestante oficial da Inglaterra.

Aos 23 anos de idade, estava insatisfeito com o credo que professava. Não sentia a presença de Deus durante os cultos, nem via perspectiva em qualquer outra religião.

Em busca de uma nova forma de expressar sua fé, teve uma "visão", onde a vontade divina indicou-lhe o caminho: propagar a crença de que Deus se comunicava diretamente com o espírito do homem.

A Sociedade dos Amigos – os Quakers

Muito influenciado pelo anglicanismo, o cumprimento de sua missão começou pelo norte da Inglaterra. A adesão de crentes foi maciça. Em 1652 estava definitivamente estabelecida a "Sociedade dos Amigos".

Os amigos vestiam-se sempre de preto, tinham uma maneira formal de se comunicarem e o extremo fervor também os identificavam. Passaram a ser chamados de quakers "aqueles que tremem diante de Deus".

Nas reuniões da sociedade, em meio às orações, todos podiam se manifestar, pois não havia ministros intermediários entre Deus e os homens.

O Senhor comunicava-se diretamente com cada homem pelo Espírito Santo. Todos têm algo valioso a dizer e todos têm os mesmos direitos na vida religiosa.

A crença na bondade da natureza humana colocou os amigos contra toda e qualquer forma de execução, porque a morte prematura pela mão dos mortais priva os indivíduos de receber a luz de Deus.

Perseguição

Em 1660, contando com mais de 40 mil membros, George Fox e sua Sociedade começam a enfrentar problemas com a Igreja oficial, com a qual se indispôs ao contrapor-lhe seu conceito de fé.

Entrou em choque com o Estado ao preconizar a liberdade de culto e divulgação, como também de seus membros não serem obrigados a prestar serviço militar nem jurar fidelidade ao rei.

As perseguições eram constantes, que muitas vezes os quakers faziam seus cultos nas ruas, por terem seus locais de reunião interditados.

Os quakers na América

Muitos Amigos não escaparam à morte, outros se refugiaram nas colônias americanas. O êxodo quaker para a América durou dois anos, de 1656 a 1658.

Os missionários instalaram-se a princípio na baia de Massachusetts, em Rhode Island, Nova Amsterdam, Maryland e Virgínia. Mais tarde, chegaram até New Jersey e Delaware.

Aos poucos, o credo conquistou adeptos em todas as colônias, com excessão de Connnecticut e Carolina do Sul.

O prestígio ganho nessas regiões serviu para garantir a paz com os índios e protege-los contra fraudes e explorações.

Os quakers trabalharam pela educação do povo e pela democracia, a favor da liberdade religiosa e pela abolição da escravatura.

Conseguiram a liberdade para os escravos membros da sociedade antes mesmo de 1800, ou seja, antes da Guerra da Secessão.

Em 1673, George Fox retornou à Inglaterra, onde os quakers ainda sofriam perseguições. Mantinha correspondência com os líderes da Polônia, Dinamarca e Alemanha, lugares onde sua crença havia se estabelecido.

Os quakers também foram alvo de perseguições na América. Depois do período colonial, retiraram-se da vida pública de modo geral, mesmo tendo sido pioneiros em vários setores.

Os Amigos que permaneceram na Inglaterra, cerca de 50 mil, só ficaram tranquilos quando, em 1689, foi promulgada a Lei de Tolerância.

Foram suspensas as perseguições e proibições de que eram vítimas, com exceção do desempenho de cargos públicos.

George Fox faleceu em Londres, no dia 13 de janeiro de 1691.

Última atualização: 13/12/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • David Livingstone (1813-1873) foi um missionário e explorador escocês, que in...
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro Da Orige...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Recebe...
  • John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um do...
  • John Lennon (1940-1980) foi um músico inglês, líder da banda The Beatles, con...
  • Lewis Carroll (1832-1898) foi escritor e matemático inglês. É o autor do livr...