Lewis Carroll

Escritor inglês

Biografia de Lewis Carroll

Lewis Carroll (1832-1898) foi um poeta, romancista e matemático inglês. É o autor das aventuras de "Alice no País das Maravilhas". Foi um dos precursores da poesia de vanguarda.

Charles Lutwidge Dodgson, conhecido como Lewis Carroll, nasceu em Daresbury, Inglaterra, no dia 27 de janeiro de 1832. Filho de um clérico de província nasceu no presbitério de Deresbury. Estudou no Christ Church, na universidade de Oxford, licenciando-se em 1854.

Lewis Carroll começou a lecionar e colaborar com revistas literárias adotando o pseudônimo de Lewis Carroll, com o qual se tornou mundialmente conhecido. Entre 1855 e 1888 lecionou na Universidade de Oxford. Em 1861 foi nomeado diácono da Igreja Anglicana.

Os interesses múltiplos de Carroll incluíam a lógica, a matemática, a poesia, a narrativa ficcional e a fotografia, da qual se tornou um mestre. Como fotógrafo amador, fixou as imagens de vários contemporâneos, mas destacou-se, sobretudo nas fotos de meninas.

Alice no País das Maravilhas

Uma das modelos de suas fotografias foi Alice Liddell, filha de um amigo, o deão da Christ Church, Henry George Liddell, e que se tornou a heroína de sua obra mais famosa. “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” (1865), que foi um êxito de vendas e recebeu elogios da crítica.

Em 1872, Carroll publicou seu segundo livro, uma continuação da história anterior, intitulada, "Através do Espelho e o que Alice Encontrou Lá", onde o tema é uma partida de xadrez e os personagens são as peças do jogo. A obra fez grande sucesso.

Aparentemente destinados ao público infantil, na verdade as obras ocultavam diversos questionamentos. A peculiar combinação de fantasia e absurdo, junto com incisivos paradoxos lógicos e matemáticos, permitiu que a obra se tornasse um clássico da literatura infantil.

Foi o livro "Alice no País das Maravilhas", que o consagrou. Ao criar os personagens, baseou-se em pessoas da sociedade e da aristocracia da Inglaterra. Há quem afirme que a rainha do “País das Maravilhas”, era a Rainha Vitória.

Lewis Carroll publicou também "Um Programa para um Plano de Geometria Aplicada", "Euclides e seus Rivais Modernos" e "Matemática Curiosa", todos com seu nome verdadeiro.

Sob o pseudônimo, pelo qual ficou conhecido, ele publicou também, "Dinâmica de uma Partícula", "Parques Desertos" e "Belfry". Escreveu as poesias "O Caçador de Serpentes" e "Fantasmagoria", onde introduziu uma forma original de verso que utilizava o sobrenatural e o absurdo, como temas, estilo que foi imortalizado na "Canção do Jardineiro Maluco".

Lewis Carroll faleceu em Guildford, Surrey, Inglaterra, no dia 14 de janeiro de 1898.

Veja também as biografias de:
  • Charles Dickens (1812-1870) foi um escritor inglês, autor dos romances “David...
  • J. R. R. Tolkien (1892-1973) foi um escritor, filólogo e professor universitá...
  • Geoffrey Chaucer (1343-1400) foi um escritor, filósofo e diplomata inglês. Au...
  • Aldous Huxley (1894-1963) foi um escritor inglês, autor do clássico da litera...
  • George Orwell (1903-1950) é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jor...
  • Ian Fleming (1908-1964) foi escritor e jornalista inglês. Criou o personagem...
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro Da Orige...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...

Última atualização: 21/05/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.