William Blake

Artista plástico e escritor inglês
Por Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de William Blake

William Blake foi um importante artista plástico e poeta romântico inglês.

O criador nasceu em Londres no dia 28 de novembro de 1757.

A origem do artista

William Blake era filho de James Blake (1722-1784) e Catherine Wright Armitagem Blake (1722-1792), que se casaram em 1752.

Esse foi o segundo casamento de Catherine, que anteriormente havia contraído o matrimônio com Thomas Armitage e tido um filho, também chamado Thomas. Pai e filho faleceram em 1751, antes de Catherine constituir nova família.

Com James, Catherine teve seis filhos: James, John, William, John Blake, Richard e Catherine Elizabeth.

Os primeiros anos de vida

As crianças da família Blake foram educadas em casa e William nunca frequentou a escola. Desde a mais tenra infância, William dizia que queria se tornar um artista, tanto que o seu pai o enviou para a Henry Pars's Drawing School onde permaneceu entre 1767 até 1772.

Desde cedo o menino sofria com visões e era considerado um sujeito com elevado grau de espiritualidade. Há relatos de que, ainda na infância, William teria visto Deus e o profeta Ezequiel além de outros fantasmas.

Carreira artística de Blake

Em 1779 William se matriculou na Royal Academy of Arts onde criou sobretudo imagens religiosas e da históricas do Reino Unido.

William Blake
Ilustração de William Blake

Blake começou a trabalhar com ilustrações de livros em 1779, inicialmente para outros autores, depois para as suas próprias obras. Também fez gravuras, aquarelas, xilogravuras e trabalhou como tipógrafo.

Em 1794 recebeu a maior comissão que até então havia recebido para ilustrar um poema de Edward Young com mais de cinco centenas de aquarelas.

Pintou também mais de uma centena de ilustrações para o livro de poemas de Thomas Gray, algumas ilustrações para as obras de Shakespeare e uma série de imagens para estampar a bíblia.

William fez igualmente uma série de trabalhos para médicos, botânicos e ilustrou manuais escolares.

William Blake
Ilustração de William Blake

William Blake escritor

Além de artista plástico, Blake foi também escritor. Os primeiros poemas foram escritos ainda na infância. No princípio da década de 1780, começou a frequentar salões literários onde recitava os seus poemas.

Em 1783 chegou mesmo a publicar alguns dos seus trabalhos. Apesar de ter escrito muito, para adultos e crianças, esse material literário não chegou a ser muito veiculado em formato tradicional de livro. Blake usou formatos pouco comuns para escrever (por exemplo costurava palavras em embalagens de açúcar, desenhava as palavras com ácido).

O casamento com Catherine Sophia Boucher

Em 1781, o artista se apaixonou por Catherine (1762-1831) que tinha uma origem humilde: era analfabeta, filha de um jardineiro.

No dia 18 de agosto de 1782 se casou com a noiva. Foi ele que a ensinou a ler, a escrever, a fazer ilustrações e a o ajudar no seu ofício artístico.

O falecimento do artista

William Blake faleceu no dia 12 de agosto de 1827 vítima de insuficiência hepática. 

Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).
Veja também as biografias de:
  • Aloísio Magalhães (1927-1982) foi um importante artista plástico, designer a...
  • Vik Muniz (1961) é artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conheci...
  • Gustavo Rosa (1946-2013) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por su...
  • Hélio Oiticica (1937-1980) ) foi um artista plástico brasileiro. Pintor, escu...
  • Aldemir Martins (1922-2006) foi um artista plástico brasileiro, pintor ilustr...
  • Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um artista plástico brasileiro, autor de m...
  • Cildo Meireles (1948) é um artista plástico brasileiro, reconhecido como um d...
  • Francisco Brennand (1927-2019) foi um artista plástico brasileiro. Ceramista...
  • Ernesto Neto (1964) é um artista plástico brasileiro. Escultor e cenógrafo, r...
  • Rubem Valentim (1922-1991) foi um artista plástico e professor brasileiro, co...