William Blake
Biografia de William Blake
William Blake foi um importante artista plástico e poeta romântico inglês.
O criador nasceu em Londres no dia 28 de novembro de 1757.
A origem do artista
William Blake era filho de James Blake (1722-1784) e Catherine Wright Armitagem Blake (1722-1792), que se casaram em 1752.
Esse foi o segundo casamento de Catherine, que anteriormente havia contraído o matrimônio com Thomas Armitage e tido um filho, também chamado Thomas. Pai e filho faleceram em 1751, antes de Catherine constituir nova família.
Com James, Catherine teve seis filhos: James, John, William, John Blake, Richard e Catherine Elizabeth.
Os primeiros anos de vida
As crianças da família Blake foram educadas em casa e William nunca frequentou a escola. Desde a mais tenra infância, William dizia que queria se tornar um artista, tanto que o seu pai o enviou para a Henry Pars's Drawing School onde permaneceu entre 1767 até 1772.
Desde cedo o menino sofria com visões e era considerado um sujeito com elevado grau de espiritualidade. Há relatos de que, ainda na infância, William teria visto Deus e o profeta Ezequiel além de outros fantasmas.
Carreira artística de Blake
Em 1779 William se matriculou na Royal Academy of Arts onde criou sobretudo imagens religiosas e da históricas do Reino Unido.
Blake começou a trabalhar com ilustrações de livros em 1779, inicialmente para outros autores, depois para as suas próprias obras. Também fez gravuras, aquarelas, xilogravuras e trabalhou como tipógrafo.
Em 1794 recebeu a maior comissão que até então havia recebido para ilustrar um poema de Edward Young com mais de cinco centenas de aquarelas.
Pintou também mais de uma centena de ilustrações para o livro de poemas de Thomas Gray, algumas ilustrações para as obras de Shakespeare e uma série de imagens para estampar a bíblia.
William fez igualmente uma série de trabalhos para médicos, botânicos e ilustrou manuais escolares.
William Blake escritor
Além de artista plástico, Blake foi também escritor. Os primeiros poemas foram escritos ainda na infância. No princípio da década de 1780, começou a frequentar salões literários onde recitava os seus poemas.
Em 1783 chegou mesmo a publicar alguns dos seus trabalhos. Apesar de ter escrito muito, para adultos e crianças, esse material literário não chegou a ser muito veiculado em formato tradicional de livro. Blake usou formatos pouco comuns para escrever (por exemplo costurava palavras em embalagens de açúcar, desenhava as palavras com ácido).
O casamento com Catherine Sophia Boucher
Em 1781, o artista se apaixonou por Catherine (1762-1831) que tinha uma origem humilde: era analfabeta, filha de um jardineiro.
No dia 18 de agosto de 1782 se casou com a noiva. Foi ele que a ensinou a ler, a escrever, a fazer ilustrações e a o ajudar no seu ofício artístico.
O falecimento do artista
William Blake faleceu no dia 12 de agosto de 1827 vítima de insuficiência hepática.
- Aloísio Magalhães (1927-1982) foi um importante artista plástico, designer a...
- Vik Muniz (1961) é artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conheci...
- Gustavo Rosa (1946-2013) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por su...
- Hélio Oiticica (1937-1980) ) foi um artista plástico brasileiro. Pintor, escu...
- Aldemir Martins (1922-2006) foi um artista plástico brasileiro, pintor ilustr...
- Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um artista plástico brasileiro, autor de m...
- Cildo Meireles (1948) é um artista plástico brasileiro, reconhecido como um d...
- Francisco Brennand (1927-2019) foi um artista plástico brasileiro. Ceramista...
- Ernesto Neto (1964) é um artista plástico brasileiro. Escultor e cenógrafo, r...
- Rubem Valentim (1922-1991) foi um artista plástico e professor brasileiro, co...