George Foreman

Boxeador norte-americano

Biografia de George Foreman

George Foreman (1949) é um empresário e ex-boxeador norte-americano. Colecionou em sua carreira o maior número de nocautes consecutivos da história do boxe.

George Edward Bill Foreman (1949) nasceu em Marshall, Texas, Estados Unidos, no dia 10 de janeiro de 1949. Criado em uma família pobre, era o quarto filho entre sete crianças. Na adolescência jogou em algumas equipes de futebol americano e de basquete. Em 1965 conheceu o treinador de boxe Nick Broadus e iniciou sua carreira no boxe amador.

Em 1967 realizou seu primeiro combate em São Francisco, vencendo no primeiro assalto. Venceu o campeonato de boxe da National Amateur Athletic Union, conseguindo uma vaga para a equipe norte-americana de boxe. Em 1968 ganhou a medalha de ouro dos pesos pesados nos Jogos Olímpicos do México, ao derrotar o soviético Ionas Chepulis.

Em 1969 iniciou sua carreira profissional com um nocaute no segundo assalto, no Madison Square Garden. Nos anos seguintes, subiu ao ringue 32 vezes, derrotando todos os concorrentes. Com um recorde de vitórias, foi classificado como o número um do boxe na categoria peso-pesado. Em 1973 defendeu o título contra Joe Frazier, em Tóquio, vencendo no primeiro assalto. Em 1974, vence Ken Norton, em Caracas, acumulando um total de 40 lutas consecutivas sem ser derrotado.

Em outubro de 1974, George Foreman defendeu o título contra Muhammad Ali, que tinha um recorde de 44 vitórias e apenas duas derrotas para Frazier e Norton. A luta foi realizada no Zaire e tinha Foreman como favorito, mas ele foi derrotado por nocaute no oitavo round. Sua primeira derrota ficou conhecida como “The Rumble in The Jungle” (A Luta na Selva).

Em 1977 George Foreman se retirou do boxe para se tornar pastor. No Texas. Depois de 10 anos, resolveu voltar aos ringues. Em abril de 1991 enfrentou o campeão dos pesos pesados Evander Holyfield, perdendo por pontos depois de 12 assaltos. Em novembro de 1994 venceu Michael Moorer, ganhando os títulos dos pesos pesados da Associação Mundial de Boxe e da Federação Internacional de Boxe. Tornando-se o campeão do mundo mais velho da história do boxe.

Depois de ganhar o título, George Foreman ainda subiu ao ringue por quatro vezes. Fez sua última luta com 48 anos, em 23 de novembro de 1997, contra Shannon Briggs, sendo derrotado por pontos, numa decisão considerada controversa. Depois de encerrar sua carreira, tornou-se um ministro cristão e tem sua própria igreja. Virou um homem de negócios e emprestou seu nome para uma empresa de produtos elétricos e passou a fazer promoções de grelhas em diversos programas de televisão.

George Foreman foi casado com cinco mulheres e é pai de dez filhos. Os cinco filhos homens chamam-se George: George Jr., George III, George IV, George V e George VI. Com 81 lutas disputadas e 61 vencidas por nocaute, recebeu o apelido de “Big George”, e foi reconhecido como um dos maiores pesos-pesados de todos os tempos.

Veja também as biografias de:
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...
  • Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor note-americano, considerado o maior í...
  • Thomas Kuhn (1922-1996) foi um físico norte-americano. Especializou-se no ram...

Última atualização: 14/11/2016

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.