Andy Warhol

Pintor norte-americano

Biografia de Andy Warhol

Andy Warhol, (1928-1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, um importante artista da Pop Art, lembrado por suas pinturas nas latas de sopa Campbell e principalmente pela sequência de retratos de Marilyn Monroe.

Ande Warhol (1928-1987) nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, no dia 6 de agosto de 1928. Era filho de imigrantes tchecos que foram para os Estados Unidos na época da Primeira Guerra Mundial. Foi registrado com o nome de Andrew Warhola. Ainda jovem gostava de desenhar, pintar, cortar e colar imagens e de ir ao cinema. Durante o ensino médio teve aulas de arte na escola e no Museu Carnegie. Estudou arte no Carnegie Institute of Technology, onde se graduou em 1949.

Com o objetivo de se tornar ilustrador comercial, trabalhou na loja de departamentos Home. Logo após concluir a faculdade mudou-se para Nova York. Começou a trabalhar como ilustrador para importantes revistas, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines e lojas. Com seu estilo único, tornou-se um dos ilustradores mais bem sucedidos da década de 50, recebendo diversos prêmios. Em 1956, alguns trabalhos seus foram expostos no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).

Em 1961, Warhol fez suas primeiras pinturas pop, com base em quadrinhos e garrafas de Coca Cola. Em 1962, estreou a famosa série “Soup Can Campbell”. Nesse mesmo ano fez sua primeira exposição na Ferus Gallery em Los Angeles, vendendo todas as telas. Em junho desse mesmo ano, começou sua produção de retratos de celebridades, usando a técnica da serigrafia, que permitia, a partir de fotografias, reproduzir em série com variação das cores. Ficaram famosos os rostos de Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Jacqueline Kennedy, além de Che Guevara e do ícone da pintura Mona Lisa.

A partir de 1963, passou a criar diversos filmes underground, que se tornaram clássicos do gênero, entre eles, “Empire” (1964), “Blow Job” (1964) e “The Chelsea Girls” (1966). São filmes conceituais, “onde nada acontece” como uma câmera filmando um corpo humano ou um edifício a partir de uma janela.

Em 1964, abre o estúdio “The Factory” onde realiza sua primeira exposição de esculturas, entre elas, centenas de réplicas de grandes caixas de produtos de supermercado. Nessa mesma época resolve produzir a banda The Valvet Underground. Logo a Factory começou a atrair artistas, uma delas foi a feminista Valerie Solanas, buscado apoio para a peça Up Your Ass, mas Warhol não concordou em apoiar a produção, e tomada pela raiva ela atirou em Warhol e logo depois se entregou à polícia. Depois de recuperado da cirurgia ele voltou à vida artística.

Em 1969 Andy Warhol fundou a revista de fofocas "Interview". Entre os anos 70 e 80, dedicou-se à pintura, escreveu diversos livros sobre si mesmo e sobre a Pop Art e apresentava um programa na TV. Começou a usar uma peruca branca para disfarçar a calvície. Foi o criador da frase “No futuro, todo mundo será famoso durante quinze minutos”.

Andy Warhol faleceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 22 de fevereiro de 1987.

Veja também as biografias de:
  • Jackson Pollock (1912-1956) foi um pintor norte-americano, importante artista...
  • Roy Lichtenstein (1923-1997) foi um pintor pop norte-americano, conhecido por...
  • Jean-Michel Basquiat (1960-1988) foi um pintor neo-expressionista e grafiteir...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...

Última atualização: 09/07/2015