Jean-Michel Basquiat

Pintor e grafiteiro norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Jean-Michel Basquiat

Jean-Michel Basquiat (1960-1988) foi um pintor neoexpressionista e grafiteiro norte-americano, o primeiro afro-americano a fazer sucesso nas artes plásticas de Nova Iorque.

Jean-Michel Basquiat nasceu no Brookling, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 22 de dezembro de 1960. Filho de Gerard Jean-Basquiat, ex-ministro do interior do Haiti e de Mathilde Andrada, de origem porto-riquenha. Seu pai emigrou para os Estados Unidos e tornou-se proprietário de um grande escritório de contabilidade.

Infância

Com 3 anos, Basquiat já mostrava aptidão para as artes, desenhando caricaturas e reproduzindo personagens dos desenhos animados da televisão. Com 6 anos, seu programa preferido era visitar o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e já possuía uma carteirinha de sócio.

Com sete anos, Basquiat foi atropelado e teve um dos braços dilacerado. Enquanto estava no hospital recebeu de sua mãe um livro de anatomia que veio a influenciar em sua arte quando mais tarde explorou a anatomia do corpo humano.

Após a separação de seus pais, Basquiat mudou-se com o pai e as irmãs para Porto Rico onde viveu entre 1974 e 1976. De volta à Nova Iorque, estudou na Edward R. Murrow High School, mas não concluiu o curso.

Carreira

Com 18 anos, Basquiat saiu de casa indo morar com alguns amigos quando passou a pintar camisetas e vender nas ruas de Nova Iorque. Com o amigo grafiteiro, Al Diaz, e morando nas ruas, passou a grafitar paredes e o metrô de Nova Iorque e assinar “SAMO”.

Enquanto os grafiteiros comuns preferiam agir na periferia, ele deixava suas mensagens enigmáticas nos arredores das galerias descoladas. Na primeira oportunidade, migrou para a pintura e depois o anônimo SAMO renegou a condição de grafiteiro.

Basquiat começou a aparecer em um canal a cabo e foi convidado para participar do filme Downtown 81, que relata o dia a dia do jovem artista que ficou conhecido internacionalmente, fez amizade com Andy Warhol e começou a pintar telas que foram comercializadas em Nova Iorque, Los Angeles, Zurique e Tóquio.

Os anos de 1982 a 1985 foram os mais produtivos da carreira de artista, época em que trabalhava no espaçoso ateliê em um porão no bairro de SoHo em Nova Iorque, ouvindo música e fumando maconha. Participou de grandes exposições com a ajuda de alguns curadores.

Características da obra de Basquiat

Basquiat que saltou da pichação anônima de muros para o estrelato no circuito das artes na metrópole americana, detestava a futilidade dos potenciais compradores que faziam filas para conhecer sua natureza selvagem. Basquiat fez colagens e pintou enormes quadros com mensagens escritas.

A arte de Jean-Michel Basquiat foi chamada de “primitivismo intelectualizado”, com tendência ao neoexpressionismo, que retrata corpos esqueléticos, rostos apavorados e mascarados.

Com cores fortes, entre suas obras destacam-se: os simbolismos caóticos em “Loin” (1982), a colagem de palavras e pedaços de corpos em “Early Moses (1983), a anatomia na imensa “The Field Next to the Other Road" (1986) e a tensão racial em "Procession" (1986).

Basquiat
Loin (1982)
Basquiat
Early Moses (1983)
Basquiat
The Field Next to the Other Road (1986)
Basquiat
Procession (1986)

Morte

Além de pintar, Basquiat tinha uma barulhenta banda experimental e viveu à maneira dos roqueiros famosos.

Após a morte de Andy Warhol, em 1987, Basquiat se sentiu perdido e começou a exagerar no consumo de drogas e morreu de uma overdose de heroína com cocaína com apenas 27 anos.

Jean-Michel Basquiat faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 12 de agosto de 1988.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Andy Warhol , (1928-1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, um importa...
  • Jackson Pollock (1912-1956) foi um pintor norte-americano, importante artista...
  • Roy Lichtenstein (1923-1997) foi um pintor pop norte-americano, conhecido por...
  • Man Ray (1890-1976) foi um fotógrafo, pintor e cineasta norte-americano, um d...
  • Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um ativista norte-americano, lutou con...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...