Jackson Pollock

Pintor norte-americano

Biografia de Jackson Pollock

Jackson Pollock (1912-1956) foi um pintor norte-americano, importante artista do Expressionismo Abstrato que enfatizava a expressão pessoal espontânea. Desenvolveu a técnica do gotejamento, feita com rápidos respingos sobre a tela.

Jackson Pollock nasceu em Cody, no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, no dia 28 de janeiro de 1912. Com 10 meses de idade mudou-se com a família para San Diego na Califórnia. Iniciou seus estudos em Los Angeles. Em 1928 foi expulso de uma escola secundária por indisciplina. Matriculou-se na Manual Arts Hight School, mas também foi expulso.

Em 1930, Jackson Pollock mudou-se para a cidade de Mova Iorque, junto com seu irmão mais velho Charles Pollock, onde estudaram com Thomas Hart Benton na Art Students League. Em 1936, em uma oficina experimental em Nova Iorque, estudou com o muralista mexicano David Alfaro Siqueiros, quando fez experiências com a tinta líquida.

Incialmente Pollock pintava quadros abstratos em estilo muito livre e improvisado. Posteriormente desenvolveu uma técnica de pintura criada por Max Ernst, conhecida como “Action painting” (pintura em ação), feita com rápidos respingos sobre a tela de maneira semi-aleatória, registrando assim a ação do pintor no momento da pintura e seu estado emocional.

Após sua mudança para Springs, ele começou a pintar com suas imensas telas dispostas o chão do estúdio, aplicando a técnica chamada mais tarde de “gotejamento”. Ele usava pinceis endurecido, varas e até mesmo seringas como aplicadores de tinta. As pinturas mais famosas de Pollock foram produzidas durante este período de “gotejamento”, entre 1947 e 1950, onde os pingos escorriam formando traços harmoniosos que se entrelaçavam na superfície da tela. Um grande exemplo dessa técnica é o quadro “One” (1950).

Depois de 1951, Pollock abandonou a técnica do gotejamento, quando tentava encontrar um equilíbrio entre a abstração e as representações figurativas. Seus quadros passaram a apresentar cores mais escuras, incluindo uma coleção pintada de preto. Essas pinturas foram chamadas de “vazamentos negros” e quando expostas na Betty Parsons Gallery, em Nova Iorque, nenhuma foi vendida.

Mais tarde, Pollock voltou a usar a cor e continuou com elementos figurativos. É dessa época “Portrait and a Dream” (1953) e “Easter and the Totem” (1953). Após mudar para a Galeria Sidney Janis, suas obras foram mais comercializadas. Em 1955, Pollock pintou “Scent” e “Search” (1955), suas duas últimas pinturas.

Jackson Pollock foi casado com a pintora Lee Kraser, que exerceu grande influência em sua carreira. Durante sua vida, lutou contra o alcoolismo A partir de 1956, com o agravamento do vício e a infidelidade de Pollock, envolvido com Ruth Kligman, seu casamento começou a desmoronar. Dirigindo alcoolizado sofreu um grave acidente automobilístico que lhe tirou a vida.

Jackson Pollock faleceu em Springs, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 11 de agosto de 1956.

Veja também as biografias de:
  • Andy Warhol , (1928-1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, um importa...
  • Roy Lichtenstein (1923-1997) foi um pintor pop norte-americano, conhecido por...
  • Jean-Michel Basquiat (1960-1988) foi um pintor neo-expressionista e grafiteir...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...

Última atualização: 27/10/2017