Angela Merkel

Ex-chanceler da Alemanha
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Angela Merkel

Angela Merkel (1954) é uma política alemã. Foi chanceler da Alemanha entre 2005 e 2021. Foi a primeira mulher a comandar a Alemanha e deixou o poder como uma das principais lideranças políticas do mundo.

Angela Dorothea Merkel nasceu em Hamburgo, na então Alemanha Ocidental, no dia 17 de julho de 1954. Filha mais velha de um pastor protestante, com poucos meses mudou-se com a família para Templin, uma região no leste do país, na antiga Alemanha Oriental, onde seu pai assumiu uma igreja luterana e onde foi criada.

Foi militante da Juventude Livre Alemã, de orientação socialista. Entre 1973 e 1978, estudou na Universidade de Leipzig formando-se em Física. Trabalhou e estudou no Instituto Central de Físico-Química da Academia de Ciências. Concluiu o doutorado em 1986.

Parlamento e Ministérios

Com a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, Angela Merkel tomou parte do movimento pela democratização do país, e iniciou sua carreira política no partido Despertar Democrático. Após a primeira eleição democrática da Alemanha Oriental, tornou-se a porta-voz do governo interino de Lothar de Maizière.

Em dezembro de 1990, na primeira eleição pós-reunificação da Alemanha, Merkel foi eleita para o Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento Alemão), enão em Bonn, hoje em Berlim.

Seu partido apoiou a rápida reunificação com a Alemanha Ocidental e formou parte da coalizão Aliança pela Alemanha, junto com o partido da União Democrata Cristã (CDU), liderado pelo chanceler Helmut Kohl.

Em 1991, Angela Merkel foi nomeada para o Ministério da Juventude e Família, onde permaneceu até 1994. Era a mais jovem ministra do governo Kohl e a sua protegida.

Depois das eleições de 1994, com mais uma recondução de Kohl, Angela Merkel foi nomeada Ministra do Meio Ambiente e presidiu a primeira Conferência das Nações Unidas para o Clima, realizada em Berlim, em 1995. Permaneceu no cargo até 1997.

Em 1998, nas eleições federais para o parlamento, os partidos de centro-direita, União Democrata Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), liderados pelo chanceler Helmut Kohl, sofreram o pior resultado, ficando com 35,17% dos votos de 245 deputados.

Com a derrota de Kohl, Angela Merkel foi nomeada secretária geral do CDU, para reerguer o partido. Em 2000, o partido enfrentou sua pior crise, em consequência de um escândalo de financiamento de campanha.

Nas eleições de 2002, a líder da CDU cedeu a candidatura ao cargo de Chanceler Federal a Edmund Stoiber, governador da Baviera e presidente da CSU, mas Stoiber perdeu o pleito por pequena margem de votos para Gerhard Schröder, candidato do Partido Social Democrata (SPD) em coalizão com o Partido Verde.

Após a derrota de Stoiber, Merkel tornou-se líder da oposição conservadora na Câmara Baixa do Parlamento Alemão, além de manter seu papel de presidente do CDU.

Chanceler da Alemanha

No dia 30 de maio de 2005, nas eleições nacionais para o cargo de Chanceler, Angela Merkel foi escolhida para a coligação CDU/CSU para concorrer com o então Chanceler Gerhard Schröder que disputava sua permanência no cargo.

No dia 22 de novembro, Merkel venceu as eleições com 397 votos dos 611 do parlamento. Tornou-se a primeira mulher na chefia do governo da Alemanha e a primeira personalidade política oriunda da Alemanha do Leste.

Nas eleições de 27 de setembro de 2009, Merkel concorreu com candidata do SPD, Frank-Walter Steinmeier, vencendo pela segunda vez ao cargo de Chanceler.

No dia 17 de dezembro de 2013, a democrata-cristã foi pela terceira vez eleita para o cargo de Chanceler da Alemanha com a maioria absoluta dos votos.

Em 2015, Angela Merkel foi escolhida a personagem do ano pela revista norte-americana, Time, devido à sua influência na manutenção da unidade da Europa e sua posição política de acolhimento de refugiados, diante da maior crise migratória já registrada depois da II Guerra.

No dia 7 de maio de 2017, o Partido Conservador da Angela Merkel venceu as eleições regionais no norte da Alemanha, confirmando o seu favoritismo, a cinco meses das eleições legislativas, quando a Chanceler tentará um novo mandato.

Com seu mandato de Chanceler da Alemanha se encerrando em dezembro de 2021, em outubro de 2018, Merkel anunciou que não concorreria a reeleição como líder da coalizão CDU/CSU na convenção do partido em dezembro de 2018.

Fim do mandato

Em setembro de 2021, embora o SPD (de oposição) tenha conquistado a maioria dos assentos do Parlamento, as eleições foram inconclusivas. Uma série de negociações começaram a se formar para escolher um novo governo de coalizão.

No dia 23 de novembro foi anunciada uma nova coalizão com Olaf Scholz que conseguiu a maioria de votos e foi proclamado Chanceler para suceder Angela Merkel, que continuou a servir como chefe do governo até o dia 8 de dezembro de 2021, quando Olaf Scholz foi empossado no cargo.

Angela Merkel foi reconhecida como gestora competente de crises e negociadora de consensos. Liderou os alemães durante a crise financeira mundial de 2008, a crise da Zona do Euro, a anexação da Crimeia pela Rússia, 2014, a crise dos refugiados na Europa em 2015 e 2016, e durante a pandemia da Covid-19.

Porém, em 2022, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, a política da ex-chanceler alemã Angela Merkel vem sendo analisada e criticada devido a sua proximidade com a Rússia. Merkel está sendo acusada de ter aumentado a dependência da Europa em relação à energia russa e de não ter investido o suficiente em Defesa.

Na última década, a dependência energética da Alemanha em relação à Rússia passou de 36% das importações totais de gás em 2014 para 55% atualmente.  

Vida pessoal

Em 1973, enquanto estudava na Universidade de Leipzin, Angela Merkel conheceu Ulrich Merkel, que se tornou seu primeiro marido e de quem manteve o sobrenome após um casamento que durou cinco anos.

Em 1998, Merkel casou-se com o químico Joachim Sauer, que era seu companheiro já há alguns anos. Merkel não teve filhos.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Olaf Scholz Olaf Scholz é um político alemão que atualmente ocupa do cargo de Chanceler d...