Gaspard-Félix Tournachon

Fotógrafo, caricaturista e jornalista francês

Biografia de Gaspard-Félix Tournachon

Gaspard-Félix Tournachon (1820-1910) foi um fotógrafo, caricaturista e jornalista francês.

Gaspard-Félix Tournachon (1820-1910) nasceu em Paris, França, no dia 6 de Abril de 1820. Estudou medicina em Lyon, França, mas devido à falência da editora do pai teve que abandonar os estudos e começar a trabalhar. Começou a escrever para jornais assinando os seus artigos com o pseudônimo de "Nadar".

Em 1842 foi viver para Paris, onde começou a vender caricaturas para os jornais humorísticos. No princípio dos anos 50, Nadar já era considerado um fotógrafo de mérito, já tendo aberto um estúdio. Começou a ser conhecido devido às suas ações espetaculares. Mandou pintar de vermelho o edifício em que o seu estúdio estava instalado e colocou na fachada um painel de 15 metros com o seu nome. O edifício, no Boulevard des Capucines, no centro dos Grands Boulevards, tornou-se uma local de referência e o estúdio um ponto de encontro dos intelectuais parisienses.

Em 1854 acabou o seu primeiro "PanthéonNadar", um conjunto de dois painéis gigantes apresentando caricaturas de parisienses conhecidos. Foi ao preparar o seu segundo «PanthéonNadar», que começou a fotografar as personagens que tencionava caricaturar. É por isso que os retratos do ilustrador Gustave Doré e do poeta Charles Baudelaire, assim como os do escritor Théophile Gautier e do pintor Eugène Delacroix, todos realizados por volta de 1855, têm uma pose natural, que contrastava com as poses formais dos retratos da época.

Gaspar-Félix Tournachon era um inovador e em 1855 patenteou a ideia de utilizar a fotografia aérea na cartografia. Tipo de fotografia que só conseguiu realizar três anos depois, em 1858, quando conseguiu tirar a primeira fotografia aérea de dentro de um balão. Em 1858 também começou a fotografar com luz - magnésio - tendo fotografado, em 1860, as catacumbas e os esgotos de Paris.

Em 1863 publicou o Manifeste de "L'Autolocomotion Aérienne, a litografia satírica que Daumier realizou mostrando Nadar a fotografar Paris de um balão, e a que deu o título "Nadar Elevando a Fotografia à Altura da Arte", divulgou a façanha e ajudou Nadar a tornar-se ainda mais famoso. Nadar continuou a ser um apaixonado pelo balonismo até sofrer um acidente, com a mulher e alguns amigos, a bordo do Géant, um balão gigante que tinha construído e que podia transportar 80 pessoas.

Em 1874 emprestou o seu estúdio para a realização da primeira exposição de pintura dos Impressionistas, onde pontificavam, entre outros, Monet, Renoir e Cézanne, tendo ficado agradavelmente surpreendido com a tempestade levantada pela apresentação da nova escola. Em 1886, não deixando de inovar, Nadar realizou a primeira entrevista fotográfica, uma série de 21 fotografias do cientista francês Eugène Chevreul. Cada uma das fotografias tinha uma legenda com as respostas de Chevreul às perguntas de Nadar, dando uma viva impressão da personalidade do cientista.

Gaspar-Félix Tournachon faleceu em Paris, França, no dia 21 de março de 1910.

Veja também as biografias de:
  • Pierre Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisad...
  • Sebastião Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro conhecido por abordar tema...
  • Augusto Malta (1864-1957) foi fotógrafo brasileiro. Um dos mais importantes f...
  • Eadweard J. Muybridge (1830-1904) foi um fotógrafo inglês, pioneiro na utiliz...
  • Bob Wolfenson (1954) é um fotógrafo brasileiro, considerado um dos maiores fo...
  • Man Ray (1890-1976) foi um fotógrafo, pintor e cineasta norte-americano, um d...
  • Lima Barreto (1881-1922) foi um escritor brasileiro, o romancista da primeira...
  • Reinaldo Azevedo (1961) é um jornalista brasileiro. Colunista político e escr...
  • Ricardo Boechat (1952-2019) foi um jornalista brasileiro, âncora do Jornal da...
  • Harriet Martineau (1802-1876) foi uma jornalista, novelista, ensaísta e econo...

Última atualização: 06/04/2017

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.