Gaspard-Félix Tournachon
Biografia de Gaspard-Félix Tournachon
Gaspard-Félix Tournachon (1820-1910) foi um fotógrafo, caricaturista e jornalista francês, um dos mais famosos fotógrafos do século XIX, conhecido com o pseudônimo de "Félix Nadar".
Gaspard-Félix Tournachon, nasceu em Paris, França, no dia 6 de abril de 1820. Estudou medicina em Lyon, França, mas devido à falência da editora do pai teve que abandonar os estudos e começar a trabalhar. Começou a escrever para jornais assinando os seus artigos com o pseudônimo de "Nadar".
Em 1842 foi viver para Paris, onde começou a vender caricaturas para os jornais humorísticos. Em 1849 fundou a Revista Cômica e Abriu um estúdio fotográfico. No princípio dos anos 50 Nadar já era considerado um fotógrafo de mérito.
Começou a ser conhecido devido às suas ações espetaculares. Mandou pintar de vermelho o edifício em que o seu estúdio estava instalado e colocou na fachada um painel de 15 metros com o seu nome.
O edifício, no Boulevard des Capucines, no centro dos Grands Boulevards, tornou-se uma local de referência e o estúdio um ponto de encontro dos intelectuais parisienses.
A partir de 1854, começou a publicar sob o título de "Panthéon Nadar", uma seleção de retratos fotográficos de celebridades da época.
Foi ao preparar o seu segundo "Panthéon Nadar", que começou a captar em retratos informais, os traços peculiares naturais de personalidades da época, assim como fazia em suas caricaturas.
Gaspar-Félix Tournachon, ou Felix Nadar era um inovador e em 1855 patenteou a ideia de utilizar a fotografia aérea na cartografia. Tipo de fotografia que só conseguiu realizar três anos depois, em 1858, quando conseguiu tirar a primeira fotografia aérea de dentro de um balão.
Em 1858 também começou a fotografar com luz - magnésio - tendo fotografado, em 1860, as catacumbas e os esgotos de Paris.
Em 1863 publicou o Manifeste de "L'Autolocomotion Aérienne, a litografia satírica que Daumier realizou mostrando Nadar a fotografar Paris de um balão, e a que deu o título "Nadar Elevando a Fotografia à Altura da Arte", fato que divulgou a façanha e ajudou Nadar a tornar-se ainda mais famoso.
Felix Nadar continuou a ser um apaixonado pelo balonismo até sofrer um acidente, com a mulher e outros passageiros, a bordo do Géant, um balão gigante que ele mesmo tinha construído.
Em 1874 Nadar emprestou o seu estúdio localizado no Boulevard des Capucines 3, esquina da Rue Daunou, para a realização da primeira exposição dos pintores impressionistas, rejeitados pelo salão oficial de Paris.
Entre os pintores estavam Monet, Renoir e Cézanne, tendo ficado agradavelmente surpreendido com o furor provocado pela apresentação da nova escola.
Em 1886 realizou a primeira entrevista fotográfica, uma série de 21 fotografias do cientista francês Eugène Chevreul no momento em que respondia suas perguntas.
Cada uma das fotografias tinha uma legenda com as respostas de Chevreul às perguntas do fotógrafo dando uma viva impressão da personalidade do cientista.
Gaspar-Félix Tournachon, conhecido como Félix Nadar faleceu em Paris, França, no dia 21 de março de 1910.
- Pierre Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisad...
- Sebastião Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores...
- Eadweard J. Muybridge (1830-1904) foi um fotógrafo inglês, pioneiro na utiliz...
- Augusto Malta (1864-1957) foi um fotógrafo brasileiro, um dos mais important...
- Bob Wolfenson (1954) é um fotógrafo brasileiro, considerado um dos principais...
- Man Ray (1890-1976) foi um fotógrafo, pintor e cineasta norte-americano, um d...
- Emmanuel Macron (1977) é o presidente da França desde 2017. Eleito com apenas...
- Lima Barreto (1881-1922) foi um escritor brasileiro, o romancista da primeira...
- Natuza Nery (1977-) é uma jornalista que atua como comentarista de política e...
- Glória Maria (1949-2023) foi uma jornalista brasileira. Foi apresentadora do...