Roberto Gómez Bolaños
Biografia de Roberto Gómez Bolaños
Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) foi um humorista mexicano, escritor, ator e produtor de cinema, televisão e teatro. Ficou famoso mundialmente por interpretar os personagens "Chaves" e "Chapolin".
Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México, México, no dia 21 de fevereiro de 1929.
Origem
Filho de um ilustrador de jornais e pintor, Roberto esteve sempre envolvido com o mundo das artes. Apesar de ter estudado engenharia elétrica, nunca exerceu a profissão.
Carreira
Com 22 anos trabalhou como redator em uma agência publicitária. Entre o final da década de 1950 e início de 1960, foi roteirista dos programas Cómicos y Canciones e El Estudio de Pedro Vargas, que alcançaram o primeiro lugar em audiência.
O programa Chespirito
Em 1968, foi contratado por um canal de televisão mexicano, onde participou de uma série semanal atuando durante de 30 minutos.
Com o sucesso do quadro, o programa ganhou mais meia hora e passou a se chamar Chespirito apelido que Roberto recebeu de um diretor de cinema que comparava seus textos aos de Shakespeare.
Aos poucos foram introduzidos novos personagens que levantavam cada vez mais a audiência.
O nascimento de Chapolin Colorado
No dia 1 de setembro de 1972, foi ao ar o personagem Chapolin Colorado, onde interpretava um anti-herói que, com os seus superpoderes, parodiava os heróis norte-americanos.
O personagem repetia frases que viraram bordões, entre elas, Não contavam com minha astúcia, Sigam-me os bons e Se aproveitam da minha nobreza. A série teve seu último episódio gravado em 14 de outubro de 1979.
A criação de Chaves
O personagem Chaves surgiu logo em seguida. No dia 20 de junho de 1971 foi ao ar o primeiro episódio onde Roberto fazia o papel de um garoto travesso de oito anos, que morava em uma vila.
Seus bordões que ficaram famosos foram: Foi sem querer querendo, Isso, isso, isso e Era exatamente o que eu ia dizer.
A série teve seu último episódio gravado no dia 6 de janeiro de 1980. Os programas fizeram sucesso em diversos países. No Brasil, eles estão no ar desde 1984 exibidos no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
A vida profissional além de Chaves e Chapolin
Além de atuar nas séries televisivas, Roberto Gómez Bolaños escreveu novelas e peças teatrais. Também escreveu, produziu, dirigiu e atuou em diversos filmes e compôs as músicas cantadas nos episódios de Chaves e Chapolin.
Reconhecimento
Em 2000, Roberto Bolaños foi homenageado, junto com todo o elenco de Chaves e Chapolin, pela Televisa, com um programa para comemorar os 30 anos dos seriados. O especial foi intitulado Não contavam com minha astúcia.
Em 2012, em comemoração aos 40 anos de carreira do artista, foi organizado um evento chamado América celebra a Chespirito que ocorreu em 17 países, entre eles, México, Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Guatemala, Estados Unidos e Nicarágua.
Em 2013, Bolaños foi condecorado com o prêmio Ondas Ibero-americanas pela trajetória destacada na televisão mundial.
Vida pessoal
O artista foi casado durante vinte anos com Graciela Fernández Pierre, com quem teve seis filhos. Em 2004 casou-se com Florinda Meza, a atriz que interpretou a Dona Florinda no seriado Chaves.
Morte
Roberto Goméz Bolaños faleceu em Cancún, no México, no dia 28 de novembro de 2014, em consequência de problemas respiratórios e da diabetes.
- Ramón Valdés (1923-1988) foi um ator mexicano que fez muito sucesso interpret...
- Diego Rivera (1886-1957) foi um artista plástico mexicano, um dos mais import...
- Carlos Fuentes (1928-2012) foi um escritor mexicano, considerado um dos maior...
- Pancho Villa (1878-1923) foi um revolucionário mexicano, um dos mais destacad...
- Octávio Paz (1914-1998) foi poeta e pensador mexicano. Ganhou o Prêmio Nobel...
- Tom Holland , conhecido por atuar na saga do super-herói Homem Aranha, é um at...
- Keanu Reeves é um ator e cineasta nascido no Líbano e naturalizado canadense...
- Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e...
- Grande Otelo (1915-1993) foi um dos mais destacados atores brasileiros do séc...
- Pedro Cardoso (1961) é um ator, redator, roteirista e humorista brasileiro, q...