Danuza Leão

Escritora e socialite brasileira

Biografia de Danuza Leão

Danuza Leão (1933) é uma jornalista e escritora brasileira, autora do livro de etiqueta social “Na Sala com Danuza” (1992), que liderou a lista dos mais vendidos durante um ano.

Danusa Leão (1933) nasceu em Itaguaçu, no interior do Espírito Santo, no dia 26 de julho de 1933. Aos dez anos foi com a família para o Rio de Janeiro. Durante a década de 50, trabalhou como modelo profissional, sendo a primeira brasileira a desfilar no exterior. Irmã da cantora Nara Leão, Danuza acompanhou o nascimento da Bossa Nova em seu apartamento em Copacabana, onde se reuniam os grandes cantores da época.

Com vinte anos, Danuza casou-se com o jornalista Samuel Wainer, o fundador do jornal Última Hora, que tinha o dobro de sua idade. O casal teve três filhos, Samuel Wainer Filho, Pinky Wainer e Bruno Wainer. Depois de separada, manteve um relacionamento com o cronista e compositor Antônio Maria. Seu terceiro casamento foi com o jornalista Renato Machado.

Danuza Leão frequentou a alta sociedade e conheceu diversas personalidades nacionais e internacionais. Exerceu diversas atividades, foi promoter, época em que comandava as noitadas nas boates Regine’s e Hippopotamus, foi jurada de programa de TV, entrevistadora, dona de boutique e produtora de arte.

No dia 29 de junho de 1983, Danuza perdeu seu filho o jornalista Samuel Wainer Filho, que morreu em um acidente. Em 1989, morreu sua irmã, a cantora Nara Leão. As tragédias levaram Danuza a uma profunda depressão.

Em 1992 Danuza Leão publicou o livro de etiquetas sociais “Na Sala Com Danuza”, que fez grande sucesso e liderou a lista dos mais vendidos durante um ano. Em 2004 publicou uma edição revisada “Na Sala Com Danuza 2”. Em seguida vieram “Quase Tudo” (2005), um livro de memórias, que recebeu o Prêmio Jabuti, “Danuza Leão Fazendo as Malas” (2008), também ganhador do Prêmio Jabuti, “Danuza Leão de Malas Prontas” (2009) e “É Tudo Tão Simples” (2011).

Durante muitos anos foi colunista do Jornal do Brasil e da Folha de São Paulo. Suas crônicas falam de temas como comportamento, relacionamento, amores, mulheres, família, dicas de estilo etc. Essas crônicas foram reunidas nos livros “Danuza Todo Dia” (1990), “Crônicas Para Guardar” (2002), “As Aparências Enganam” (2004), “Danuza e Sua Visão de Mundo Sem Juízo” (2012).

Veja também as biografias de:
  • Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi um a escritora brasileira, considerad...
  • Ruth Rocha (1931) é uma importante escritora brasileira de literatura infanto...
  • Lygia Fagundes Telles (1923) é uma escritora brasileira. Romancista e contist...
  • Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma escritora brasileira. A primeira mulher...
  • Ana Maria Machado (1941) é escritora e jornalista brasileira. Autora de livro...
  • Adélia Prado (1935) é uma escritora e poetisa brasileira. Recebeu da Câmara B...
  • Tatiana Belinky (1919-2013) foi uma escritora de literatura infanto-juvenil,...
  • Lygia Bojunga (1932) é uma escritora brasileira de literatura infanto-juvenil...
  • Eva Furnari (1948) é uma escritora de livros infantis e ilustradora brasileir...
  • Martha Medeiros (1961) é uma escritora, jornalista e cronista brasileira. É c...

Última atualização: 13/01/2016

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.