Tatiana Belinky

Escritora brasileira

Biografia de Tatiana Belinky

Tatiana Belinky (1919-2013) foi uma escritora de literatura infanto-juvenil, foi roteirista e tradutora de grandes obras russas e a responsável pela primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica-pau Amarelo.

Tatiana Belinky (1919-2013) nasceu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 18 de março de 1919. Desde pequena assistia a peças infantis com os pais. Fugindo da guerra civil na então União Soviética, sua família veio para o Brasil em setembro de 1929, fixando residência em São Paulo. Estudou no colégio Presbiteriano Mackenzie. Nessa época já brincava de teatro. Com 18 anos concluiu o curso comercial, naturalizada brasileira, começou a trabalhar como secretária bilíngue e taquígrafa.

Em 1939, ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, porém não concluiu o curso. Em 1940 casou-se com o médico e educador Júlio Gouveia. Com a morte do pai, Tatiana assumiu os negócios da família trabalhando como representante de produtos de celulose em fábricas de papel.

A partir de 1948, o casal que já havia montado o grupo “Teatro Escola de São Paulo (TESP)” foi convidado por uma sociedade beneficente presidida por amigos da família e com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, passa a fazer apresentações em diversos teatros da capital, parceria que durou quase três anos.

Em 1951 o grupo é convidado para se apresentar na TV Paulista. Tatiana Belinky foi a responsável pela popularização da obra de Monteiro Lobato, adaptou a “A Pílula Falante” e “O Casamento de Emília”, com grande sucesso. No ano seguinte foi convidada para a TV Tupi, onde o TESP levou ao ar o programa “Fábulas Animadas”. Fez a primeira adaptação para a televisão de “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, com cerca de 350 episódios. Fez roteiros também para o programa “Teatro da Juventude”.

Ao deixar a televisão Tatiana Belinky passou a ser a responsável pela organização do setor infanto-juvenil da Comissão Estadual de Teatro. Durante sete anos, de 1972 a 1979, passou a escrever para colunas semanais sobre teatro e literatura infantil para vários jornais de São Paulo, entre eles, a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Jornal da Tarde.

Em 1984, publicou “Teatro da Juventude”, que reúne suas adaptações para o teatro. Em 1985 publicou suas primeiras obras autorais “A Operação Tio Onofre” e “Medroso! Medroso!”. É autora de mais de 250 títulos de literatura infanto-juvenil. Traduziu grandes autores russos, como Anton Tchekhov e Leon Tolstoi. Fez a adaptação de clássicos da literatura, entre eles, “Alice no País das Maravilhas”.

Tatiana Belinky recebeu importantes prêmios, entre eles, o Prêmio Jabuti, em 1994, com o livro "A Saga de Siegfried" e o Prêmio Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil, 2003, categoria poesia, com o livro "Um Caldeirão de Poemas". Em 2009 foi eleita para a cadeira nº 25 a Academia Paulista de Letras. De sua vasta obra destacam-se “O Caso dos Bolinhos”, “O Grande Rabanete”, “Tatu na Casca”, “Coral dos Bichos”, “Saladinha de Queixas”, “Olhos de Ver”, “Transplante de Meninas” e “O Livro das Tatianices”.

Tatiana Belinky faleceu em São Paulo, no dia 15 de junho de 2013.

Veja também as biografias de:
  • Ruth Rocha (1931) é uma importante escritora brasileira de literatura infanto...
  • Lygia Fagundes Telles (1923) é uma escritora brasileira. Romancista e contist...
  • Ana Maria Machado (1941) é escritora e jornalista brasileira. Autora de livro...
  • Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma escritora brasileira. A primeira mulher...
  • Adélia Prado (1935) é uma escritora e poetisa brasileira. Recebeu da Câmara B...
  • Lygia Bojunga (1932) é uma escritora brasileira de literatura infanto-juvenil...
  • Eva Furnari (1948) é uma escritora de livros infantis e ilustradora brasileir...
  • Martha Medeiros (1961) é uma escritora, jornalista e cronista brasileira. É c...
  • Zélia Gattai (1916-2008) foi uma escritora brasileira. Começou a escrever com...
  • Thalita Rebouças , (1974) é uma escritora e jornalista brasileira, autora de l...

Última atualização: 05/10/2015