Tony Carreira

Cantor português
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Tony Carreira

Tony Carreira (1963) é um cantor português que faz grande sucesso em Portugal e também junto às comunidades portuguesas na França.

Tony Carreira, nome artístico de Antônio Manuel Mateus Antunes, nasceu em Armadouro, Pampilhosa da Serra, Portugal, no dia 30 de dezembro de 1963.

Filho de família humilde, seu pai emigrou para a França para trabalhar na construção civil, e Tony com seis anos ficou aos cuidados dos avós paternos.

Início da Carreira

Desde pequeno, Tony sonhava ser cantor. Depois de emigrar para a França deu início à sua carreira. Passou a cantar na comunidade portuguesa de Paris com a banda “Irmãos 5”.

Em 1988, adotou o nome artístico “Tony Carreira”, escolhido por seu produtor musical o francês Patrick Oliver. Nesse mesmo ano, participou do Festival da Canção de Figueira da Foz com a música “Uma Noite ao Teu Lado”. Em março, gravou seu primeiro single.

Primeiras gravações

Em 1990, Tony Carreira assinou contrato com a Discossete. Em 1991 lançou o primeiro disco, “É Verão Portugal”. A música “Meu Herói Pequeno”, dedicada ao seu primeiro filho, fez grande sucesso nas rádios.

Em 1992 lançou o segundo disco “Canta, Canta Portugal”, porém não alcançou o mesmo sucesso do anterior.

Em 1993, Tony assinou com a gravadora Espacial que lançou o disco “O Português de Alma e Coração”, que fez grande sucesso com a música “A minha Guitarra”, recebendo o Disco de Ouro. 

Sucesso na carreira

Com a canção “Ai destino”, de 1995, foi definitivamente levado ao estrelato com seu estilo romântico.

Em 1997, Tony gravou o álbum “Coração Perdido”, que continha a canção “Sonhos de Menino", gravada em sua cidade natal.

Em 1999, revigorou a sua carreira quando gravou o álbum “Dois Corações Sozinhos”, cuja canção principal era “Depois de Ti Mais Nada”. Ganhou disco de platina e o prêmio da TVI como Melhor Interpretação Masculina e Melhor Canção Romântica. 

O álbum “Tony Carreira ao vivo no Olympia” (2000), ganhou o terceiro disco de platina. Sucesso também foi o disco gravado em 2003, “15 Anos de Canções - ao Vivo no Pavilhão Atlântico”, lançado em CD e DVD, que lhe rendeu mais um disco de platina.

Em 2008, para assinalar 20 anos de carreira, foi lançado o livro “A Vida Que Eu Escolhi”, uma biografia autorizada, que logo se esgotou. Fez duas apresentações no Pavilhão Atlântico com lotações esgotadas.

Entre outros lançamentos do cantor, destacam-se: “O Mesmo de Sempre” (2010), “Sempre” (2014), (quando a música “Não Te Vou Mentir” aparece na trilha sonora da novela “Jardins Proibidos”) e “Mon Fado” (2016).

Nesse mesmo ano, é condecorado pelo governo francês com a medalha de "Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras".

Em 2017 lançou “Le Coeur des Femmes” e “Sempre Mais”. Em 2018 lançou “As Canções das Nossas Vidas”.

Família

Tony Carreira foi casado com Fernanda Antunes entre 1985 e 2019 e juntos tiveram três filhos: Mickael (1986), David (1991) e Sara (1999).

No dia 5 de dezembro de 2020, a cantora Sara faleceu em decorrência de um acidente de carro em Santarém, com apenas 21 anos de idade.

Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de: