Elton John

Cantor britânico

Biografia de Elton John

Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos maiores astros pop de todos os tempos.

Elton John (1947) nasceu em Prinner, Middlesex, Inglaterra, no dia 25 de março de 1947. Filho de um trompetista de uma banda amadora logo cedo mostrou interesse pela música. Com 3 anos começou a tocar piano. Com sete anos iniciou seus estudos de música. Estudou na Pinner Country Grammar School e com 11 anos recebeu uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music.

Quando ainda estava na escola, tocava no hotel Northwood Hills, que ficava próximo a sua casa. Entre 1964 e 1968, fez diversas apresentações com a banda Bluesology. Viajou por todo o Reino Unido, ora acompanhando músicos americanos, ora fazendo o show de abertura. Tocou várias vezes no Club Marquee, em Londres, e em outros pubs e clubes da cidade. Nascido Reginal Kenneth Dwight, adotou o nome artístico “Elton John”, tirado de nomes de seus antigos parceiros da banda Bluesology.

Em 1967, Elton John iniciou uma parceria com o letrista Bernie Taupin, e com ele lançou grande parte de sua obra musical e que lhe rendeu inúmeras premiações. Nesse mesmo ano, tentou o suicídio quando estava para se casar com uma mulher, mas descobriu que era gay. Elton abriu o gás do fogão de seu apartamento, mas se esqueceu de fechar as janelas da cozinha. Foi resgatado pelo parceiro Bernie Taupin. A experiência rendeu “Someone Saved My Life Tonight” (1975), uma das melhores canções de sua carreira. Em uma nova tentativa de suicídio engoliu vários comprimidos de tranquilizante e se jogou numa piscina.

Elton John lançou seu primeiro CD em 1969, “Emply Sky”, que só foi lançado nos Estados Unidos, em 1975, depois de consolidada a sua carreira internacional. O sucesso da carreira veio com o lançamento do CD “Your Song”, cuja música de mesmo nome se tornou uma de suas mais famosas composições e consolidou a carreira do cantor.

Ainda nos anos 70, começou a chamar atenção pelas roupas espalhafatosas que usava no palco, um verdadeiro desfile de fantasias, sempre com óculos esquisitos que usava para esconder as lentes grossas que usava. Segundo ele, o auge do visual excêntrico foi com o show no Central Park, em Nova Iorque, em 1980, quando vestiu uma fantasia de Pato Donald, incluindo os pés de pato.

Entre os anos 80 e 90, a carreira de Elton John passou por certa estagnação, mas seus discos menos inspirados fizeram sucesso. Em 1994 criou “Can You Feel the Love Tonight?”, que fez parte da trilha sonora do filme O Rei Leão, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Canção em 1995. Em 1997, foi nomeado o “Cavaleiro do Império Britânico” pela Rainha Elizabeth II, recebendo o título de “sir”. O retorno ao sucesso veio em 2001, com “Song From the West Coast”, que retomava a sonoridade dos álbuns clássicos dos anos 70, como “Tumbleweed Connection” e “Honky Chateau”.

Ao lado dos shows e da gravação de discos, Elton também atua como compositor de músicas da Broadway e produtor de cinema, com a empresa “Rockey Pictures”, junto com seu companheiro, o cineasta David Furnish. Casados desde 2005 são pais de duas crianças, nascidas de uma mãe de aluguel. O primogênito, Zachary, nasceu em 2010 e o segundo nasceu em 2013.

Com 35 discos de ouro e 25 discos de platina, e aproximadamente 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, com um visual mais discreto, em 2013, Elton John iniciou uma turnê brasileira, passando por diversas cidades. Os shows faz parte da turnê “40th Anniversary of the Rocket Man”, que celebrou quatro décadas de carreira do cantor. Em 2016, lançou seu 33º álbum de estúdio, intitulado “Wonderful Crazy Night”.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 30/09/2016