Barão de Coubertin

Pedagogo e historiador francês

Biografia de Barão de Coubertin

Barão de Coubertin (1863-1937) era o titulo de nobreza do historiador e pedagogo francês Pierre de Frédy. Ficou conhecido por ter criado os Jogos Olímpicos Modernos.

Barão de Coubertin (1863-1937) nasceu em Paris, França, no dia 1 de janeiro de 1863. Era descendente de Fernando III de Leão e Castela, pertencente à aristocracia espanhola.

O Barão tinha grande apreço e preocupação por questões relacionadas à educação. Visitou instituições de ensino dos EUA e da Inglaterra. Criou projetos para aperfeiçoar os modelos de ensino francês.

O Barão de Coubertin idealizou uma competição internacional, no final do século 19, visando reviver os jogos olímpicos da Grécia antiga. O grande mote foi a descoberta das ruínas de Olímpia.

Organizou um evento, o Congresso Internacional, em 1894, para discutir o projeto. Como secretário geral do COI-Comitê Olímpico Internacional, possibilitou que a ideia se tornasse realidade. Em consequência, foi realizado o Jogos Olímpicos de Verão de 1896, em Atenas, na Grécia. O evento esportivo mundial seria, a partir de então, realizado de 4 em 4 anos.

O Barão de Coubertin foi presidente do COI nos Jogos Olímpicos de 1900 e 1904. Mas o evento só alcançou sucesso depois de 1906, quando alcançou a notoriedade que existe até hoje. Após os jogos Olímpicos de Verão de 1924, realizado em Paris, o Barão de Coubertin deixou a presidência da instituição esportiva que comandou por muitos anos.

Barão de Coubertin faleceu em Genebra, na Suíça, no dia 2 de setembro de 1937. Foi sepultado em Olímpia, em um monumento perto das ruínas da cidade.

Última atualização: 06/12/2016