Grazi Massafera

Modelo e atriz brasileira
Por Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Grazi Massafera

Grazi Massafera (1982) é uma modelo e atriz brasileira. Conquistou fama nacional depois de participar do programa Big Brother Brasil 5. Desde então, já participou de diversas novelas, séries, comerciais e programas de televisão.

Grazielli Soares Massafera, conhecida como Grazi Massafera nasceu na cidade de Jacarezinho, no interior do Paraná, no dia 28 de junho de 1982. É a segunda filha de Cleuza Soares, uma costureira, e Gilmar Massafera, um pedreiro.

Infância e juventude

Grazi foi criada na cidade de Jacarezinho (interior do Paraná) ao lado de três irmãos (Alexandre, Juninho e Alecsandro).

Ainda pequena, Grazi começou a participar de concursos de beleza. Aos sete anos já desfilava nas cidades do interior próximas de jacarezinho. Em 2004, foi eleita Miss Paraná.

Grazi Massafera

Em seguida, Grazi Massafera concorreu ao Miss Brasil e ficou em terceiro lugar. Também participou do Miss Beleza Internacional.

Grazi no Big Brother Brasil

No ano de 2005 que Grazi Massafera participou da 5.ª edição do reality show Big Brother Brasil que foi ao ar entre 10 de janeiro a 28 de março de 2005.

Grazi Massafera

Grazi chegou à final e conquistou o segundo lugar com 40% dos votos. Na ocasião, estava com apenas 23 anos.

Grazi e a carreira de atriz

Depois de participar do BBB 5, Grazi começou a ser chamada para participar de vários programas da TV. Foi convidada para a Oficina de Atores da Rede Globo e acabou entrando para a carreira de atriz.

Lembrando esse momento, Grazi comentou:

 “Me colocaram na Oficina de Atores. Achei que estava perdendo dinheiro, nunca achei que tivesse talento para ser atriz. E quando via todas as possibilidades de dinheiro aparecendo, trabalhos, presenças, que aparecem depois do programa, via a única oportunidade de fazer alguma grana na vida.”

Antes de estrear em novelas, Grazi fez participação nos programas humorísticos “Zorra Total” e a “Turma do Didi”. Atuou no filme “Didi, o Caçador de Tesouros e fez reportagens para o programa “Caldeirão do Huck”.

A primeira novela na qual Grazi atuou foi Páginas da Vida (2006) do autor Manoel Carlos quando interpretou a personagem Thelminha.

Em seguida, atuou em Desejo Proibido (2007), quando viveu Florinda. Em 2008 interpretou a sua primeira protagonista, “Lívia” em Negócio da China, de Miguel Falabella.

Em Tempos Modernos (2010), escrita por Bosco Brasil, Grazi interpretou sua primeira vilã, Débora, a chefe da segurança de um prédio em São Paulo. A atriz foi bastante criticada por esse papel.

Ainda em 2010, Grazi atuou na série As Cariocas, no episódio A Desinibida do Grajaú, que foi ao ar em 30 de novembro de 2010. onde interpretou a ex-miss Michele, época em que reviveu seu passado de miss. Em 2011 atuou em Aquele Beijo, no papel de Lucena, novela de Miguel Falabella.

Grazi Massafera interpretou sua segunda protagonista na novela Flor do Caribe (2013), de Walther Negrão, quando atuou ao lado de Igor Rickli. e Henry Castelli. A novela foi um sucesso de audiência.

Grazi Massafera

Em 2015, Grazi foi convidada para interpretar a modelo Larissa na novela Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco, uma prostituta, invejosa e viciada em drogas.

Grazi, que sentiu vontade de encerrar sua carreira de atriz, pois não estava satisfeita com suas atuações, achou que essa era a sua grande oportunidade de mostrar seu valor profissional. Sua atuação foi elogiada e foi indicada para o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz.

Em 2016, atuou em A Lei do Amor, interpretando Luciane, novela de Adelaide Amaral. Na novela O Outro Lado do Mundo (2017), de Walcyr Carrasco, Grazi interpretou a vilã Lívia.

 Na novela Bom Sucesso (2019) viveu outro grande papel na televisão - a personagem Paloma. 

Grazi revelou que no início da carreira de atriz, ela sofreu bullying e discriminação de outros atores da Globo, por ter conseguido fama através do Big Brother Brasil.

Grazi e a Revista Playboy

Grazi aceitou participar da edição de aniversário de 30 anos da revista Playboy. Ela foi capa da revista em agosto de 2005. A edição foi a mais vendida entre 2005 e 2010 tendo alcançado o marco de mais de 550 mil exemplares. A atriz declarou que não faria mais esse tipo de trabalho

Porém, em 2009, Grazi aceitou fazer mais um ensaio nu, dessa vez ao lado do então marido, Cauã Reymond, para o livro Mario de Janeiro Testino (2009), do fotógrafo de moda Mário Testino.

Prêmios recebidos por Grazi

Em 2006, a revista Contigo elegeu Grazi como a personalidade da TV. A atriz também recebeu os prêmios Troféu Imprensa, Extra de Televisão, Personalidade Revelação da Isto É Gente e Melhores do Ano do Faustão.

Em 2008, Grazi foi coroada Rainha do tradicional baile de carnaval do Copacabana Palace, além de ter sido escolhida a rainha da bateria da Acadêmicos do Grande Rio pelo segundo ano consecutivo.

Grazi foi indicada ao Prêmio Extra de Televisão na categoria Melhor Atriz, por sua atuação na novela Negócio da China (2008). Em dezembro, entrou para a lista dos “100 Brasileiros Mais Influentes” da revista Isto É, por seus trabalhos humanitários.

Em 2016, Grazi Massafera chegou a ser indicada ao Prêmio de Melhor Atriz no Emmy Internacional graças ao papel de Larissa, uma viciada em crack da novela Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco.

Vida pessoal

Grazi Massafera começou a namorar Alan Passos, um dos participantes do BBB 5. O relacionamento chegou ao fim em 2007.

Em 2007, três meses depois de ter se separado, Grazi iniciou um relacionamento com o ator Cauã Reymond. No mesmo ano, foram morar juntos e começaram a usar aliança de compromisso. No dia 23 de maio de 2012, nasceu Sofia. O relacionamento chegou ao fim em outubro de 2013, após seis anos juntos.

Em junho de 2016, Grazi iniciou o namoro com o empresário Patrick Bulus. Depois de vários idas e vindas, o casal se separou definitivamente em fevereiro de 2019.

Em setembro de 2019, Grazi Massafera iniciou um relacionamento com o ator Caio Castro, mas o casal só tornou público no início de 2020. Em agosto de 2021 a relação chegou ao fim.

Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).
Veja também as biografias de:
  • Viviane Araújo (1975) é uma atriz, dançarina e modelo brasileira. Além de atu...
  • Nicole Bahls (1985) é uma modelo, apresentadora e atriz brasileira que ficou...
  • Elke Maravilha foi uma atriz, modelo e apresentadora alemã que viveu e fez ca...
  • Charlize Theron (1975) é uma atriz, modelo e produtora de origem sul-africana...
  • Gisele Bündchen (1980) é uma modelo, empresária e ativista ambiental brasilei...
  • Nara Almeida (1993) foi uma modelo brasileira e instagrammer...
  • Mayra Cardi (1983) é uma atleta, nutricionista, apresentadora de TV e modelo...
  • Gabi Prado (1987) é uma modelo e influencer brasileira que ficou conhecida pe...
  • Sabrina Sato (1981) é uma apresentadora, atriz e modelo brasileira. Ficou con...
  • Luciana Gimenez (1969) é uma modelo, atriz e apresentadora de TV brasileira...