Palmirinha

Cozinheira e apresentadora brasileira
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Palmirinha

Palmirinha (1931-2023) foi uma cozinheira e apresentadora que se destacou na televisão brasileira. Chamada por muitos de "vovó", a idosa era um ícone da culinária e encantou muitos telespectadores com seu carisma.

Suas receitas eram descomplicadas e ajudaram muitas pessoas a aprender a cozinhar.

Palmirinha faleceu em 2023, aos 91 anos.

Trajetória pessoal

Palmira Nery da Silva Onofre nasceu em Bauru, interior de São Paulo, em 29 de junho de 1931.

Ainda na primeira infância, aos seis anos, a menina foi enviada pelos pais para ser criada por uma francesa chamada Georgete Deliè na cidade de São Paulo. Aprendeu muito sobre culinária com a mãe de criação, recebeu educação e trabalho, além de um dinheiro depositado todo mês em uma poupança.

Aos 14 anos volta para o interior com a mãe, após a morte do pai. Poucos depois a mãe tenta vender a virgindade da filha para um fazendeiro. Felizmente, com ajuda de uma tia, Palmira consegue escapar desse homem. 

Se casa aos 19 anos e permanece por duas décadas em uma relação abusiva e violenta. O marido não a deixava estudar, era alcoólatra, tinha amantes e a agredia fisicamente. Só conseguiu se separar depois que uma das filhas se casou.

Ela teve três filhas, Tânia, Nancy e Sandra. Para sustentá-las trabalhou em muitos empregos, como em fábricas e fazendo faxina.

Começou a cozinhar para aumentar sua renda. Fazia doces e salgados para vender e depois passou a cozinhar para empresas e pessoas conhecidas.

Trajetória na culinária e na televisão

No começo dos anos 90, Palmirinha foi convidada para o programa da Silvia Popovic para contar sua história como mãe batalhadora. Nessa época já tinha mais de 60 anos. Ao vê-la na TV e perceber seu talento, Ana Maria Braga a convidou para participar de seu programa, o Note e Anote, na TV Record, onde Palmirinha colaborou por cinco anos.

Depois foi chamada pela TV Gazeta para comandar seu próprio programa ao lado do boneco Guinho. O programa durou onze anos. 

Depois disso ela foi chamada em 2012 pelo canal Fox Brasil para fazer 3 temporadas do Programa da Palmirinha, que durou até 2015.

Ficou um tempo afastada e em 2017 fez uma participação no cinema em Internet: o filme. Depois, em 2018, integrou o juri do programa Chef ao pé do ouvido, do canal GNT.

Morte de Palmirinha

Após ficar internada por cerca de um mês, Palmirinha veio a falecer em decorrência de problemas nos rins. Ela morreu em 7 de maio de 2023, aos 91 anos.

As três filhas, que permaneceram no velório unidas, travaram na justiça um processo litigioso por conta da fortuna deixada por Palmirinha.

Foto do card: Heitor Feitosa/VEJA.com

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Elke Maravilha foi uma atriz, modelo e apresentadora alemã que viveu e fez ca...
  • Eliana é uma apresentadora de televisão brasileira de grande sucesso no país...
  • Ana Maria Braga (1949) é uma apresentadora de televisão e jornalista brasilei...
  • Luiza Trajano é uma empreendedora e empresária brasileira responsável por lid...
  • Xuxa Meneghel (1963) é apresentadora de TV, cantora e empresária brasileira...
  • Fátima Bernardes (1962) é uma jornalista brasileira, conhecida por ter aprese...
  • Sabrina Sato (1981) é uma apresentadora, atriz e modelo brasileira. Ficou con...
  • Hebe Camargo foi uma das mais importantes apresentadoras de televisão no Bras...
  • Inezita Barroso (1925-2015) foi uma conhecida atriz, apresentadora, cantora e...
  • Katherine Johnson  foi uma matemática e cientista negra norte-americana muito...