Auguste Rodin
Biografia de Auguste Rodin
Auguste Rodin (1840-1917) foi um escultor francês. "O Pensador", "O Beijo", "A Porta do Inferno", são algumas de suas famosas esculturas. Foi um dos artistas mais influentes do século XX.
Auguste Rodin (1840-1917) nasceu em Paris, França, no dia 12 de novembro de 1840. Filho de um modesto funcionário da Secretaria de Polícia, com quatorze anos abandonou os estudos para ingressar na Escola Imperial Especial de Desenho e de Matemática. Aprendeu a desenhar e a modelar, sob a orientação de Lecoq de Boisbaudran e de Louis Pierre Gustave Fort.
Seu primeiro trabalho foi como ornamentista para empresários de decoração na Paris reestruturada por Haussmann, no período do imperador Napoleão III. Tentou três vezes entrar na Escola de Belas Artes, mas não teve sucesso. Em 1862, passou a trabalhar com Carrier-Belleuse. Sua escultura "O Homem do Nariz Quebrado" foi recusada para o Salão de 1864.
Passou a viver com Rose Beuret, com quem teve um filho. Em 1871, foi para Bruxelas, acompanhando Carrier, para decorar a Bolsa do Comércio. Em 1875 foi para a Itália, onde apreciou as obras de Michelangelo e criou "A Idade do Bronze", "O Homem que Anda" e "São João Batista". Voltou para a França e preparou seus trabalhos para a exposição Universal de 1878. Recebeu a encomenda de uma porta monumental, em bronze, para o Museu de Artes Decorativas, cujo tema era a Divina Comédia de Dante. O escultor criou "A Porta do Inferno".
Em 1884, recebeu uma encomenda e elabora o "Monumento aos Burgueses de Calais", para a exposição Monet-Rodin de 1889. Produziu o "Monumento a Victor Hugo", para o Panteão e o "Monumento a Balzac", para a Sociedade dos Homens de Letras. Em 1898, rompeu as relações com o escultor Camille Claudel.
Em 1900, expõe cento e cinquenta obras no Pavilhão das Almas, durante a Exposição Universal e alcança grande sucesso internacional. Em 1916, oferece ao Estado todos os seus bens, em troca da instalação do Museu Rodin no Hotel Biron e em seu parque.
Amante da fotografia, Rodin deixou um arquivo com 7000 imagens, que permite seguir, passo a passo, a elaboração de suas esculturas e suas inaugurações, como a do "Monumento aos Burgueses de Calais" em 1895, e o "Pensador" diante do Panteão em 1906. Em janeiro de 1917, casa-se com sua companheira Rose Beuret. Ela morre duas semanas depois e Rodin morre no dia 17 de novembro. Ambos são enterrados no parque da Villa des Brillants, em Meudon, França, onde ele tinha um ateliê.
Auguste Rodin faleceu em Meudon, França, no dia 17 de novembro de 1917.
- Henri Matisse - Pintor francês
- Isadora Duncan - Bailarina norte-americana
Última atualização: 01/11/2016