Juarez Machado

Artista plástico brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Juarez Machado

Juarez Machado (1941) é um pintor, escultor, desenhista, caricaturista, ilustrador e cartunista, considerado um dos mais brilhantes e bem-sucedidos artistas brasileiros.

Juarez Machado nasceu em Joinville, Santa Catarina, no dia 16 de março de 1941. Filho de um artista, colecionador e caixeiro viajante, passou a maior parte de sua infância ao lado de sua mãe, também artista, e de seu irmão.

Começou a desenhar ainda muito pequeno, e também gostava de fazer “esculturas” com barro. Com 14 anos começou a trabalhar em uma gráfica no setor de produção de rótulos de remédios, embalagens e cartazes para laboratório.

Com 18 anos, Juarez mudou-se para Curitiba. Entre 1961 e 1965 estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em 1960 pintou seu primeiro quadro para o salão dos novos, em Curitiba. Em 1964 realizou sua primeira mostra individual.

Em 1966 foi morar no Rio de Janeiro, onde viveu durante 20 anos, montou um ateliê e teve intensa participação no movimento artístico da cidade. Foi chargista dos principais jornais do país, entre eles, o Jornal do Brasil onde, entre 1970 e 1978, assinou a coluna de humor Nonsense.

juarez machado

Através de uma arte que retrata sua típica irreverência e bom humor, logo se projetou no cenário nacional e internacional.

Juarez na televisão

Em 1973 o artista teve um quadro de humor e arte na televisão nos primeiros anos do programa Fantástico da TV Globo, onde fazia vinhetas animadas, com cenários projetados pelo artista, em que atuava como mímico ou “desenhista do gesto” como ele gostava de dizer.

juarez machado

Juarez interagia com seus próprios desenhos e se apresentava com o rosto pintado de branco e uma roupa que misturava cenário e boneco. O quadro foi exibido até 1978.

Ateliê em Paris

Depois de várias viagens internacionais levando sua arte, em 1978, Juarez Machado fixou residência em Paris, onde montou mais um ateliê/lar. Localizado na Rua das Abbesses, no bairro de Montmarte, onde o artista é festejado em cada esquina.

Instituto Juarez Machado

Em 2014, Juarez inaugurou o Instituto Internacional Juarez Machado, localizado na antiga casa de seus pais, na Rua Lajes, 994, em Joinville, onde reúne obras e lembranças da família e do próprio artista, como a famosa bicicleta com rodas quadradas.

juarez machado

A bicicleta, as mulheres e as cores intensas fazem parte da obra de Juarez. Segundo ele, a bicicleta dá movimento a sua pintura e ela aparece em vários períodos da carreira do artista. Uma pintura de destaque é A Mulher, A Bicicleta e o Guarda-chuva.

juarez machado

A casa da família foi restaurada e nos fundos foi construído um pavilhão onde o artista apresentava uma exposição por ano. Em março de 2018, o Instituto foi ampliado com a inauguração de mais um prédio construído ao lado da casa.

juarez machado

O novo prédio, repleto de obras, conta com uma cafeteria, uma biblioteca e uma loja. No segundo andar estão expostas as obras que fazem parte do acervo de Juarez Machado.

juarez machado

Em 2015, para comemorar um ano da existência do Instituto, Juarez realizou uma exposição em Curitiba onde reuniu 200 peças para a mostra Juarez Machado na Hora do Recreio.

juarez machado

O artista, que é reconhecido pelo leve surrealismo e por explorar suas obras como críticas sociais irreverentes, reuniu na exposição, objetos, esculturas, desenhos, fotografias, além das pinturas com as figuras femininas, quase sempre presentes em sua obra. Disse o artista:

“Eu trabalho muito com o deboche, o humor é uma forma crítica que provoca e diverte, resolvi fazer uma exposição para me divertir”.

Família

Juarez machado foi casado com Melina Mosimann, 27 anos mais nova que ele. 

juarez machado

Melina viveu com Juarez durante longos anos, foi sua amiga e diretora administrativa do Instituto Juarez Machado. Melina faleceu vítima de um câncer, em 18 de junho de 2020.

Juarez Machado tem três filhos frutos de casamentos anteriores.

Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Vik Muniz (1961) é artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conheci...
  • Gustavo Rosa (1946-2013) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por su...
  • Aldemir Martins (1922-2006) foi um artista plástico brasileiro, pintor ilustr...
  • Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um artista plástico brasileiro. Autor de m...
  • Hélio Oiticica (1937-1980) ) foi um artista plástico brasileiro, pintor, escu...
  • Cildo Meireles (1948) é um artista plástico brasileiro, reconhecido como um d...
  • Ernesto Neto (1964) é um artista plástico brasileiro. Escultor e cenógrafo, r...
  • Francisco Brennand (1927) foi um artista plástico brasileiro. Ceramista e pin...
  • Rubem Valentim (1922-1991) foi um artista plástico e professor brasileiro, co...
  • Wesley Duke Lee (1931-2010) foi um artista plástico brasileiro. Polêmico e ir...