Salvador Allende

Político Chileno
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Salvador Allende

Salvador Allende (1908-1973) foi um político chileno, o primeiro presidente socialista da América Latina a chegar ao poder de forma democrática. Governou o Chile entre 1970 e 1973, quando foi deposto por um golpe militar.

A sangrenta tomada do palácio de la Moneda pelas forças armadas marcou o fim da experiência socialista empreendida por Salvador Allende no Chile.

Salvador Guillermano Allende Gossens, nasceu em Valparaíso, cidade litorânea do Chile, no dia 26 de junho de 1908. Filho do advogado Salvador Allende Castro e de Laura Gossens Uribe, em 1926 ingressou na Universidade de Medicina do Chile, época em que iniciou sua carreira política.

Allende conheceu um grupo de estudantes cujas ideias progressistas despertaram-lhe a paixão pela política. Se tornou presidente do Centro Acadêmico, vice-presidente da Federação de Estudantes e membro do Conselho Universitário.

Nessa época, aprofundou seu interesse pelo Marxismo e participou ativamente das manifestações contra o governo ditatorial de Carlos Ibáñes. Em 1931 foi suspenso da universidade como punição por suas atividades políticas.

Em 1933 formou-se em Medicina com o trabalho “Higiene Mental e Delinquência”. Em abril do mesmo ano participou da fundação do Partido Socialista Chileno. Foi designado secretário da Regional de Valparaíso.

Em 1937, Salvador Allende foi eleito deputado e estabeleceu forte relação com os trabalhadores. Foi designado subsecretário-geral do Partido Socialista. Em 1939 renunciou ao Parlamento e assumiu o Ministério da Saúde, Previdência e Assistência Social do Chile, cargo que exerceu até 1942.

No dia 16 de setembro de 1940 Allende casou-se com Hortênsia Bussi, e juntos tiveram três filhas. Em 1943 passou a secretari0 geral do partido. Em 1945 foi eleito senador, cargo que exerceu durante 25 anos.

Em 1942, Salvador Allende se candidatou pela primeira vez à presidência do Chile, pela coligação Frente do Povo, braço do Partido Socialista, mas foi derrotado.

Em 1953 foi eleito novamente para o Senado. Em 1954 fez sua primeira visita à União Soviética e à República Popular da China, fazendo parte da comitiva como vice-presidente do Senado. Em 1958 se candidatou a presidente pela segunda vez, mas perdeu a eleição. Em 1961 e 1969 foi novamente eleito para o Senado.

Em 1964, Salvador Allende se candidatou pela terceira vez para presidente e mais uma vez perdeu às eleições, o adversário Eduardo Freire venceu com longa vantagem.

Em 1966 foi eleito presidente do Senado e participou da Conferência Tri-continental em Havana. Em 1970, se candidatou a presidente, pela Unidade Popular, formada por socialistas, comunistas, radicais, social-democratas e com o apoio do Partido Comunista que abriu mão de seu candidato, o escritor Pablo Neruda.

O presidente Allende

No dia 3 de novembro de 1970, Salvador Allende assumiu a Presidência do Chile, pela primeira vez um político socialista chegou ao poder de forma democrática na América Latina.

Nessa época, 45% do capital do país estava nas mãos de investidores estrangeiros, os norte-americanos dominavam a exploração das minas de cobre, 80% das terras eram de propriedade de grandes latifundiários. A dívida do Chile era de 40 milhões de dólares, uma das maiores do mundo.

Logo que assumiu a presidência, Allende declarou que faria um governo marxista, implantaria a reforma agrária, nacionalizaria os bancos e as grandes empresas.

No primeiro ano, Allende começou a fazer as reformas e logo o país apresentou um crescimento econômico, mas em 1972 a situação se agravou, o capital estrangeiro desapareceu, a produção agrícola caiu e o crescimento cessou.

A crise só se agravava e os conflitos isolados eram uma ameaça de guerra civil. Em julho de 1973 aconteceu a primeira tentativa fracassada de golpe.

No dia 11 de setembro de 1973, os militares saíram às ruas para tomar o poder. O Palácio de La Moneda foi atacado, foram três horas de bombardeios com aviões das Forças Aéreas.

Nesse dia, Allende que se encontrava no interior do prédio, não se rendeu ao ataque liderado pelo general Augusto Pinochet e, encurralado, acabou  cometendo suicídio dentro do Palácio Presidencial.

Salvador Allende morreu em Santiago, Chile, no dia 11 de setembro de 1973. 

O general Augusto Pinochet assumiu o poder como presidente da recém-formada Junta de Governo. No dia 17 de dezembro, Pinochet assumiu a presidência do Chile, instalando uma ditadura militar que deixou mais de 40 mil vítimas, entre mortos, desaparecidos e torturados.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Pablo Neruda (1904-1973) foi um poeta chileno, considerado um dos mais import...
  • Augusto Pinochet (1915-2006) foi um ditador chileno que assumiu a presidência...
  • Boris Johnson (1964) é um político britânico, foi Primeiro-ministro do Reino...
  • Emmanuel Macron (1977) é o presidente da França desde 2017. Eleito com apenas...
  • Olaf Scholz Olaf Scholz é um político alemão que atualmente ocupa do cargo de Chanceler d...
  • Plínio Salgado (1895-1975) foi um político, escritor e jornalista brasileiro...
  • Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
  • Benito Mussolini (1883-1945) foi um político italiano. Foi líder do Partido F...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...