Princesa Diana

Princesa inglesa

Biografia de Princesa Diana

Princesa Diana (1961-1997) foi Princesa de Gales. Casada com o príncipe Charles, filho da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, era a Alteza Real. Herdeira do título de Lady, era chamada de Lady Di.

Princesa Diana (1961-1997) nasceu na aldeia de Sandringham, no condado de Norfolk, Inglaterra, no dia 1 de julho de 1961. De família aristocrata, era filha de Edward John Spencer, oitavo conde Spencer e de Frances Ruth Burke, filha do quarto barão de Fermy. Seus pais se divorciaram, quando Diana estava com 8 anos de idade. O casal disputou na justiça a custódia dos filhos, que foi concedida ao pai.

Diana estudou na Riddlesworth Hal Schooll, onde se destacava nas aulas de música e dança. Ingressou na escola West Heath Girl’s School, em Kent. Foi aluna da West Heath durante cinco anos. Em 1977 foi para a Suíça onde completou seus estudos no Institut Alpin Videmanett.

No ano de 1975, com a morte de seu avô paterno Albert Spencer, o pai de Diana tornou-se o oitavo Conde Spencer. Diana e suas irmãs receberam o título de Lady e seu irmão Charles o título de Visconde Althorp. Pouco tempo depois a família mudou-se para Althorp, a propriedade de campo da família Spencer, em Northamptonshire.

Em 1978, quando retornou para a Inglaterra, ganhou um apartamento em Londres, para onde se mudou. Trabalhou como professora de balé no Studio Vacancy e como professora de jardim de infância na Young England School.

Quando criança, Diana já participava da vida da família real Britânica. A partir de 1978, Diana e suas irmãs eram constantemente convidadas para aniversários e outras atividades junto com a família. A partir de então, Diana e Charles eram vistos sempre juntos. No dia 24 de Fevereiro de 1981, o Palácio de Buckingham anunciou o noivado do casal. No dia 29 de Julho de 1981, casam-se na Catedral de St Paul's em Londres, uma cerimonia para 3500 convidados. O evento suntuoso foi transmitido pela televisão para todo o mundo.

Diana se tornou oficialmente “Sua Alteza Real a Princesa de Gales”. O casal teve dois filhos, William que nasceu no dia 21 de junho de 1982 e Harry que nasceu no dia 15 de setembro de 1984. Logo a princesa se tornou querida por todos. Realizava obras de caridade em vários países e viajava em missões da família real britânica.

No entanto, desde o final da década de 80, começaram a surgir os primeiros rumores sobre uma possível separação. Isto veio a se confirmar no dia 9 de dezembro de 1992, quando o casal formalmente se separa. O divórcio só foi finalizado no dia 28 de agosto de 1996. Com a separação, Diana perdeu o tratamento de Alteza Real e passou a ser a Princesa de Gales. Continuou morando no Palácio de Kensington e passou a dividir a guarda dos filhos com o ex-marido.

Na noite de 30 de Agosto de 1997, quando Diana viajava de carro com o seu namorado, Dodi Al Fayed, herdeiro da cadeia de lojas Harrods, foi perseguida por paparazzis vindo a sofreu um grave acidente automobilístico em Paris, que tirou a vida de ambos. O corpo da princesa foi sepultado em uma ilha, no meio de um lago artificial, denominado de lago Oval, situado na região das terras de Althorp, conhecida também como Os Jardins dos Prazeres.

Diana Frances Spencer faleceu em Paris, França, no dia 30 de agosto de 1997.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 20/04/2017