Charles III

Rei do Reino Unido
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Charles III

Charles III (1948) é o Rei do Reino Unido, filho primogênito da Rainha Elizabeth II da Inglaterra e do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Tornou-se rei no dia 8 de setembro de 2022, data da morte de sua mãe, Elizabeth II.

Charles Philip Arthur George nasceu no Palácio de Buckingham, Londres, Inglaterra, no dia 14 de novembro de 1948. Filho primogênito de Elizabeth e Philip Mountbatten foi o primeiro neto do Rei George VI e de Elizabeth, também conhecida como Rainha-Mãe.

Quando Charles estava com 3 anos de idade o seu avô faleceu e sua mãe foi proclamada Rainha da Inglaterra. Estava com 4 anos quando Elizabeth II foi coroada na abadia de Westminster em 2 de junho de 1953. Charles tem três irmão: Anne, Andrew e Edward.

Estudo e Formação

Depois de iniciar seus estudos no Palácio de Buckinghan, em 1956, o Charles estudou na Hill House School de Londres. Em 1958 ingressou, como interno, na Cheam School em Hampshire.

Enquanto estava em Cheam, recebeu da Rainha o título de Príncipe de Gales e de Conde de Chester. Em 1962 iniciou seu primeiro período em Gordonstourn, em Elgin, na Escócia, onde seu pai também estudou.

Em 1966 fez intercâmbio na Geeolong Grammar School, em Melbourne, na Austrália. Em 1967 ingressou no Trinity College de Cambridge onde estudou Arqueologia, Antropologia e História, concluindo a graduação em 1971.

Charles passou um semestre ne University College em Gales, onde aprendeu galês. Entre 1971e 1976 frequentou o Royal Naval College Dartmouth.

Charles, Diana e filhos

Como herdeiro do trono da Inglaterra, Charles deveria escolher para esposa uma jovem de passado impecável. Depois de vários romances, a escolhida foi Lady Diana Frances Spencer, filha do 8.º Conde Spencer e de Frances Ruth Burker, filha do 4.º Barão de Ferny.

O namoro começou quando Diana estava com 19 anos e morava em Londres, onde trabalhava como professora em um jardim de infância. O noivado de Charles e Diana foi anunciado em 24 de fevereiro de 1981.

No dia 29 de julho de 1981, o Charles se casou com Lady Diana, na Catedral de St. Paul, em Londres, em uma cerimônia suntuosa para 3.500 convidados, transmitido ao vivo pela televisão.

O primeiro filho do casal, o Príncipe William nasceu no dia 21 de junho de 1982 e tornou-se o segundo na linha de sucessão ao trono britânico. O segundo filho do casal, o Príncipe Henry, nasceu no dia 15 de setembro de 1984.

Príncipe Charles

No final da década de 80 começaram os rumores na imprensa sobre a infidelidade de Charles e de uma possível separação do casal, o que veio se confirmar no dia 9 de dezembro de 1992.

Diana permaneceu residindo no Palácio de Kensington, continuou exercendo suas atividades públicas relacionadas com obras de caridade e dividia a guarda dos filhos com o ex-marido.

Charles e Diana se divorciaram no dia 28 de agosto de 1996. Diana perdeu o tratamento de Alteza Real e passou a ser a Princesa de Gales.

Na noite do dia 31 de agosto de 1997 a Princesa Diana, acompanhada de seu namorado Dodi Al Fayed e peseguida por paparazzi, sofreu um grave acidente de carro em Paris, que tirou a vida de ambos.

Charles e Camila

No dia 9 de abril de 2005, o então Príncipe Charles casa-se em uma cerimônia civil no Guildhall Windson, com Camilla Parker Bowles (1947), com quem já mantinha um relacionamento desde o ano de 1994.

Príncipe Charles

O casal recebe também uma benção religiosa na Capela de São Jorge. Sendo divorciada, Camila recebeu o título de Duquesa de Cornualha.

De Príncipe Charles a Rei Charles III

Ao passo que a Rainha Elizabeth II foi reduzindo sua carga de trabalho, o Príncipe Charles foi aos poucos assumindo suas tarefas reais.

Enquanto príncipe, Charles exerceu suas funções diplomáticas representando a Família Real. É patrono ou presidente de cerca de 400 organizações e apoia projetos em diversas áreas, entre elas: educação, saúde, meio ambiente e responsabilidade social.

Príncipe Charles

Charles é o mais velho sucessor ao trono que a família real já teve. O rei George IV assumiu o trono em 1820 com 63 anos, o rei Eduard VII foi coroado em 1901 com 59 anos.

O Príncipe Charles possui diversos títulos de nobreza, entre eles: Príncipe de Gales, Conde de Chester, Conde de Carrick, Duque de Cornwall, Duque de Rothesay e Barão de Renfrew, Senhor das Ilhas, Príncipe e Grande Administrador da Escócia.

Com a morte da Rainha Elizabeth II em 8 de setembro de 2022, Charles ascendeu ao trono, tornando-se Rei do Reino Unido e 14 outros reinos da Commonwealth.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Rainha de Sabá foi uma soberana do antigo reino de Sabá que, segundo alguns p...
  • Fernão Lopes (1380-1460) foi escrivão e cronista-mor do reino de Portugal. Po...
  • Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. C. A sua grande obra foi...
  • Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quaren...
  • Dom João VI (1767-1826) foi rei de Portugal. Abriu os portos brasileiros ao c...
  • Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
  • Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) foi rei da Macedônia, império que se esten...
  • Nabucodonosor II (630-561 a. C.) foi rei da Babilônia entre 605 e 561 a. C. L...
  • Filipe IV, o Belo (1268-1314) foi rei da França de 1285 a 1299. Conseguiu ele...
  • Ricardo I (1157-1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão, por sua...